O Lider Ideal

O Lider Ideal
Autor Caroline de Moraes Souza - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


“Autoconhecimento”, “autodesenvolvimento”, “automotivação” e “autoconfiança” são palavras que fazem parte do dia a dia do jovem que quer ser um líder em sua empresa. Grandes e renomadas consultorias embasadas em muito estudo explicam o que deveria ser a liderança ideal, desenham o perfil do líder do futuro, e os profissionais que querem crescer correm para atender as expectativas, buscam ferramentas modernas, formações de todos os tipos, livros sobre “os quatro autos em um só”, mas, acabam pulando uma etapa importante que é a de compreender qual a razão de tudo isso. Por que estamos sendo chamados a olhar para nós mesmos? A liderança ideal existe?

A resposta para essas perguntas não está no “avanço tecnológico”, na “globalização”, e na “competitividade”. Se não pensarmos nisso antes da busca, todo o esforço para melhorar vai entrar em conflito quando a ansiedade e a insegurança baterem na porta. Os modelos apresentados funcionam e nos dão o caminho, mas precisamos aprender a caminhar. Para isso, vou transformar todas as palavras do início desse texto em uma só: reeducação.

O cenário vergonhoso doente global que estamos inseridos grita e implora por uma nova educação. E ela começa com a mudança individual, é por isso que você ouve tanto chamado. Quando entendermos esse aspecto ficará claro a importância dos “autos” e a partir disso, poderemos traçar uma estratégia para melhorarmos, evoluirmos, crescermos em todos aspectos da nossa vida e não apenas no profissional. Muito é falado hoje em dia que uma forma eficaz de liderar é pelo exemplo. Ou seja, se você compreende o porquê do chamado e considera-se líder (lembrando que um líder não precisa de cargo, nem condição), que exemplo você deveria dar?

Como ainda precisamos de modelos para seguir, se você liderar pelo exemplo da virtude poderá alcançar resultados extraordinários. O Líder Ideal, se é que existe um hoje em dia, é o exemplo de coragem, equilíbrio, sabedoria e equalidade, porque sabe que é justamente isso que evocará de dentro do seu liderado (estão todas lá). E aí o avanço no caminho é em progressão geométrica. O líder que tem essa visão compreende o conceito de Amizade, porque pauta seu trabalho no outro, faz o melhor para o outro, pensa no coletivo, serve.

Explicando a liderança pela virtude em linguagem corporativa para tangibilizar:

Liderar pela virtude da coragem significa ter atitude – Atitude para tomar decisões, para confrontar de forma respeitosa, para ser o guia da mudança, para mostrar suas limitações, para recuar ou avançar.

Liderar pela virtude do equilíbrio pode ser traduzido como tomada de risco calculado – Não adianta ter atitude e pró-atividade e colocar em risco a organização e os resultados. È preciso moderação, análise, não ser oito nem oitenta, abandonar opiniões e crenças, incorporar novos conceitos. Ouvir.

Liderar pela virtude da sabedoria é ter domínio de si mesmo. Um líder em primeiro lugar precisa ser líder de si. De suas emoções, de sua mente e de seu comportamento. Você consegue administrar e liderar seus próprios pensamentos?

Liderar pela virtude da equalidade é ser justo – reconhecer o mérito, responsabilizar-se, apoiar, dividir.

Sabemos bem que educar não é fácil e nem rápido, a reeducação, então, exige muito mais vontade, foco e esforço. Podemos transformar a nós mesmos, mas precisamos perceber o que não somos. E isso muda tudo. A boa notícia é que uma vez reconhecido, teremos um ponto de partida. Para a reeducação existe algo muito eficaz chamado de Filosofia. Compreender Filosofia não é sentar e estudar política, ética e moral. A Filosofia está em tudo, em todas as coisas, em todas as partes. Ela é uma visão diferenciada do mundo, da realidade, de si, do ser e do futuro.

Um dos maiores pensadores da humanidade, Platão, já dizia que todos os líderes deveriam ser Filósofos, deveriam ser treinados, desde o berço, nas virtudes que citei (é dele esse modelo). Para o renomado matemático Alfred North Whitehead a filosofia de vida que seguimos determina a base de nosso caráter e nos dá o sentido do valor da vida. Com a ajuda da Filosofia a reeducação é possível.

Não tenho um passo a passo, nem livros para indicar, nem cursos para sugerir. A visão que quero compartilhar é que já que você está começando sua busca, ouvindo o chamado, faça perguntas mais profundas, veja que no curto prazo o resultado é inexpressivo, mas você precisa começar. Portanto, quando menciono Filosofia, não estou sugerindo que estude filosofia, mas sim que perceba que ela pode ajudar com as perguntas, com a persistência, pode falar para você sobre virtudes, pode mostrar que você não precisa ser um líder ideal.

Se você tem dúvida de como começar o processo de autoconhecimento, o que fazer para desenvolver-se, como manter-se motivado alinhando a função que desempenha com um propósito de vida, sugiro que pergunte-se:

Quem e quantos já passaram pela face da Terra e lideraram pelas virtudes da Coragem, Sabedoria, Moderação e Justiça? O que eles faziam? Eram ideais? Como eram seus modelos de liderança e suas filosofias de vida? Como foi o processo de aprendizagem e o que defendiam? Quando você identificá-los talvez possa encontrar um caminho a seguir.

No mais, se você já tem definido seus passos e quer mais resultados, você pode reeducar-se para deixar de ser um líder e se tornar um bom líder. Pela virtude irá perceber que a evolução de seus liderados é o maior prêmio da sua própria evolução.

Por Caroline de Moraes Souza
https://carolinedemoraes.com



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Caroline de Moraes Souza   
Caroline é Jornalista e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. blog: http://carolinedemoraes.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.