Viva no PRESENTE

Viva no PRESENTE
Autor UNIABRATH (BLOG) - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


 







Muitas pessoas têm uma enorme dificuldade para lidar com o tempo que passou e o tempo que estar por vir, gerando muita ansiedade. Muitos por isso reclamam que suas vidas mudaram, que nada faz sentindo, sentem insegurança, vazio, desmotivação para as tarefas do seu dia.
É simples entendermos porque esse fenômeno acontece. A pessoa que é acometida por esse sentimento, simplesmente o sente porque não está no AQUI E AGORA. Desloca-se para o passado e fica por lá e por vezes vai para o futuro que ainda nem chegou. O presente para essa pessoa não poderia ser nada mais nada menos do que uma tortura, desinteressante e inútil. E como poderia ser diferente? Deveríamos estar no nosso presente com a mesma intensidade, interesse e com a mesma energia que dispensamos quando ficarmos deslocados no tempo. É um verdadeiro desajuste e acima de tudo uma falta de utilidade impar. Afinal, para que serve tudo que já vivemos se não for para levarmo-nos para frente, confiantes da nossa capacidade de superação?
Um futuro bom dependerá 100% de um presente bom. Ter objetivos, planos não é a mesma coisa de querer controlar o que estar por vir. Não é gerar ansiedade por isso. Isto é querer controlar o incontrolável. Não é da nossa alçada. Não temos autonomia para isso. É achar que a felicidade está sempre LÁ!
O pensamento seria mais ou menos assim "Não consigo o que quero porque no meu passado, tive esse ou aquele evento que justifica o meu sofrimento", "Eu só vou ser feliz o dia que tiver o objeto, a pessoa, o emprego desejado"
No primeiro caso, a pessoa posiciona-se como se ela não tivesse a menor capacidade de identificar o que passou de uma forma madura, tendo assim no presente uma melhor visão de tudo que estava envolvido. Para que amadurecemos, afinal? Justamente para isso!
Pessoas vivem o seu presente com 5 anos de idade e assustadas, mesmo já estando com 40 anos. Afinal, onde essa pessoa estava nos últimos 35 anos, que não transformou, elaborou e mudou o que era pertinente para que vivesse um presente glorioso?
No segundo caso, a pessoa coloca condições para ser feliz, vive da ilusão do ciclo. Quando não se tem a capacidade de ser feliz com que já possui, dificilmente esse ciclo de condições um dia terá fim. Sempre será colocada uma condição. Mais do que isso, ainda não tendo o objeto desejado, o presente será sempre infeliz.
Acho que o presente tem esse nome porque verdadeiramente é um grande e inestimável presente. No presente que vamos poder; realizar, executar, mudar, sonhar, transformar, amadurecer.
Se puder chegar à noite e o registro das ultimas 24 horas forem anotados alguns  saldos positivos para sentimentos e realizações, já estará de ótimo tamanho. Gosto muito do ensinamento do "Só por hoje".

Só por hoje

1- Só por hoje, vou procurar viver unicamente o dia presente, sem tentar resolver de uma vez só todos os problemas da minha vida. Durante 12 horas posso fazer qualquer coisa que me assustaria se eu pensasse que tinha de fazê-la por uma vida inteira.
2- Só por hoje vou estar feliz. A maior parte das pessoas é tão feliz quanto se dispõe a sê-lo.
3- Só por hoje, vou tentar ajustar-me à realidade e não tentar adaptar tudo aos meus próprios desejos. Vou aceitar a minha sorte como ela vier e vou moldar-me a ela.
4- Só por hoje, vou tentar fortalecer o meu espírito. Estudarei e vou aprender alguma coisa útil. Não vou manter o meu espírito ocioso. Vou ler alguma coisa que exija esforço, pensamento e concentração.
5- Só por hoje, vou exercitar a minha alma de três maneiras: vou fazer um favor a alguém sem que se note e, se alguém se aperceber disso, esse fato não conta; vou fazer pelo menos duas coisas que não me apetece só por exercício; não vou mostrar a ninguém os meus sentimentos de dor, poderei estar magoado, mas não revelarei a minha dor.
6- Só por hoje, vou ser agradável. Vou apresentar-me aos outros da melhor maneira possível: vou vestir-me bem, falar baixo, agir delicadamente, não farei críticas, não vou ter nada de negativo que dizer aos outros, não vou tentar melhorar nem controlar ninguém, exceto a mim próprio.
7- Só por hoje, vou ter um programa. Pode ser que eu não o siga a rigor, mas vou tentar. Vou evitar duas pragas: a pressa e a indecisão.
8- Só por hoje, vou ter uma meia hora tranqüila só para mim e descansar. Durante essa meia hora, em determinado momento, vou procurar ter uma melhor perspectiva da minha vida.
9-Só por hoje não vou ter medo. Muito em especial não vou ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolverá.
"Concedei-me Senhor serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir umas das outras."

Lucila Turrini - Terapeuta Holística - CRTH-BR 0444




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: UNIABRATH (BLOG)   
Acesse: http://uniabrath.org.br/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.