A urgência do Espírito Santo: sobre o novo livro de Leonardo Boff

Autor Camilo de Lelis Mendonça Mota - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


O teólogo e escritor Leonardo Boff traz novo alento à compreensão do significado do Espírito Santo e sua importância no desenvolvimento do Ser  Humano em seu mais recente livro, O Espírito Santo: Fogo interior, doador de vida e Pai dos pobres (Petrópolis, Vozes, 2013, 286p.). Partindo da premissa de que o Espírito Criador se expressa de maneira mais contundente, sendo clamado por multidões, em grandes momentos de crise da humanidade, o autor procura apresentar o tema dentro do novo paradigma da moderna cosmologia.

Segundo Boff, o Espírito Santo irrompeu na história especialmente em vários momentos críticos:  desde a época em que a matéria se tornou complexa há 3,8 bilhões anos, passando por sua descida em Maria e sua presença através de Jesus, e alcançando momentos históricos mais específicos como o Concílio Vaticano II e na recente irrupção, a partir de 1967, da Renovação Carismática Católica. O autor propõe, então, um momento ainda mais urgente para que o Espírito Santo renasça nos corações: a iminência de uma crise global, causada pelo homem em sua busca desenfreada por desenvolvimento, causando sérios distúrbios no planeta Terra. E alerta: “Sem a presença do Espírito corremos o risco de que a crise deixe de ser chance de acrisolamento, de purificação e de amadurecimento e degenere numa tragédia sem retorno”.

Partindo de uma análise dos tempos atuais, refletindo sobre as consequências devastadoras de uma ambição sem limites éticos e humanitários, Boff prossegue seu estudo aprofundando questões teológicas e situando o significado do Espírito ao longo da História. Como um mar em movimento, em que ondas a todo instante se levantam e trazem à luz a força da Natureza, a obra do teólogo em vários momentos alcança novas altitudes, como , por exemplo, no capítulo em que relaciona o Espírito Santo ao Universo. Boff consegue, neste ponto, proporcionar ao leitor um toque mágico, um encontro entre a Teologia e a Ciência, num diálogo que amplia nossa capacidade de percepção. Seu discurso é permeado de saber e com um sabor especial, que chega a tocar a poesia: “Tudo, portanto, está em movimento, relacionando-se e alcançando patamares mais complexos e altos. Tudo é de certa maneira vivo e carregado de mensagens. Os seres escutam a mensagem uns dos outros. Podem ouvir a história de cada um em seu processo bilionário de evolução”.

O Espírito Santo: Fogo interior, doador de vida e Pai dos pobres é leitura que acrescenta conhecimento, agrega a centelha criativa que está presente no coração dos homens (ainda que o solo às vezes pareça seco e sem vida) e, principalmente, se abre como mais um canto de esperança na renovação da Vida sobre a Terra. Como bem ensina Boff, “O mundo está grávido do Espírito, mesmo quando o espírito da iniquidade persevera na sua obra, hostil à vida e a tudo que é sagrado e divino. Mas o Espírito Ele é invencível”.

O livro é de uma dimensão tão aberta que alcança não só o universo do cristianismo católico, mas também satisfará leitores de outras abordagens cristãs e não cristãs, pois que fala essencialmente da própria Vida, que nos irmana, que nos proporciona a identidade de sermos todos filhos de uma mesma Luz.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.