Menu

Pé no freio, amiga! Está na hora de andar Devagar!

Publicado por Adília Belotti em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deus fez o tempo em abundância, dizem os hindus, mas acho que ando gastando mais do que posso e, com certeza, devo estar em vermelho na contabilidade divina. Francamente, cansei de caminhar por aí espalhando desculpas: “desculpe, estou numa correria”; “xiii, esqueci”; “estou atrasada, você pode esperar?”; “sinto muito, hoje vai ser impossível, podemos deixar para amanhã, para depois de amanhã... para nunca”? Socorro! Minha agenda explodiu e, hoje, tudo que eu gostaria era de um bom tempo vazio de coisas, tempo de não fazer nada...

E, pelo visto, não sou só eu. Leio na edição de maio da revista Prevention americana, sobre um estudo da Ohio University que revelou: 40% das mulheres se sente pressionada pelo tempo, mesmo durante seus momentos de lazer!!! Quarenta por cento das mulheres se sente assim como eu, presa na armadilha da to do list

Caríssimas, está na hora de levar a alma para um spa e deixá-la ficar um pouco balançando na rede, despreocupada dos afazeres... Aliás, a palavra “afazeres” já contém dentro de si a idéia de “coisas a fazer”, de “ocupação” e, pulando de palavra em palavra, descubro que “ocupação” tem a ver com “posse”, com “conquista”, embrião de todas as to do lists!

Se acreditarmos no poder expressivo das palavras, para desacelerar é fundamental desejar menos ou desejar... melhor!

É o que propõe um movimento que está “desafiando o culto da velocidade”: Devagar, chama-se. E tem vários focos espalhados pelo mundo. Na Áustria, há o movimento chamado de a Sociedade Para a Desaceleração do Tempo, na cidade de Wagrain.
No livro “Devagar” do ex-jornalista da revista The Economist, Carl Honoré, leio que “Seus mais de mil membros são verdadeiros soldados na guerra contra o culto de estar sempre fazendo tudo mais depressa” e que os Desaceleradores têm até uma palavra especial, alemã, para resumir suas convicções: eigenzeit. “Eigen” quer dizer “próprio” e “zeit” significa “tempo”, portanto eigenzeit (você pronuncia mais ou menos assim: “aiguenzait”) traduziria em uma expressão a idéia de que “todo ser vivo, todo acontecimento, todo processo e todo objeto tem seu próprio ritmo e o seu próprio andamento inerentes, o seu próprio tempo giusto (o “tempo certo” de todas as criaturas, na língua dos italianos)”.

Outro foco do movimento está no Japão e tem o nome sugestivo de Clube da Preguiça. Foi fundado em 2001 por um grupo de amigos e hoje, além de um restaurante onde a pressa está proibida, espalha o mote “Devagar está com tudo” em camisetas e canecas.

Slow Food é uma outra vertente do “Devagar” e a filosofia do “comer devagar” é uma das expressões mais populares do movimento.
No Brasil, alguns restaurantes já aderiram ao conceito de servir pratos tradicionais, feitos sem pressa, com ingredientes de preferência orgânicos e naturais “da região”, num ambiente que estimula a conversa afável e até certa preguiça.
O movimento começou na Itália, como reação aos fast foods que ameaçavam as formas tradicionais que os italianos têm de apreciar a boa mesa, com bons vinhos e boa companhia.
Carlo Petrini, um conhecidíssimo cronista de culinária da Itália foi quem lançou em 1986 a bandeira do Slow Food que defende “produtos frescos e sazonais da própria região, receitas transmitidas de geração em geração, agricultura sustentável, produção artesanal, refeições tranqüilas com a família e os amigos”.

Você acha que acabou? Pois, então, nada disso. Existem idéias para desacelerar também cidades inteiras ou bairros ou ruas... São Cidades do Bem Viver, onde as pessoas serão mais importantes que os veículos e os carrinhos de bebê dominarão as ruas, junto com os patins, as pessoas caminhando e passeando de bicicleta. Oásis onde modernidade e um estilo mais amigável de viver se encontram para criar um novo conceito de urbanismo, que vamos legar para nossos filhos e netos, se tudo der certo!

E existem ideias para desacelerar as agendas das crianças, o andamento dos ritmos musicais – sabia que existem estudos que provam que você pode estar ouvindo Mozart num ritmo duas vezes mais acelerado do que o genial compositor imaginou? – e até a forma como fazemos exercícios!
Distorcer o tempo, expandí-lo, recriá-lo, reinventá-lo, cada um do seu jeito, nem muito rápido, nem devagar demais. Cada criatura caminhando no seu tempo, no seu passo, buscando equilíbrio naquele “tempo giusto” de que falam os italianos.
Afinal, ensina mais uma vez o autor de “Devagar’: “Viver Devagar significa nunca se afobar, nunca tentar ganhar tempo só para ganhar tempo. Significa manter-se calmo e imperturbável, mesmo quando as circunstâncias nos obrigam a apressar as coisas”.

Abrir um espaço na agenda da alma para balançar na rede! Isto é nossa mais importante urgência!

Navegue pelo site da Prevention, a revista têm vários conteúdos abertos sobre qualidade de vida e bem estar
Site da Slow Food Brasil
Navegue pelo site da Slow Food Internacional
Manual do Slow Food em português (pdf)
Conheça mais sobre o movimento no site Slow Movement
Artigo lindo sobre caminhar pela vida embalada pelos ritmos naturais (em inglês):
https://www.slowmovement.com/natural_rhythms.php

Descubra ainda outras maneiras de caminhar devagar no site da Sociedade para a Desaceleração do Tempo (não se assuste, é em alemão, mas tem uma versão em inglês)

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa