Esperança

Esperança
Autor Teresa Cristina Pascotto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A esperança não pertence ao mundo da inconsciência e das ilusões; a esperança pertence ao mundo da consciência e dos caminhos que levam à realidade “real”. Aqueles que têm verdadeira esperança, nunca se deixam destruir por causa das inúmeras situações de dificuldades e bloqueios que a vida traz.

As pessoas que nunca desistem definitivamente de ter esperança são aquelas que se deixam envolver pela vida e vivem o que for preciso, dentro dos desígnios de suas almas. Mesmo que nestas experiências de vida chegarem ao fundo de um poço escuro, sombrio e aparentemente sem saída, onde caíram justamente por terem se iludido nos caminhos da dualidade, vivendo momentos de pânico e desespero, ainda assim, em algum momento “mágico”, mesmo mergulhadas na desesperança plena, elas sentirão novamente o pulsar da esperança latejando dentro de si.

Mesmo neste despertar para a esperança, o ego está ali, e se olharem racionalmente para a situação de suas vidas, pensarão que não há nenhum meio de sair da condição grave de paralisia, dor e sofrimento. O pensamento é negativista, o ego as levará a analisar racionalmente a situação, de acordo com suas limitações e, obviamente, não conseguirão enxergar a mínima possibilidade de se libertarem dessas limitações e muito menos de criarem novas possibilidades de mudanças reais para suas vidas. E é dentro deste contexto grave de condições extremas de dificuldades e limitações, que não deixam a mínima condição de saída para uma vida de mais bem-aventurança, que a luz da esperança acende e se manifesta.

As pessoas, então, continuam olhando racionalmente para sua situação de limitação (ou perda de tudo o que tinham), mas algo, a esperança, as faz serenar, suavizar as tensões, a olhar para a mesma condição de limitação, sem o sofrimento e o medo de que nunca mais conseguirão se reerguer. Esta leveza as leva à aceitação. Então elas são capazes de olhar para sua vida como um todo e mais especificamente para o momento grave de vida, e são capazes de aceitar e compreender, tranquilamente, que todo o caminho evolutivo que percorreram com tanta determinação e perseverança, as conduziu até ali.

Claro que após uma longa jornada no caminho para a evolução real, o ego criou muitas ilusões a respeito dos resultados que obteria com essa jornada. Mas os desígnios da alma são totalmente diferentes dos desejos ignorantes do ego. A alma nos leva a avançar, sem nada nos prometer. Nos conduz por caminhos de desapegos e entrega, mesmo que isso nos cause muito medo. Não há um meio termo, ou nos entregamos e a deixamos comandar nossa jornada, aceitando qualquer resultado a cada passo, ou ficamos rígidos, tentando controlar cada passo da jornada, o que significa que não há entrega do ego, mas sim uma falsa entrega, num jogo que ele faz de disputa de poder com a alma. Muitas vezes, a alma ainda não tem poder de liberdade suficiente sobre o ego e tudo o que ela tem é um ego que se diz aliado a ela, e ela sabe que isso é falso, mas se isso é tudo o que ela tem, então a alma aceita e vai lidando com os recursos que são possíveis. Porém, dependendo do nível de consciência de cada pessoa, às vezes a alma já obtém uma entrega mais real do ego e a condução à jornada é mais fácil

Independentemente de ter uma entrega real ou falsa do ego, quando uma pessoa atinge este ponto em sua busca evolutiva, já não há caminho de volta. Assim, quer o ego se entregue ou lute contra, a jornada prosseguirá. Dependendo da escolha do ego, a pessoa poderá ser “mais feliz ou menos feliz” em sua jornada. A jornada continuará.

Os desígnios da alma são misteriosos para nós. Somente quando já tentamos de tudo para criarmos uma vida feliz e os resultados foram sempre de infelicidade ou insatisfação, é que decidimos nos aventurar pelos caminhos da alma. Isto quer dizer que o ego é forçado a seguir outros caminhos, porque é obrigado a reconhecer que tudo o que tentou para buscar a tal felicidade, fracassou. Os ideais do ego são os mesmos, foi ele que criou as metas para nossa vida, o que ele idealizou para ter uma vida de sucesso, felicidade e poder, ainda é o que ele quer, portanto, quando ele se rende às evidencias de fracasso e se deixa conduzir pela alma, tudo o que ele quer é fazer dar certo os seus planos ilusórios. Ele não acha que vive de ilusões, ele realmente acha que sabe tudo e que sabe o que é bom para nós. O ego vive puramente de ilusões, reforço isso, pois esta é a realidade na experiência pelo ego. Quem vive de ilusões, com certeza sempre se desiludirá em todas as situações de vida. Os ganhos que se obtêm na vida, são insignificantes, superficiais e ilusórios, pois mesmo que o ego tenha alcançado um determinado objetivo, ele não se sentirá satisfeito porque o projeto de vida está totalmente orientado e ajustado para as suas necessidades infantis, mesquinhas, ignorantes e ilusórias.

Não há como obter resultados satisfatórios dentro de um projeto tão limitado e impossível de se realizar. Mas o ego prossegue em suas buscas e, como já citei, após uma longa experiência de vida em que tudo parece “dar errado”, o ego, em seu desespero, busca ajuda da alma, não para que ela o ajude a ver a realidade e a abrir mão do seu projeto ilusório, mas sim, para fazer dar certo o projeto ao qual ele se apega com obsessão.

Enfim, se a alma consegue ter um ego mais desenvolvido e mais entregue ou um ego falso e sem desenvolvimento, não importa, pois este é o momento para que ela tenha um pouco de poder. E assim ela nos guia em sua jornada, uma trajetória dentro de um caminho que não tem volta. O ego se apavora dentro desse caminho, mas ele agora já sabe que sua vida estava totalmente destruída e não lhe resta outra opção a não ser embarcar “na loucura da alma” – como ele pensa – e ver aonde isso o levará. Apesar de o ego pensar desta maneira, obviamente ele espera ainda ter domínio sobre a alma e, com isso, sobre os resultados, e espera que todos os recursos que a alma está desenvolvendo e utilizando o levem a resolver seus problemas de vida, consertar o que está destruído em sua vida e finalmente criar a vida tão sonhada em seus devaneios ilusórios, em sua síndrome de Deus!

Por isso, a cada passo na jornada da alma, o ego se frustra, se desilude, se vê mais prisioneiro e perdido do que estava antes de se deixar conduzir pela alma. O pânico é imediato e certeiro, sim, o ego sempre é tomado de pânico por ver que os resultados obtidos a cada passo, são totalmente diferentes e incoerentes com tudo o que ele planejou. Quando o ego sente esse pânico por se deparar com novas situações de vida que desejava alcançar, porém, acreditava que nessa nova situação estaria seguro, poderoso e confiante, onde tudo fluiria a contento para ele, o ego é surpreendido com um resultado totalmente diferente do que esperava: ele se vê diante de uma situação totalmente nova, onde ele não sabe o que fazer, como sere o que pensar. Além do mais, por toda a jornada de abertura de suas percepções sobre a realidade da vida que a pessoa desenvolveu, ela logo percebe o que está se manifestando ocultamente, ela tem certa consciência da realidade real e entende que está diante de um momento em que está sem nenhuma ferramenta antiga para usar no novo momento. Isto leva a pessoa a sentir pânico, pois achava que a esse ponto de sua vida, saberia o que fazer e que os resultados seriam totalmente satisfatórios. Ela logo sabe que sua jornada real, aparentemente, está apenas começando e... sem nenhum recurso antigo a partir do qual possa se firmar.

Claro que diante do novo, não se deve tentar usar o velho. O velho deve ficar para trás, pois ele tinha certo valor para seu “velho nível”, mas no novo nível alcançado, nada do que já foi possível fazer, sentir e usar, poderá se manifestar. O pânico aumenta. Mas isto é apenas por causa do ego que continua querendo fazer com que as coisas sejam do seu jeito, então ele é tomado de pânico diante da extrema desilusão e desesperança que o acomete. Ele percebe que chegou a “um lugar” e que nesse novo lugar ele não tem poder nenhum e se arrepende de ter chegado até ali. Ele começa a questionar tudo e lhe vem o pensamento de que foi enganado, que foi seduzido pela alma e que ela o levou a um lugar sinistro, destrutivo – ele percebe isso de imediato – onde se sente encurralado, além de sentir que seus (falsos) poderes se esvaem. Isto o leva ao poço da desilusão, ao desespero, e mais pânico que só aumenta a cada momento.

O ego fica irado, revoltado e paralisado diante da nova situação – esta nova situação poderá ser realmente uma mudança na vida da pessoa, ou apenas uma condição interna que se modificou. O primeiro pensamento é de voltar para o velho, mas além de não ser mais possível e ele sabe disso, algo nele se modificou e ele entende que não quer voltar para o velho. Mas também não quer ficar no novo... E mais desesperança e medo o acometem. Ele realmente acredita que está tudo errado, que cometeu um grave erro em tomar a decisão de seguir a alma!

Quanto mais se intensifica a desilusão do ego e o desespero por não ver saída para essa grave situação – grave na percepção limitada do ego, pois é suprema para a alma -, mais a alma ganha poder para o conduzir um pouco além.

Ela o conduz a uma certa paz, proveniente das sugestões que ela emana ao ego, no sentido de o levar a aceitar as condições conforme elas se apresentam. O ego vai serenando e parando de espernear em sua arrogância. A alma leva o ego a perceber que de nada adiantará ficar revoltado e paralisado de pânico, pois agora é fundamental que ACEITE as novas condições, quer ele goste e acredite ou não. Ao cessar a revolta e indignação, o pânico também perde um pouco a intensidade, e tudo se suaviza e a tranquilidade vai se instalando. O ego percebe que suas crenças negativas o levam a somente esperar o pior desta nova condição, a alma o conduz pacientemente, sugerindo sentimentos e sensações novas, de mais paz, de mais fé e, finalmente, ela ativa o poder da esperança que há dentro da pessoa. Este poder existe em todos os seres humanos.

O ego então relaxa, ergue-se e começa a “olhar com outros olhos” para a mesma situação. A alma, gentilmente, o leva a perceber que esta nova situação é uma oportunidade para as mudanças reais que ela deseja alcançar. O ego se incomoda, pois ele não quer mudanças que não entenda e que não possa controlar, ele quer manter o seu mundinho ilusório e limitado, mas fazendo consertos e ajustes para ser feliz nesse mundinho. Isto é impossível. Então, mesmo contrariado, o ego oscila entre compreender a nova realidade e perceber as oportunidades que a vida poderá trazer, e entre se fechar em sua teimosia, para não deixar que o fluxo natural da vida possa leva-lo a condições cada vez mais diferentes do que ele idealizou. Nestas oscilações, algo vai mudando no ego e a alma vai se ajustando a ele e o conduzindo cada vez mais para um “novo mundo”. Este é baseado no mundinho que o ego criou, mas com total capacidade para mudanças reais que incluem desconstruir o velho mundinho do ego.

Mesmo com medo e cheio de dúvidas, o ego não tem opção e acaba cedendo cada vez mais e a esperança se fortalece. A esperança é cheia de força e poder, quando ela se manifesta, a pessoa não sente necessidade de pensar e entender sobre o que fará daqui para frente, ela apenas sente que “está tudo certo”.

A força da esperança, por si só, faz abrir um canal de poder vital dentro da pessoa, que se expande num fluir de presença, de vitalidade, de vontade. Quanto mais uma pessoa alcança níveis mais elevados de consciência, mais ela precisará ancorar na Terra, em seu corpo físico. Aqui começa também uma nova jornada em termos de fisicalidade, pois é fundamental que a pessoa esteja bem presente, bem firmada em seu corpo físico, este templo sagrado que ancora e dá continente a todas as potencialidades do ser em suas outras dimensões, até as mais elevadas.

A cada momento do fluir do poder vital, a pessoa vive uma nova experiência, muito sutil num primeiro momento, para que ela se adapte a esta nova condição. As buscas pela expansão de consciência, sempre levam as pessoas, equivocada e inconscientemente, a “fugirem para cima”, na tentativa de viverem menos na dualidade. O caminho da evolução sagrada, determina que a pessoa deverá “subir aos níveis mais elevados” na mesma proporção em que “descer em sua humanidade”. A rejeição à dualidade é natural nos processos evolutivos, mas isto tem um propósito que é aproveitado até o ponto em que esta fuga da dualidade seja “saudável” ao processo. Digamos que as pessoas estão totalmente atoladas na dualidade e o processo evolutivo as leva a se desatolar, usando a rejeição à dualidade como ferramenta única disponível. As pessoas querem subir sem nunca mais voltar, mas isto não é possível e, então, criam um “limbo cinzento” para que subam e fiquem nele, sem exatamente estar fora da dualidade, mas também sem estar dentro dela.

Este limbo é saudável também até um ponto do processo evolutivo. Deste ponto em diante, a pessoa terá que escolher “subir e descer”, ou seja, sair do limbo. O limbo se torna um lugar de descanso, até saudável, reforço, pois ele é o meio do caminho entre a densa massa da dualidade e os níveis mais elevados, mas não poderá ser eterno. É fundamental que o aprendizado em ficar no limbo, seja um caminho que ajudará a pessoa a “subir mais”, pois tem o limbo como base de apoio, e ajudará a pessoa a “descer mais”, se instalando na dualidade, usando o limbo como base de apoio para não se perder na dualidade. Esta condição é a ferramenta fundamental providenciada pela “Consciência Esperança”. Neste nível alcançado com a tomada de consciência, dentro do processo evolutivo sagrado, o limbo vai se iluminando e se transformando em “limbo branco”, um lugar de onde partir mais “para cima” e mais “para baixo”. É a consciência tomada e o “bom uso” do limbo como ferramenta de apoio e de manifestação da esperança, que fazem deste recurso um grande aliado aos novos passos da divina jornada da alma. O limbo branco será um lugar para a pessoa estar com consciência, sem a negação das condições e necessidades de sua humanidade e sem o desejo de só fugir para a espiritualidade. Será um lugar de descanso, de poder renovado.

É a Esperança que permeia todo este momento. A pessoa poderá ter esta consciência do processo evolutivo ou não, mas dentro dela estará ativada a esperança que emana um poder de compreensão mesmo sem compreender racionalmente. Ou seja, a pessoa “sabe tudo, mas não sabe nada, porque não sabe que sabe”, este “saber tudo” se dá pelo sentir de um poder interior que lhe diz que está tudo certo. Se a pessoa buscar mais, ela poderá encontrar informações que a ajudem a ter uma compreensão mais profunda e consciente. Mas não é fundamental.

Aqueles que já têm o dom da Esperança mais desenvolvido são os que estão mais à frente e já viveram este momento e podem, por ressonância, informar e direcionar a todos os que assim também buscam, a encontrarem os caminhos, que são sempre a partir da entrega à Alma. Mesmo aqueles que se julgam sem nenhum poder de esperança, também possuem a força da esperança dentro de si. São raras as pessoas que desistem totalmente de tudo em suas vidas. A grande maioria tropeça, sofre, se desilude e se revolta, mas sempre está buscando mais... claro que muito se baseia na força das ilusões, porém, o que não se sabe, é que a ilusão nada mais é do que o poder da Esperança manifestado de forma invertida. É a mesma corrente de energia, o mesmo poder. A esperança invertida e usada como ilusão, cria uma condição de vida que leva às extremas desilusões, o que, naturalmente leva ao despertar da Esperança, que então é a força real que leva a pessoa ao despertar para a realidade, abandonando aos poucos o mundo das ilusões. Portanto, tenha esperança, porque a esperança está dentro de você!

Independentemente do que você estiver vivendo neste momento de sua vida, pare, desista de tentar tão racionalmente encontrar suas respostas e soluções, porque você não as encontrará dessa maneira. Aceite que tudo está como está, e que é até isto que você chegou. A aceitação não é resignação passiva, mas sim, uma força ativa que nada faz, mas a tudo conduz... E então peça e deseje que sua alma o guie e faça de tudo para se entregar. Se você se permitir, sentirá um fluxo sutil e suave de Esperança se acendendo e se ativando dentro de você...

Reflita sobre isto, mas faça-o levando estas informações ao seu coração. Deixe que ele entre em ressonância com estas verdades, pois se levar tudo para a mente, racionalizando cada palavra, com certeza, você se perderá no racionalismo exagerado e abandonará o potencial de cura que estas forças estão emanando a você.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 34



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.