IMEDIATISMO E ALIENAÇÃO DO PROCESSO

IMEDIATISMO E ALIENAÇÃO DO PROCESSO
Autor Jay Reiss - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Vida é processo. Assim como evolução, desenvolvimento, aprendizado e mudanças são processos.

Processos as vezes são intensos, as vezes são suaves, algumas vezes são acelerados e outras vezes são muito lentos. E todo processo acontece no contínuo aqui e agora, com um tempo de duração.

Compreender o desenvolvimento da consciência e dos eventos da vida como processo, amplia a percepção e traz um alento para as circunstâncias difíceis.

Nosso mundo cada vez mais tecnológico trouxe mudanças rápidas na nossa forma de se relacionar e de se comunicar. O tempo da transmissão e recepção da informação se tornou imediato. As distâncias desapareceram. Olho pra isso com verdadeiro fascínio!

Mas como tudo na vida, existem dois lados na mesma moeda: num mundo onde tudo é “pra ontem”, a percepção do processo se deturpa com facilidade no nosso panorama mental.

Nós nos acostumamos com respostas imediatas e soluções rápidas e somos constantemente convidados a ficar numa esfera mental cada vez mais superficial. O mercado de ofertas de satisfações imediatas segue em alta!

Nosso discernimento daquilo que é importante nunca foi tão desafiado.

Um exemplo é na enxurrada de informações que recebemos: a notícia de uma crise séria da economiamundial, com consequências para todos nós, é transmitida paralelamente com a “notícia” a respeito dos novos peitos siliconados de alguma deslumbrada. Ambas são informações, certo?

Dentro desse processo o que vale é fixar a atenção das pessoas através das informações e depois vender alguma coisa para elas.

Emburrecemos e nos tornamos apáticos diante de tanta informação. Afinal de contas, discernimento requer presença de espírito e capacidade de reflexão – ambas qualidades bastante desfavorecidas nesses tempos.

Mas o que acontece quando nos deparamos com situações que não respondem às “soluções imediatas” que nos acostumamos? Aquelasvendidas pelos milagreiros de plantão?

Temos que lidar com o que se apresenta e enxergar que o processo da transformação que desejamos requer um tempo e que se realmente queremos uma mudança para melhor, precisamos nos comprometer com isso.

Tem gente por exemplo, quequer mudar certas condições que atrapalham seriamente seus relacionamentos e sua felicidade, mas que não quer lidar com o processo de se responsabilizar pelas próprias escolhas. Geralmente são levadasa uma peregrinação infindável em busca de soluções mágicas.

As pessoas acreditam no que é conveniente acreditar. Lidar com a verdade requer estofo interno – leia coragem aqui! E algumas pessoas optam por passar a vida correndo atrás do próprio rabo, como um entretenimento neurótico.

Por outro lado, existem pessoas que reconhecem o valor do processo e fazem mudanças muito inspiradoras em si mesmas e nas suas vidas. Frequentemente sou privilegiado de conhecê-las através do meu trabalho, e me sinto afortunado por ter a oportunidade de compartilhar com elas.

Se desejamos aprimorar uma habilidade, transformar um padrão sabotador, investir em relações confiáveis, conhecer um assunto profundamente, criar e manter um estilo de vida saudável, ou qualquer coisa que tenha valor, precisamos compreender que todo processo requer tempo e atenção. Assim como visão, dedicação, continuidade, coerência, respeito e mais uma porção de virtudes que acompanham a realização de qualquer empreendimento que valha a pena viver.

Quem disse que seria fácil? A diferença é que isso agrega valor à vida. Já o imediatismo não.

O resultado de compreender processos que valem a pena e se comprometer com eles é viver uma vida plena de sentido.

https://www.reeduca.com.br/portugues/imediatismo-e-alienacao-do-processo/


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jay Reiss   
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.