Equilíbrio entre Parceria e Competição

Equilíbrio entre Parceria e Competição
Autor Berenice Palma Ribeiro - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp






Em época de globalização muita coisa nova e informações acontecem a todo momento e a vida parece correr mais rapidamente. O tempo urge e, realmente, como tem passado rápido! A semana mal começa e já acabou... assim é com o mês e também com o ano.


Como andam nossas relações afetivas e profissionais nessa correria toda? Vamos refletir mais como andam nossa relação e nosso conceito entre parceria e competição.

Para se ter harmonia em relação a esses dois aspectos é necessário revisar profundamente nossa maneira de agir e compreender o mundo. Quando nos envolvemos com outras pessoas e formas de conhecimento isso é PARCERIA: eu me envolvo, me entrego, há uma troca, uma sinergia espontânea e envolvente; me respeito e respeito o outro. Existe troca, crescimento.



Trabalhar em parceria não significa eliminar a competição pois ela pode ser muito positiva. A diferença está na interpretação do poder, pois ver a competição como forma de dominação e medo gera uma ação negativa. Na parceria podemos ser criativos, inovar, assumir riscos, rompendo com velhas crenças e buscando de verdade e com prazer dar o que se tem de melhor, abrir o coração e envolver-se.



Nessa correria, às vezes, deixamos essa dedicação e qualidade de lado que, no final, faz toda diferença. É principalmente respeitar e facilitar o acesso e a evolução dos potenciais e talento inerentes a todas as pessoas, muitas vezes essa situação é desrespeitada e não existe a valorização do outro. É onde TER é mais forte que SER. Ser inovador e valorizar apoiando a competência e o poder pessoal dos outros e também enriquecer a própria competência , cada um com seu papel e cada encontro com suas riquezas e acertos. O respeito às diferenças, ao novo, ao que é próprio no outro, pode trazer para mim uma nova forma de ver e pensar ou simplesmente respeitar as diferenças no modo de ser e de se colocar que cada um tem.



Não dar oportunidade, não dar a mão ao outro será parceria? Que papel eu tenho em cada relação, cada encontro? Que tipo de parceria tenho no trabalho, nas organizações, em meus relacionamentos. Será que você está realmente vivendo parcerias de verdade? Pegando a mão do outro e fazendo uma corrente ou soltando as mãos? Afinal, somostodosum ou não?



Algumas reflexões sobre o assunto:

- Suas atitudes visam sempre a melhora e a qualidade com ética e respeito ao próximo e a você mesmo em suas parcerias?

- Não sei perder, sou sempre o melhor, tenho que controlar a situação sempre.

- Ouço o que me interessa; geralmente o outro me diz pouco.

- Respeito o valor e a competência do outro contribuindo e acrescentando a minha para enriquecer a ideia.

- Na competição ganha o mais esperto?

- O sistema de dominação e controle se refere a quem pode mais.

- Tenho respeito aos meus talentos e habilidades, sempre buscando aperfeiçoar e aprender.

- Existem vários conceitos e valores que podem, na prática, fechar uma parceria verdadeira (se desejar, escreva sobre o que você pensa sobre isso).

- Uma verdadeira parceria gera uma vida plena de troca, integração e comprometimento.

- Envolvo-me buscando meu crescimento e desenvolvimento; posso SER melhor e consequentemente ter ganhos; o "TER" não é superior ao Ser, mas uma consequência.

- Sei apreciar e me valorizar, também sei elogiar e valorizar o outro.

- Sempre procuro um tempo para descansar a mente e também me distrair com as coisas que eu gosto, assim me sinto renovado para continuar.



Então, vamos nos dar as mãos ...

Com carinho,



"A vida é maravilhosa, se não se tem medo dela"

Charles chaplin





Sempre com carinho,



 




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Berenice Palma Ribeiro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.