PACIÊNCIA É UM EXERCÍCIO DIÁRIO

PACIÊNCIA É UM EXERCÍCIO DIÁRIO
Autor Camilo de Lelis Mendonça Mota - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Se houvesse uma academia de ginástica espiritual, um dos primeiros exercícios a serem praticados diariamente seria o da Paciência. Alguns a definem como a ciência da paz. Considero ainda que o desenvolvimento desta virtude é, em verdade, o cultivo em si da própria Paz e da Ciência. As duas como forças complementares que espelham a Sabedoria que se adquire com a Vida na medida em que trilhamos caminhos que nos levam ao desenvolvimento espiritual.A Paz se aprende a reconhecer em si quando deixamos refletir em nós mesmos, no profundo de nosso Ser Interior, em nossa Alma, os atributos de Deus, os princípios que norteiam o caminho da evolução espiritual neste mundo de contingências que é a realidade material. A Ciência, quando abrimos mão de nossos apegos e descobrimos que Saber e Conhecer crescem em nós na medida em que desejamos ser melhores para nós mesmos e para o mundo. O desenvolvimento do Conhecimento só faz sentido quando este é colocado a serviço da Humanidade.

A Paciência, então, primeira e primordial, deve ser exercida em relação a nós mesmos. Deve ser usada naqueles momentos em que duvidamos de nossas capacidades. Quando alimentamos dúvidas e precisamos de uma renovação de forças interiores para entendermos nossos próprios limites. Nos momentos simples e diários, como no trânsito, por exemplo, quando não podemos mudar a realidade de um engarrafamento e, desatentos, também nos engarrafamos. É preciso, pois, abrir a garrafa do amor próprio, do autoconhecimento, para sorver o vinho da sabedoria e do desprendimento. Essas coisas, que parecem às vezes longínquas do mundo, são, na verdade, muito próximas de nós. A Paciência é um atributo que nos confere a serenidade necessária para enfrentarmos pequenas e grandes adversidades, que nos permite reconhecer que o mundo material é feito de vicissitudes, mudanças contínuas, e que cabe a nós viver isso tudo como um continuum, uma totalidade da Vida.

A Paciência com os outros é, também, o cultivo de nosso próprio conhecimento, de nossa misericórdia e compaixão. Mas antes de olharmos para fora e ver o que nos incomoda nos outros, é importante que olhemos para nós e vermos o que realmente está nos incomodando em nós mesmos. A garrafa, afinal, é um invólucro. Cabe-nos usar de sua transparência para vermos que em seu interior há uma vida nova, em constante mutação e crescimento, que pode nos nutrir e saciar a sede com um líquido que nunca termina, porque faz parte da eternidade das coisas invisíveis. Mas se ficarmos olhando apenas para o rótulo, nada saberemos de seu conteúdo.

*Camilo de Lélis Mendonça Mota é Terapeuta Holístico, CRT 42617, ministra cursos de Reiki em Saquarema e Região dos Lagos, faz atendimento terapêutico com Florais, Reiki, Psicoterapia Holística e EFT (Acupuntura Emocional Sem Agulhas) na clínica Elaboração, no Porto da Roça. Site pessoal: link

Texto revisado
 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.