Menu

O Universo da Aromaterapia

por Márcia Cristina Fernandes em Espiritualidade
Atualizado em 18/01/2001 19:22:56


É realmente um universo de potencial que a natureza vem trazendo ao homem por tempos longínquos... Até chegar ao momento atual, a Aromaterapia percorreu sutilmente fatos da história da humanidade e diferentes culturas sempre com o desejo de fazer-se presente na busca da harmonia, bem estar e prazer.

Aqui, um vôo panorâmico pela história da Aromaterapia:

- Aroma: palavra de origem grega que designa “fragrância”; terapia significa tratamento -> assim temos um tratamento curativo através do sentido do olfato. Os aromas são percebidos pelo sistema límbico, parte do cérebro conectado à emoção.
- Inúmeras bibliografias apresentam a história da Aromaterapia segundo épocas, povos e culturas
* homens das cavernas usavam ervas aromáticas para afugentar maus espíritos.
* os egípcios mumificavam seus corpos; acreditavam no valor antisséptico e na força da erva para conservar-lhes imortais; usavam também na massagem.
* os gregos as usavam para combater pragas, nas massagens e terapêutica.
* os romanos utilizavam em massagens após os famosos banhos públicos.
* os reis magos presentearam Jesus com mirra e incenso, ofertando-lhe proteção.
* os chineses são grandes conhecedores dos poderes medicinais da ervas.
* os asiáticos desenvolveram cosméticos.
* os indianos usam as plantas aromáticas associadas a Medicina ayurvédica.
* na época das Cruzadas, muitas ervas e aromas surgiram do Oriente Médio.
- Nicholas Culpepper é um dos grandes nomes dos estudos dos Aromas: médico conhecido em sua época como grande conhecedor de medicamentos feitos com ervas era também astrólogo e estabeleceu-se em Londres; em 1653, publicou um livro com 369 remédios feitos de ervas inglesas.
- Embora o conceito de “curar com aromas” refira-se a cerca de 6000 anos o termo Aromaterapia surgiu em 1928 com o químico francês René Maurice Gattefosse o qual interessou-se pelo uso terapêutico dos óleos essenciais após ter queimado severamente sua mão em uma explosão no laboratório da família. Havia por perto um vidro de óleo de Lavender. Usou-o instintivamente sobre o ferimento e ficou impressionado com o resultado de cura.
- Jean Valnet é outro nome significativo da história da Aromaterapia. Usou alguns óleos como Lemon e Chamomile nas feridas e queimaduras de seus pacientes durante a guerra.
- Marguerite Maury introduziu a Aromaterapia na Inglaterra e pesquisou os óleos a serem utilizados a saúde e estética.
- Além do uso na Medicina e em diversos rituais religiosos, os óleos essenciais são amplamente usados na indústria de cosméticos e perfumaria.
- Os óleos essenciais são extraídos de diversas partes da planta: resina, raiz, galhos, folhas, frutos e flores.
- Óleos essenciais são obtidos por destilação à vapor, extração por solvente, por dióxido de carbono ou prensagem a frio.
- A Aromaterapia vem tomando grande espaço entre as abordagens terapêuticas não convencionais especialmente em alguns países europeus como a Inglaterra e também nos Estados Unidos.
- A escolha do aroma deve considerar a indicação feita pelo profissional em acordo com o paciente, pois é essencial que este goste do aroma.
- estudo da Aromaterapia é ponto de interesse em diversas áreas: Psicologia, Biologia, Imunologia, Neurofisiologia, Metafísica, Química, Ecologia e Terapias Avançadas e Naturais.
- A Aromaterapia é mais do que um acessório da moda. Já se sobressai como recurso que beneficia os seus usuários, oferecendo-lhes através de diversas fragrâncias a possibilidade de promover relaxamento e equilíbrio, reduzir o stress, estimular a performance mental, elevar o humor, estabilizar comportamentos e auxiliar nos relacionamentos. É uma promoção de cura que volta às origens do xamanismo, porém com o atestado científico de comprovação de eficiência.
- mundo da cosmética está atento às propriedades das ervas e dos aromas. Observe: cremes, shampoos, creme dental, sabonetes líquidos para banho. Além disto, há as velas perfumadas, incensos e objetos decorativos.
- É importante ficar de olho na qualidade !! Os óleos usados na Aromaterapia tem que ser 100% puros !! Um óleo de qualidade inferior pode causar dor de cabeça no ato que é inalado. E muitas perfumarias apenas dão aquela sensação de cheirinho agradável, mas na verdade não tem efeito terapêutico devido a ausência de princípio ativo.
- Muitos produtores em diversas partes do mundo dedicam-se a produção e colheita das plantas que dão origem aos óleos essenciais. Exemplos disto são as magníficas plantações de Lavender nos famosos campos de Provence na França e Norfolk na Inglaterra.
- Em média, são necessários 70 Kg de planta para produzir cerca de 2 litros de óleo essencial. Eis por que os óleos puros tem preços tão altos.
- Algumas plantas são colhidas pela manhã, outras à noite, sempre no auge de sua aromatização.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 469


marcia
Márcia Cristina Fernandes é Terapeuta Floral e Aromaterapeuta,
docente e supervisora do curso de Pós Graduação
em Terapia Floral do IBEHE. Conheça o teste dos Florais e
Conheça os auto-testes de Aromaterapia

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa