Por que gosto de quem me faz Sofrer?

Por que gosto de quem me faz Sofrer?
Autor Andre Lima - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Gostar de pessoas que rejeitam ou causam algum tipo de sofrimento é algo mais comum do que se possa imaginar. Observamos homens e mulheres que se sentem atraídos por pessoas que traem ou que têm comportamentos destrutivos nos relacionamentos. Ao mesmo tempo, não conseguem gostar de alguém quando essa pessoa é boa e lhes dá atenção. Esse comportamento tem uma raiz inconsciente que eu vou explicar melhor nesse artigo.

Parece até que a pessoa gosta de sofrer por que somente se atrai por relacionamentos que causam dor. Mas não é exatamente isso. O problema é um pouco mais profundo. Na verdade, ninguém gosta de sofrer, mas pode ficar condicionado a uma busca incessante por aprovação desde a infância.

Para que a criança possa desenvolver a sua autoestima e sentir que é um ser humano que tem valor, ela precisa receber amor e atenção de forma suficiente e adequada durante a sua formação.
A criança aprende a amar e aprovar a si mesma através do amor e atenção que ela recebe de fora. Se a criança vive em um ambiente onde esse amor e atenção são oferecidos, à medida que ela cresce, vai amadurecendo e internalizando profundamente que tem valor e gradativamente vai deixando de precisar dessa fonte externa de amor pra se sentir validada. Quando isso acontece, torna-se um adulto saudável, que ama e aprova a si mesmo de forma incondicional.

Mas, a maioria das pessoas não vai receber essa atenção e amor de uma forma suficiente e adequada. Muitos vão passar por experiências que deixarão marcas de rejeição. Uns mais, outros menos. O sentimento de rejeição é gerado a partir de vários tipos de experiência: críticas, indiferença, cobranças excessivas, falta de atenção, abuso físico e psicológico etc.. Quando a criança passa por essas experiências, inconscientemente, ela interpreta que deve ter algo de errado com ela, que talvez ela não seja digna de receber amor. E assim desenvolve problemas em sua autoestima, ou seja, dificuldade de amar e aprovar a si mesma.

Aproveitando o tema da autoestima, elaborei um teste pra que você avalie como anda a sua. O mais importante desse teste não é a nota que você vai chegar no final, e sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer à tona pra você. O teste você acessa neste link: Teste e Descubra como Está a Sua Autoestima.

Por mais estranho que isso possa parecer, quanto mais rejeição a pessoa sofreu durante sua infância, maior a tendência de que ela fique “viciada” em ser rejeitada. Essa foi a maneira distorcida que ela aprendeu a se relacionar e receber “amor”. Na verdade, ela vive em busca da aprovação dessas pessoas que a rejeitam, e costuma receber breves momentos de aprovação, que são apenas migalhas. Quando esses momentos ocorrem, sentem-se muito bem. Mas é algo temporário e logo vem a rejeição mais uma vez, e com a rejeição, vem novamente a necessidade de ser aprovada. E vira um circulo vicioso de: Rejeição – Busca por Aprovação – Alívio temporário quando consegue - Rejeição Novamente…

É muito comum que aquele filho mais rejeitado pelos pais, seja o mais dedicado a eles. Esse filho vive numa busca eterna por migalhas de aprovação. Nesses momentos ele sente, por um breve instante, que tem algum valor. E por isso faz de tudo para agradar numa busca constante por mais aprovação.

Depois a criança se torna um adulto e repete esse comportamento nos seus relacionamentos amorosos. Quando um parceiro tem estabilidade emocional e não consegue lhe dar essa montanha russa emocional a qual a pessoa está inconscientemente condicionada, ela não consegue se sentir atraída. Quando o relacionamento reproduz o círculo vicioso da “rejeição – migalhas de aprovação e atenção”, a pessoa sente uma intensa atração.

Indo um pouco mais fundo, não é a pessoa em si que tem essa atração pela rejeição. Quem sente essa atração é a carga emocional acumulada de rejeição que a pessoa carrega. Essa carga forma uma sombra, e essa sombra tem necessidade de crescer e se alimentar. E o seu alimento é a rejeição. Então, a sombra leva a pessoa de forma inconsciente a buscar relacionamentos que tragam esse sentimento, pra que ela possa se fortalecer.

A cura para esse “vício” está em liberar os sentimentos de rejeição que a pessoa carrega. E pra isso uma ferramenta muito importante, devido à sua eficácia e simplicidade é a EFT. Com a autoaplicação da técnica, você consegue dissolver profundamente as emoções das experiências negativas do passado. Isso ajuda a dissolver a sombra e a resgatar a autoestima. A consequência é a mudança de comportamento. A pessoa deixa de se sentir atraída por relacionamentos doentes e passa a se interessar por relações mais saudáveis onde o normal é dar e receber amor e atenção.

Ao fazermos uma varredura e limpeza com a EFT nos eventos da nossa vida geradores de rejeição não somente os relacionamentos amorosos mudam. A relações familiares melhoram. O nível de paz interior aumenta. O sentimento de merecimento cresce e isso pode se refletir, inclusive, na melhora da vida profissional e da prosperidade.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar,  acesse este link

Texto revisado




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 61



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.