O Poder do Foco e como ele pode Mudar a sua Vida!

O Poder do Foco e como ele pode Mudar a sua Vida!
Autor Fernanda Luongo - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Olhe rapidamente para sua vida atual. Pare um instante e perceba o local no qual se encontra exatamente agora. Você está fazendo o que gostaria? Como você chegou até aí? Quais escolhas fez para ocupar este local no qual se encontra neste instante? Está feliz, satisfeito? Você sente que sua vida tem um propósito?

Muitas pessoas reclamam de suas vidas, de seus problemas, de seus vizinhos, colegas de trabalho, da política, da sociedade e do mundo. Perceba que essas pessoas (as que mais reclamam) são aquelas que têm a vida mais estagnada, truncada ou cheia de "pedras". Onde se encontra o foco desta pessoa? Naquilo que não funciona, no problema, no obstáculo, no negativo. E se eu te disser que o foco tem o poder de aumentar e fortalecer o objeto de atenção, você acreditaria? É algo bem simples de ser ilustrado, e, na verdade além de simples é também de natureza físico-científica.

Quando você decide que quer comprar um carro de determinado modelo, passa a ver esse carro em toda a esquina. O que houve? Mágica? Você não costumava ver tantos “Honda Fit’s” e agora eles parecem praga! O que aconteceu foi apenas que você passou a ter um foco, e quando isso acontece é como se fosse colocada uma lupa de aumento na sua frente. Mais energia é dedicada naquela direção e menos energia é dispersada com outros carros que não te interessam. A segunda lei de Newton fala sobre o princípio fundamental da dinâmica, trata-se do resultado de forças que atuam num corpo quando não se cancelam. Nesse caso, outra força chamada de força resultante é gerada, e o corpo que está sob efeito de uma força resultante sofre uma aceleração.

Quando nosso foco permanece em coisas/questões negativas sejam elas pessoais ou sociais, estas coisas/questões tendem a ganhar mais energia, portanto a força gerada para a resolução das mesmas fica diminuída. Quando fazemos o “jogo” contrário, ou seja, quando colocamos nosso foco nas soluções destes problemas, ou até mesmo dedicamos este foco para atividades que elevam nosso estado psíquico, físico e emocional, a nossa realidade começa a ser modificada, e passamos a ver mais “Hondas” por aí.

Percebo que muitas pessoas que possuem objetivos diversos na vida apresentam uma maior dificuldade em conseguir atingir êxito do que aquelas que perseguem um único objetivo ou dois apenas por etapa.

As pessoas da segunda categoria raramente falham, pois dedicam mais energia concentrada para um único fim de forma que aumentam tanto a força quanto a velocidade para chegarem ao objetivo final.
Belo exemplo disso é aquele onde o sujeito nasceu com tantos talentos e opções que acabou por não realizar nenhum deles. Essa frase é clássica: “Nossa, fulano tinha tudo para se dar bem!”.

Se você anda se sentindo jogado em 10 mil direções ao mesmo tempo, se não sabe para onde ir, se agarrou o mundo para tentar fazer algo dar certo e tudo está dando errado, pare e reflita!

Se sua mente anda cheia de pessimismo e negativismo e você anda culpando o mundo por isso saiba que a culpa não é do mundo. Você não é tão inocente quanto parece. Toda energia que você coloca em movimento numa direção ganha força. E a energia que é alimentada por milhares de pessoas ganha uma força extraordinária. Então aqui também falamos do foco que influencia o inconsciente coletivo.

Forças apenas operam abaixo do nível da consciência quando as pessoas estão vivendo no modo “piloto automático”. Assim que ganham consciência, e isso implica enxergar e assumir responsabilidade, nem que seja como coparticipante do caos, o poder para a alteração se torna disponível. E então elas podem mudar o foco e começar a dar força e velocidade para aquilo que realmente querem, seja a nível pessoal, seja social.

Se o noticiário lhe massacra com problemas é para que seu foco não esteja na solução! E pessoas inconscientes alimentam esse foco, pois essa força não existe por si só. Ela é apenas uma força resultante, lembra-se de Newton? Pois bem, o que aconteceria se você passasse a direcionar seu foco para outro local? Ela perderia um pouquinho de sua força e velocidade. E se outros passassem a tirar a atenção dali? Diminuiria mais ainda em intensidade e velocidade. Percebe a equação? E, enquanto isso, sua vida passa e seus objetivos, sua felicidade, aquele propósito de vida que o faz levantar de manhã cedo com um sorriso no rosto, esvaem-se por entre os dedos.

Portanto, sugiro a você, caro leitor, que se encontra numa situação confusa, apática, negativa, enrolada, truncada, que mude seu foco.

Faça o teste. Comece com algo pequeno. Não precisa ser algo gigante do tipo: “Mudar o mundo em 7 dias!”. Mude o foco dos problemas para as soluções. Scaneie seus pensamentos. Troque o pensamento negativo pelo positivo. Determine-se a cumprir uma tarefa simples, mas que não seja habitual. Trace um ou dois objetivos profissionais, pessoais e corra atrás de sua realização. Faça uma lista de prioridades e numere itens (como práticas, atitudes, situações) que fortalecem estes seus objetivos e aquelas que lhe desviam ou tiram energia do mesmo.

Pense que esta energia é dinheiro (e ela pode ser). E que você está fazendo um grande investimento. Onde você irá aplicar esse dinheiro? Lembre-se que onde você for colocar ele tende a render. Se aplicá-lo em coisas negativas, você terminará como uma poupança de medos, inseguranças, insucessos, culpas, frustrações.

E se aplicar em coisas positivas? Qual será o saldo?
Pense nisso e FOCO!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 131



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.