A cruzinha de uma crudívora

Autor Conceição Trucom - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Alimentação Crua e Viva é muito mais que um jeito de se alimentar. Trata-se de um estilo de vida, de estar de BEM com a sua vida, com a sua natureza, com a sua casa, com o simples, com seus amigos e fornecedores, com seu bairro, com a natureza.

Hoje fala-se muito de sustentabilidade, mas os essênios, há séculos afirmavam: alimente-se somente daquilo que está ao alcance dos seus olhos. Decodificando: importados e industrializados estão fora desta forma de alimentar-se, sabe? O que mais vale é tudo que está à sua volta, principalmente as plantinhas e águas que nós mesmos produzimos. Ah! Meus brotos e germinados. Meus leites e queijos. Meus crakers e cookies! Só eles sabem do que mais preciso!!!

Segundo a Dra. Maria Luiza Branco: Dizem que a humanidade relembra o conhecimento da alimentação viva e crua quando a espécie está ameaçada. Por isso, ele aparece na vida cotidiana e desaparece, tendo sido mantido através dos tempos pelos naturalistas mais ortodoxos. Os tempos atuais, ao que tudo indica, estão chamando de volta o simples, o singelo, a alimentação que valoriza a vida como fomentadora da vida!

Mas, voltando ao estilo de vida ecosustentável, temos que começar por sermos ECO conosco. Com nosso corpo, casa e hábitos do dia-a-dia. Então, adoro minha cruzinha, ser uma recicladora, de estar todo o tempo tornando-a mais prática, bonita, saudável e sustentável.

A primeira sacada é ter um jeito prático de jogar fora os lixos. Num mesmo espaço tenho os lixos separados. Embaixo (base bege) fica o lixo seco e na parte de cima (bacia branca) coloco o lixo moiado. Em comum a mesma tampa. É super funcional...

O resíduo que extraio no preparo dos sucos, aquele que fica na panela furada, coloco em um baldinho separado que fica na área de serviço. Depois que junto um tanto, ele vai lá para o jardim do prédio, passar uns 3-4 meses em compostagem.

A outra sacada é ter uma prateleira no canto da pia, com os principais ingredientes dos sucos do dia-a-dia que são as maçãs, limões, pepinos, cenouras e mangas, as quais amo de paixão.

Ainda na pia tenho organizadas minhas peneiras e panelas furadas, que aliás estão penduradas em várias partes da cruzinha. Afinal tenho e uso muitas panelas, furadas, hehe! A que aparece nesta foto, pendurada na torneira, tem trigo germinando. E, abaixo das peneiras, tem coco de molho na água, germinando...

Liquidificador e processadora ficam na bancada, sempre disponíveis para pronto uso. Ao lado, preso na parede, o filtro de carvão ativo, já que o antigo de barro não dava conta ao volume de água que uso no meu dia-a-dia, lavando as sementes, hidratando-as, preparando rejuvelac e água solarizada para tudo...

Bem, a geladeira principal da minha cruzinha são estes 2 móveis da foto, ambos da Cestarias Regio: um cesto de pic-nic que fica no chão com frutas mais pesadas como abacate, mamão, melancia, melão, jaca, abacaxi, etc.

E na fruteira vertical, com 3 gavetas hiper bem ventiladas, linda de viver, que inclusive não enferruja (aqui no Guarujá TUDO enferruja), coloco laranjas, limões, tangerinas e os legumes em geral: chuchu, beringela, inhame (tubérculos), jiló etc. Procuro colocar frutas em gavetas separadas dos legumes... A terceira gaveta é das cebolas, alhos, gengibres e demais condimentos. Na parte de cima coloco os potes de vidro com porções menores das sementes que mais uso.

Na geladeira secundária, a convencional, devido ao meu grande consumo nos cursos que realizo, armazeno as sementes (leguminosas, oleaginosas e cereais) em potes de vidro com tampa, as frutas secas, o rejuvelac e as folhas. Estas, embalo em caixas organizadoras, já lavadas e higienizadas, secas na centrífuga manual e isoladas do plástico por panos de prato de algodão.
Utensílio que não pode faltar nas mãos dos crudivoristas, são os mandolins ou processadores de legumes. Tenho e uso vários, que ficam numa gaveta especial da cruzinha...

As panelas de barro, importantes no preparo dos pratos amornados (sopas, ensopados, farofas, etc.), que são pesadas, ficam fora, organizadas por tamanho, no topo de um armário na área de serviço. Aliás, como não preparo frituras, uso bastante o topo dos armários para colocar utensílios e potes. Sobre o armário dos copos e xícaras, por exemplo, tem montão de potes de vidro com mais sementes... Bom exercício de alongamento!  

Os temperos ficam em potinhos nesta estante giratória, que comprei de um senhorzinho lá de Mococa/SP. Bati os olhos e me apaixonei... Ao lado o sal marinho que môo com ervas e sementes, tornando-o menos salgado, mais aromático e digestivo. Abaixo dos temperos, penduradas, montão de panelas furadas, que são coadores especiais para o preparo de sucos, mousses de frutas, leites e queijos...

Os brotos e ervas, minhas plantinhas comestíveis, ficam todas na área de serviço, neste janelão, onde se enchem de luz, clorofilam e depois viram sucos de luz do sol, saladas e petiscos. Com madeira de sucata, cortamos várias táboas com 20 cm de largura, e prendi em toda a extensão das janelas, onde bate o sol da tarde, menos forte que o da manhã...

Já as garrafas de vidro, das águas solarizadas, ficam na janela da sala (foto topo), onde pegam o sol forte da manhã, mínimo por 3 horas. Perceba que uso garrafas de todas as cores, aproveitando para praticar também a cromoterapia...

Bem, seria isso por hora! Espero ter ajudado com algumas dicas de praticidade e simplicidade que somadas podem resultar no BELO, SANO e SABOROSO!

Imagens em AR aqui. Receitas crudívoras no De BEM com a Natureza


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.