Menu

Lavagem cerebral em relacionamentos abusivos

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:22


Sobre os sistemas abusivos que nos levam ao esquecimento, ao sono profundo, sem sonhos.

Ao longo das nossas histórias, a maioria de nós, passivamente e sem questionamento algum, sequer desconfia de que o modo como sente ou pensa pode ter sido totalmente alterado por outros sistemas de valores e de crenças muito diferentes do que poderíamos ser. Mais do que se imagina, inúmeras pessoas ao longo de suas vidas são submetidas a potentes forças de persuasão e coerção, nem sempre identificando-as como tais. Correm o risco de se esquecerem por completo de quem um dia já foram, sem sequer suspeitarem do quanto passaram a viver como autômatos.

Existe uma metodologia chamada de Lavagem Cerebral que faz uma espécie de doutrinação cega no pensamento e no modo de ser das pessoas reeducando-as para que funcionem de acordo com o que se espera que sejam. Para que este intento se realize com sucesso, métodos agressivos como persuasão, imposição autoritária, inserção de culpas, cansaço e outros da mesma ordem costumam servir como regras básicas a serem aplicadas sobre as vítimas. Com os avanços das condutas de tortura mental, automaticamente essas pessoas vão sendo inseridas em situações de clausura, posto que com o tempo, não mais conseguem viver a própria dúvida distantes dos abusos. Permanecem numa espécie de torpor psicológico que as impedem de ver com clareza onde e como estão. Acabam se convencendo de que não vão dar conta de terem vida própria, com pensamentos livres e independentes. São induzidas a pensar que não serão capazes de se autogerenciarem sem os tais tutores abusadores. Nessa etapa, a confusão perceptiva já está feita e a lavagem cerebral totalmente realizada. Chamo isso de fase final do ser humano, onde ele, mesmo que não saiba, desistiu de si mesmo.

Em relacionamentos com abusadores narcisistas perversos, por exemplo, os métodos não são nada distantes do que é conhecido como lavagem cerebral e, sim, podemos fazer analogias. Narcisistas perversos usam de agressividade velada ou não com a finalidade de persuadirem parceiros a silenciarem em suas autodefesas, vencendo-os pelo cansaço até que por fim consigam denegrir suas autoestimas gerando o esperado, que é a dependência emocional. Para chegarem nesse ponto, os farão acreditar nas mais descabidas mentiras incluindo duvidarem de si mesmos e de suas capacidade inatas de terem discernimento.

Por meio da lavagem cerebral, os correlacionados começam a pensar e ter opiniões sobre si mesmos que não teriam se estivessem em condições de liberdade, mas não sabem disso. Nestes termos, as técnicas utilizadas para a lavagem cerebral costumam ser a desumanização, privação do sono, assédio moral, inserção de sentimentos de culpa, inversão sequencial de verdades e gaslighting.
Os comportamentos abusivos sobre as vítimas serão tão incidentes e tão indutores de culpa que chegará um ponto em que seus cérebros estarão como uma página em branco, hora em que as presas ficam totalmente dominadas e submissas. E mesmo quando sabem que sofreram abusos, muitas das vítimas, pelo efeito maléfico da lavagem cerebral, passam a acreditar que não são capazes de seguir com a própria vida sem estarem atadas em seus algozes, fragilizadas, supõem que seus abusadores são os únicos que têm o poder para conduzir as suas vidas. Parece historia de ficção, mas infelizmente não é. Com isso, muitas, ainda que visivelmente dilaceradas no período da necessária ruptura, por vezes ainda desesperadamente defenderão os seus manipuladores, clamando para voltarem à situação de reféns.

Se acaso estiver passando por algum relacionamento desconfortável, por alguns instantes, faça o papel do observador, como se fosse uma terceira pessoa começando a enxergar o que está acontecendo nessa relação e ouse entrar na sua essência priorizando ver as nuances do seu eu verdadeiro. Veja se esta relação de verdade o deixa feliz e completo e se é este é o caminho a seguir. Faça uma reflexão e observe se você se deslocou de tudo o que pode significar ser você mesmo. E, no final, se concluir que pode estar passando alguma situação de abuso emocional busque olhar para fora da caixa desconstruindo verdades que em alguns momentos lhe pareceram ser absolutas. Peça ajuda e faça terapia para efetivamente viver o direito de estar no seu melhor.
Quanto mais despertos, melhor!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa