Reclamar não é a Solução!

Reclamar não é a Solução!
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A gente passa a vida reclamando de pequenas coisas quando na realidade, algumas pessoas, fariam tudo para estar no nosso lugar. Enquanto ficamos reclamando de pequenos aborrecimentos do dia a dia, como o trânsito congestionado, o barulho do vizinho, o filho que não nos trata bem, a amiga que é grosseira; outras pessoas, quem sabe, as que estão lutando para sobreviver, gostariam de trocar de lugar conosco.

RECLAMAMOS do trânsito tumultuado, esquecendo-nos dos muitos que sofrem numa cama de hospital e do quanto ficariam felizes em ter sua vida retomada.
RECLAMAMOS da dor de dente ou da dor de cabeça, enquanto muitos não têm acesso a um atendimento odontológico ou a medicamentos.
RECLAMAMOS da solidão, enquanto velhos e doentes são esquecidos por seus amigos e familiares, em asilos ou perambulando pelas ruas.
RECLAMAMOS do sabor da comida, enquanto muitos não têm o que comer.
RECLAMAMOS do incômodo do frio ou do calor, enquanto muitos não têm o que vestir.

Estamos tão acostumados a reclamar de qualquer coisa, que acabamos fazendo disto um hábito, muitas vezes, tão arraigado, que torna-se difícil eliminá-lo, de uma hora para outra.
Somente o processo de conscientização nos levará ao encontro de uma transformação pessoal, que oportunizará condições de efetuarmos mudanças eficazes em nossas atitudes.

O primeiro e o mais importante passo para a mudança está relacionado à percepção de nosso mundo interior. Quando adquirimos consciência do padrão interno que nos move a sermos pessoas controladoras, queixosas, vitimescas, acabaremos descobrindo quais as atitudes positivas que poderemos inserir no nosso comportamento, através de um novo modo de pensar e sentir.

Que tal agradecer mais?
Focar nas coisas positivas que tem a seu dispor: sua saúde, a situação financeira controlada, a paz de espírito, seus familiares e amigos a espiritualidade, enfim, procurar através da auto-observação, religar-se ao sentimento de gratidão que nos une ao Criador e a todas as coisas do Universo.

Da mesma forma, mesmo diante de algo que consideramos negativo, por que não agradecer?
Se tivermos um problema de saúde , por exemplo, por que nos queixar e lamentar?
Quem sabe,este problema veio para nos trazer algum tipo de ensinamento fazendo com que reavaliemos nossas posturas diante da vida.
E aquela dor que não cessa, talvez, seja um sinal ou alerta para que procuremos ajuda.

A verdade é que contribuímos para o surgimento de todas as dificuldades que nos rodeiam.
É cômodo crer que a vida está nos punindo de alguma maneira, que as pessoas são responsáveis por nossa infelicidade, mas o difícil mesmo é admitir que não estejamos fazendo o nosso melhor.
Todos os acontecimentos que nos cercam estão ligados a padrões de comportamento desenvolvidos ao longo da vida.
Assim sendo, é imprescindível o trabalho de auto-observação, objetivando nossa reforma íntima , procurando reformular nossas velhas crenças e valores ultrapassados.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.