Aromaterapia na gestação: benefícios e cuidados

Autor Conceição Trucom - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Incrível como nossa missão se manifesta desde que somos bem crianças... Sou química de formação, mas alquimista desde pequena, super conectada com a natureza, quando adorava plantar, colher, secar, misturar ervas. Chorava muito se minha mãe não me levava na feira livre semanal do bairro onde morávamos no Rio de Janeiro. Tinha apenas 3 anos, mas os feirantes me conheciam porque queria experimentar todas as frutas, pegar nas plantas, cheirar tudo: aquilo era meu mundo das maravilhas!

Criança estranha, diferente, uma xamãzinha nata. Minha primeira redação premiada, escrita aos 10 anos foi sobre as flores, suas cores, aromas e poder de fazer parte de todos os mais importantes momentos de nossas vidas: do nascimento à partida!

E, após já formada em química, quando fiz meu primeiro curso básico de aromaterapia, meio que atropelei a professora, porque tudo veio transbordando a cada planta que ela mencionava ou óleo essencial que cheirávamos. Ali tive regressões e compreendi que a aromaterapia tem ENORME importância em cada movimento que vivo e viverei.

Nem sempre faço questão de ouvir música, mas estar cercada de cores e aromas é ESSENCIAL, primordial. E, como maio é mês especial das mães, decidi colocar este texto gostoso da Bia da Aromalife, uma mestra e xamã muito especial.

Antes porém uma frase do Osho: "No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo." 

Beatriz Yoshimura *

Independente das circunstâncias que a envolvem, uma gravidez é sempre uma experiência especial. Cada gravidez tem suas particularidades e seus desconfortos, que podem ser amenizados ou anulados com os poderes dos óleos essenciais (OEs), colaborando para que se torne um período mais agradável e memorável: afetivamente cheiroso!

Por seus efeitos fisiológicos, psicológicos, emocionais e sutis, e por serem totalmente naturais, os óleos essenciais são altamente recomendáveis na gravidez.

Os desconfortos que podem ser minimizados pela aromaterapia na gravidez são inúmeros. Para citar alguns exemplos mais físicos temos: dores nas costas, enjôos matinais, azia, prisão de ventre, insônia, estrias, inchaço nos tornozelos, varizes...

Mas temos as alterações no estado emocional como ansiedade e apreensão, crises de choro, entre tantas outras, até antes do parto.

Durante o parto os OEs podem aliviar e ajudar todo o processo de dores, espera, impaciência, impotência e até administrar o emocional do pai da criança, da mãe da gestante, demais parentes e os amigos que estiverem por perto.

Após o parto os OEs servem de GRANDE apoio e na recuperação da mulher, como cicatrização de feridas internas, depressão pós-parto, insônia, inchaços, dores... Inclusive na amamentação, quando insuficiente ou excessiva, na hora de compartilhar a paz e contato com o bebê, casos de prevenção ou mesmo crises de mastites, etc.

As principais formas de uso dos OEs durante a gravidez são também variadas, como  massagem, banho de imersão, inalação, compressas e escalda-pés, de acordo com o desconforto sentido.

Algumas dicas para o período da gravidez:

- Dor nas costas: Duas gotas de OE de camomila romana + três gotas de OE de lavanda francesa (Mont Blanc), diluídas em uma colher (sobremesa) de óleo vegetal (OV) de semente de uvas, babaçu ou linhaça num banho de imersão - ofurô ou banheira. Estes 3 exemplos de base vegetal, em sinergia com os OEs, podemajudar também a prevenir as estrias na barriga e na penetração dos ativos.Massagem gentil no local.

- Inchaços e retenção de líquidos: Três gotas de OE de grapefruit + três gotas de OE de cipreste + 4 gotas de OE de limão (siciliano ou tahiti) em quatro colheres (sopa) de óleo vegetal (OV) de amêndoas, babaçu ou linhaça. Massagem gentil no local. Cuidado apenas em não se expor diretamente ao sol após a aplicação por 12 horas, pois os óleos cítricos podem causar manchas e queimaduras. Portanto, o ideal é usar à noite.

Consulte também o Óleo de Massagem Desintoxicante para tratar as pernas cansadas e evitar varizes. 

- Ansiedade, apreensão, depressão pós-parto: qualquer um destes OEs no difusor ambiental a vela ou elétrico: bergamota, limão, rosa, ylang-ylang.

Consulte também a Sinergia Ansiedade e Insônia, uma ajuda primorosa para estes momentos. 

- Uma dica para melhorar a relação entre mãe e filho é: ao amamentar, pingue uma gotinha de OE de lavanda na roupa da mamãe de forma que o bebê sinta o aroma e o associe ao conforto do colo da mamãe, do carinho recebido, daquele momento tão íntimo e amoroso.

- Da mesma forma, ao colocar o bebê para dormir em seu berço, se a mamãe pingar uma gotinha de OE de lavanda num pedacinho de tecido, lenço de papel ou num sachê fora do contato com o bebê, mas que ele possa sentir o cheirinho, fará o bebê se sentir seguro e protegido, evitando sobressaltos e interrupções em seu sono e no descanso da mamãe.

- Para os bebês aprenderem a dormir BEM toda a noite, vale uma gotinha de OE de lavanda na banheira do último banho do dia... Ele irá relaxar e dormir o soninho dos anjos!

Meu último pitaco: o Floral do Limão, ideal para momentos especiais em que precisamos crescer, expandir, sem medo. Ao contrário, sentindo alegria por superar, administrar o novo com bom humor e gratidão... 

Estas dicas são seguras e sempre é recomendável ter algum profissional da área para orientar sobre a utilização segura dos óleos essenciais, que são muito concentrados e puros.


(*) Beatriz Yoshimura é administradora de empresas e proprietária da AROMALIFE, empresa que montou em 2000 após se especializar na Inglaterra em Aromaterapia Holística no Tisserand Institute, cujo fundador - Robert Tisserand, é a maior autoridade no assunto da atualidade.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.