Menu

Viver com consciência

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:23


A diferença essencial entre uma vida plena em harmonia e outra direcionada pelo medo, a insegurança, a angústia, é o grau de consciência com que se baseia as próprias ações.

Quando escolhemos vivenciar uma vida plenamente consciente, nossas escolhas passam a ser muito mais cuidadosas, levando em conta não apenas nossas próprias necessidades, como a de outros seres.

Grandes e fundamentais mudanças na vida só se tornam possíveis se estiverem alicerçadas nessa modalidade de escolha.

Apesar de já bastante difundida, essa verdade ainda é absolutamente desconhecida por grande parte da humanidade.

Muito sofrimento é evitado quando temos a humildade de reconhecer que não sabemos como mudar o padrão da inconsciência para a consciência. Nesse momento, é preciso buscar alguma forma de ajuda.

Ela pode ter a forma de uma terapia psicológica, de um grupo de meditação, não importa. O importante é que tomemos uma decisão para sair da inércia.

Vencer a resistência interior é o primeiro passo, pois ela certamente surgirá. O Ego teme qualquer iniciativa que vise tirá-lo do comando. E, por essa razão, precisamos de uma enorme força de vontade, um desejar profundo, que não nos imobilize diante dos obstáculos.

E, quando finalmente começamos a dar os primeiros passos nesse território, - o da consciência plena - , vamos descobrindo que a jornada é muito menos árdua do que imaginávamos.

"Examina sua vida. Tudo o que segue fazendo é tão confuso e confunde tanto... Não tem nada de claridade, não tem nada de percepção. Não está alerta. Não vê, não ouve... Certamente, tem ouvidos para ouvir, mas dentro não há ninguém que o entenda.

Certamente, tem olhos para ver, mas dentro não há ninguém. Seus olhos seguem vendo e seus ouvidos seguem escutando, mas não compreende nada.
E a cada passo dá um tropeção, a cada passo comete algum engano. E ainda segue acreditando que está consciente.

Despreza por completo essa ideia. Desprezá-la constitui um grande salto, um grande passo adiante, porque assim que abandona a ideia de «estou consciente» começa a procurar e buscar maneiras e meios para estar consciente. Assim, o primeiro que tem que colocar na cabeça é que está adormecido, completamente adormecido...

...Por que surge claridade da vigilância? Porque quanto mais alerta está, mais diminuem todas as suas pressas. Move-te com mais graça. Quando está alerta, sua mente faladora tagarela menos, porque a energia que dedicava a tagarelar dedica à vigilância e se converte em vigilância.

É a mesma energia! A partir daí, cada vez é maior a energia que se transforma em vigilância, e a mente não recebe sua ração. Os pensamentos começam a emagrecer, começam a perder peso. Pouco a pouco começarão a morrer.

E quando os pensamentos começam a morrer, surge a claridade... A confusão é a causa de todo sofrimento; a claridade é a base da felicidade". Osho




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa