O SER HUMANO PRECISA MENTIR?

Autor Aline Elisângela Schulz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Omitir, esconder, camuflar, negar, inverter, não querer “machucar” alguém, fugir de si mesmo, orgulho, não saber dizer não, inventar, convencer o outro, inveja, desonestidade, entre outros, são motivos para que se minta, ora para si mesmo, ora para os outros.

Quanto mais mentimos, mais acreditamos ser ela verdade. A primeira mentira dói ao ponto de nos cobrarmos, nos martirizarmos, nos sentirmos culpados.  Na segunda vez em que mentimos fica mais fácil, pois rompemos com a primeira barreira daquele que não faz para aquele que já fez e se torna permissivo, cria explicações no intuito de justificar a atitude e assim segue em frente. Daqui por diante, a mentira já foi acolhida por nós, a incluímos em nossa vida e com isso ela se torna corriqueira.

Exemplos do porque mentimos...

- Mentimos para nós mesmos quando fingimos estar tudo bem, quando na verdade não está;

- Mentimos para nós mesmos quando deixamos de olhar para nós e somente fazemos a vontade dos outros;

- Mentimos para camuflar a verdade que abala nossas convicções;

- Mentimos como uma forma de fuga para não realizar as mudanças necessárias;

- Mentimos para acalmar os ânimos daqueles com quem convivemos;

- Mentimos como um reflexo de autonegação sobre algo que faz parte de nossa pessoa no hoje (vícios, medos, crenças...);

- Mentimos por achar que não é possível viver somente falando a verdade;

- Mentimos por vergonha das nossas atitudes ou a falta delas;

- Mentimos para termos vantagens em relação a alguém ou uma situação;

- Mentimos para denegrir o outro e assim, conseguir o que queremos;

- Mentimos para os outros, mas quando descobrimos que alguém mentiu para nós nos sentimos no direito de ficarmos bravos;

- Mentimos por não querer olhar nos olhos das pessoas e lhes dizer a verdade;

- Mentimos porque é mais fácil do que enfrentar a pessoa e a situação;

- Mentimos para ocultar nosso orgulho ferido que não aceita e nem reconhece ter se equivocado;

- Mentimos para ter um falso e momentâneo sentimento de paz, quando na verdade estamos nos anulando;

- entre outros motivos.

Se você atrai pessoas que mentem para perto de você será que elas são um espelho seu? Você, honestamente, é digno de confiança? Você confiaria plenamente em você mesmo como pessoa?

Quem mente não sabe o mal que faz a si mesmo e o quanto isso atinge as demais pessoas ao seu redor. Com o tempo, a vida daquele que escolhe, conscientemente ou não, mentir se torna uma confusão só. Nem a própria pessoa sabe mais no que ela acredita, assim como as pessoas que com o passar do tempo enxergam a verdade se afastam, deixando de acreditar nela também.

Quem perde a confiança de alguém tem um trabalho árduo pela frente para reconquistar  ela de volta. Isso se aplica entre colegas de trabalho, chefias, amizades, entre pais e filhos (vice versa também), entre cônjuges, irmãos, enfim, em todos os relacionamentos.

O primeiro passo para parar de mentir é aceitar que se é um viciado em mentiras. O segundo passo é iniciar um processo de reeducação da mente para que toda a vez em que você quiser mentir você possa refrear esse impulso, se corrigir e então, lentamente, começar a ser honesto consigo e com os demais ao seu redor. Falar a verdade não é sinônimo de grosseria, pelo contrário, aprender a falar a verdade com amor no coração é um grande desafio, para todos nós e é diariamente que vamos lapidando nossa comunicação.

Falar sem julgamentos, sem críticas, sem artifícios para chantagem ou a manipulação, mas sim, com a sinceridade de uma criança é uma grata e constante surpresa, até mesmo para nós que começamos a nos reconhecer novamente no que queremos e não queremos para perto de nós e agimos, falamos nessa mesma linha de raciocínio.

Descubra por que você precisa mentir e se liberte desse vício. É possível ser honesto consigo mesmo e mostrar através da fala, dos pensamentos e das emoções amorosas quem verdadeiramente somos, sem medo de ser feliz.

Afinal você merece ser feliz... Quando a nossa vida no mostra que não gostamos de nós mesmos isso é um sinal! Esse sinal é uma grande oportunidade criada pelos seres de luz, por nós mesmos para mostrar o que nós viemos curar nessa vida atual. Se você percebe que um dos seus aprendizados nessa vida é aumentar a sua auto estima, saiba que esse material e para você! Clique aqui.

Uma das coisas que mais nos impede de sermos felizes é a DEPRESSÃO!

Você sabia que segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a depressão no início do Século XXI era a 2º causa de afastamento do trabalho e em 2020, será a principal causa de incapacitação para o trabalho? Que 01 em cada 05 pessoas terão depressão? A OMS está chamando da doença do século. Você quer mudar isso na sua vida? Quer saber como acabar coma depressão e o vazio da alma? Esse Mini Treinamento é para você! Assista agora...



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aline Elisângela Schulz   
Profª Luz da Serra, Terapeuta Holística (Formadora de novos Terapeutas Holísticos), Ministrante do Curso Psicoterapia Reencarnacionista (Regressão Terapêutica), atua com Astrologia em atendimentos individuais e Curso de Formação Livre, canalizadora do INÉDITO Curso EaD (breve livro) Acordos Espirituais, Mestre: Reiki, Karuna Reiki MT e Seichim.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.