Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade

Cosméticos enganadores  
Home > Autoconhecimento

Cosméticos enganadores

por Conceição Trucom


A imprensa mundial nesta semana deu grande destaque a pesquisas que demonstram que a maior parte dos produtos de beleza, como cremes e loções para a pele e os cabelos, contêm alegações infundadas sobre seus efeitos benéficos.
Em outras palavras: apesar de misturarem vitaminas, algas, extratos de embrião, ácidos, etc., aos constituintes básicos dos seus produtos, não existem evidências científicas de que realmente funcionem.

Os produtos são caríssimos, aliás, e voltados essencialmente ao público feminino, que costuma não medir sacrifícios para os comprar avidamente. Existem potinhos importados, com uma quantidade ridícula de creme, que custam mais de 100 dólares.

O que contém um creme hidratante para a pele? Com pouquíssimas variações contêm um ingrediente básico, a lanolina, que foi introduzido no mercado de massa de produtos cosméticos na década dos anos 30.
A lanolina tem esse nome pois foi extraída quimicamente pela primeira vez dos pelos da lã de carneiro, conferindo aos mesmos a maciez característica. É uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, sintetizada pelas glândulas foliculares da pele, e que tem propriedades hidrofílicas, ou seja, liga-se com a água, o que lhe confere o poder hidratante, além do poder amaciante.
A lanolina é obtida como um subproduto da limpeza da lã bruta, através da limpeza com sabão, sendo em seguida refinada, desodorizada, descorada e seca.

Como produto de beleza, a lanolina no início era um produto caro, exclusivo, adorado pelas mulheres, pelas propriedades que realmente tem de tornar a pele menos áspera e com melhor aparência. Ela é rapidamente absorvida pela pele, por isso é usada para transportar substâncias que se deseja que sejam absorvidas também.
Por isso, é o excipiente mais usado em pomadas de uso farmacêutico. Aliás, a lanolina não é usada só para isso. É a base de muitos outros produtos para couros e peles, sabonetes e amaciantes de roupas e tecidos, sendo algumas vezes misturada
com parafina.

Os precursores dos cremes de pele baseado em lanolina mais conhecidos e mais usados no Brasil são os conhecidos Pond´s e Nívea. O problema é que, movidas pela necessidade de ganhar mais dinheiro por unidade vendida, e criar novidades que instigassem sempre a consumidora feminina a continuar comprando, os fabricantes começaram a colocar muitos outros componentes, como vitaminas, em doses minúsculas, e em formas inativas, na maior parte das vezes.

Se a leitora soubesse quantos cremes de alto preço possuem substâncias desse tipo, em concentrações de 0,1 a 0,5%, muito abaixo da sua dose efetiva, certamente não iria gastar seu suado dinheirinho neles.

A moda agora é colocar vitaminas C e E, que pertencem ao grupo das hidrossolúveis e antioxidantes, mas cujo efeitos por absorção cutânea não estão documentados cientificamente de forma irrefutável.

As fórmulas de alguns cremes são positivamente bizarras, para não dizer esotéricas. O Creme de la Mer, que foi criado pelo cientista da NASA Max Huber, que sofria de queimaduras químicas atrozes, é um exemplo.
Recentemente, a prestigiosa empresa americana Estée Lauder comprou a fórmula, depois que Huber morreu. O creme é baseado em uma mistura secreta de vitaminas, minerais e certas algas marítimas colhidas de acordo com o ciclo lunar. A preparação envolve fermentação durante meses, ao som de borbulhas gravadas em fermentações anteriores, e com pulsos periódicos de luz, para "energizar" o creme (não estou brincando...). Além disso, à receita original foram adicionados malaquita (que de acordo com uma " cientista" da La Mer, " atrai a energia do sol" (seja lá o que isso significa...), pedaços de prata e de ouro, para "dar propriedades antibacterianas, e pelo fato dos metais absorverem a luz e transferi-la para o creme, para torná-lo ainda mais potente."
Seria ridículo, se o creme não custasse 150 dólares para um pote de 57 miligramas, e não fosse comprado por mulheres do mundo todo, que nesse momento conseguem perder toda a racionalidade em troca de um efeito duvidoso.

A lanolina continua sendo parte do creme, e é muito provavelmente ela que confere o efeito, igualzinho ao humilde e baratinho creme Nívea, mas que a credulidade dos compradores pensa ser diferente...
Mais problemático ainda é o fato de que muitos dermatologistas e cosmetólogos recomendam e revendem esse creme em seus consultórios, a preços remarcados muito acima da tabela. Uma excelente fonte de renda para todos, sem dúvida. Mas, assim como outros produtos e outras enganações da medicina alternativa, deveriam ser examinados mais cuidadosamente pela Agência de Vigilância Sanitária, que os aprovam sem maiores contestações à sua validade científica.

Publicado pelo Jornal Correio Popular - Campinas e pelo Boletim Eletrônico Nutrinforma nº 46 - Novembro 2001

Compartilhe


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. O que significa ter sonhos repetidos?
4. Sonhar com a própria morte
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quero ser uma pessoa afrodisíaca!
7. O Limão na Gravidez e Amamentação
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade