O PEIXE MORRE PELA BOCA!

Autor Suzy Reigado Ferreira - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Bem, creio que já ouvimos esta frase em algum momento de nossa vida. Não, é verdade? E se não ouviu irá ouvir. Pois, creio que é a frase mais sábia que alguém poderia dizer e isto em vários sentidos. Se formos analisar tudo acontece pela boca e é nela que os primeiros contatos com o Mundo são feitos ao nascermos com a amamentação em sua fase oral e que perduram até a sua fase adulta, sendo o centro das maiores e melhores experiências nos primeiros meses de vida, expressamos amor ou carinho através de um beijo, nos comunicamos, falamos mal do outro, cantamos, nos alimentamos, enfim. Indo além da questão da sobrevivência, do bebe ao homem adulto em busca do seio materno tendo aí a satisfação e prazer envolvidos.

A boca como vimos será sempre uma região de muita satisfação.

Porém, na maior parte das vezes esta etapa infantil da oralidade ainda persiste e se fixa em nós em aspectos extremos muitas vezes, como: fumar, falar demais, beber, se drogar, comer em demasia, e outros. E aí vem os excessos e as compulsões.

Em especial quero falar sobre os excessos alimentares. Nunca tivemos tanta oferta de alimentos quanto hoje como a partir da terceira guerra mundial, graças ao sistema moderno de logística e aos insumos na agricultura com novas tecnologias que tornaram as safras abundantes a qualquer época do Ano. Ajudando a cair os preços dos alimentos e os tornando disponíveis em nosso prato.

É difícil, muitas vezes resistirmos a uma pizza suculenta com nossos amigos, uma boa feijoada no inverno, aquele pudim de leite ou aquele prato de macarronada da mama aos domingos.

Mas, o que colocamos hoje em nosso prato?

E quando comemos compulsivamente?

Ingerindo cinco ou seis mil calorias numa só refeição em nosso dia a dia?

Ai, nos tornamos comedores compulsivos. No sentido da perda de controle, alcoolismo e comer compulsivo são doenças semelhantes. Porém, a orientação de evitar sempre o primeiro gole para os alcoólicos não pode ser seguida pelos comedores compulsivos, pois não há como evitar a primeira refeição.
Muitos profissionais questionam se de fato o comer compulsivo não seria uma forma de dependência, dependência de carboidratos ou de açúcar, por exemplo. As pessoas costumam dizer: –“Não posso comer de jeito nenhum, senão perco o controle” c”Não posso comer um chocolate porque se não coma a caixa toda”. Mesmo que isso seja possível, ao contrário das dependências químicas, como álcool e drogas, a pessoa precisa aprender não a evitar, mas a relacionar-se bem com todos os tipos de alimento.


 Embora seja comum encontrar comedores compulsivos com sobrepeso ou obesidade fazendo parte de famílias também com histórico de sobrepeso e obesidade, o mau hábito alimentar adquirido em casa pode ter servido de gatilho para o aparecimento da doença em vários membros dessas famílias. Porém, todos os fatores devem ser levados em consideração: ambiente familiar, social, de trabalho, questões genéticas, familiares e assim por diante.

Muitos eventos ao longo de nossa vida também facilitam e desencadearam este tipo de processo como: casamento, separação, perda de emprego, mudança de residência, morte de um ente querido, promoção no trabalho. E sem falar na menopausa nas mulheres e suas oscilações humorais muitas vezes também durante a menstruação.

A reeducação alimentar é fundamental para termos resultados no tratamento, assim como podemos lançar mão de outras medidas como: acupuntura, florais, psicoterapia, fitoterapia, drenagem linfática que são medidas que pratico frequentemente em minha sala de atendimento.

O objetivo é educar o relógio biológico em relação aos horários alimentares e não se trabalha a redução de calorias diárias. Pois, como veremos adiante devemos consumir, porém em horários certos.

A milenar Medicina Tradicional chinesa MTC estudou o relógio biológico do homem ao longo de mais de 2000 anos seguindo os horários dos 5 elementos ao longo de nosso dia para ter uma vida saudável e equilibrada. Fogo, terra, agua, metal e madeira. Trabalhando assim de uma forma inteligente com a natureza biológica e energética do Ser Humano.

 

 

 

 

 
 
Horário biológico do Homem
 
 
 
Das 21:00hs- 23:00hs: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

 
 
 Das 23:00hs - 01:00h: O corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo. 

Durante as primeiras horas da manhã 01:00- 03:00hs: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo. 

 
De madrugada 03:00 - 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas. 

Manhã 05:00 - 07:00: desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino. (mesmo que não aconteça nada, crie o hábito de ir sempre no mesmo horário e tenha paciência.Isso ajuda muito!)

Manhã de 07:00 - 09:00: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. Principalmente se estiver doente. 


Para aqueles que querem manter-se em forma. 

Café da manhã antes das 7:30 é benéfico
 Os que não têm por hábito tomar o Café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer. 
Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso devemos ter em conta que das 00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procure dormir bem e não deite tarde. 

 
 
A reeducação alimentar, não se trabalha necessariamente sobre a redução de calorias diárias. Tenta-se adequar alimentos de valor calórico corretos e horários de refeição também corretos. De forma grosseira, significa que os alimentos próprios do café da manhã devem ser ingeridos no café da manhã; os do almoço, na hora do almoço e os o jantar, na hora do jantar. Parece óbvio, mas muitas pessoas não respeitam essa recomendação básica e comem no almoço o que deveriam ter comido no café da manhã. Outra medida importante é comer alguma coisa nos intervalos entre as três refeições principais. Agindo assim, mesmo que valor calórico do alimento seja baixo, o corpo irá perceber que está sendo constantemente alimentado.
Para a reeducação alimentar não importa muito o valor calórico dos alimentos, se é alto ou se é baixo. O objetivo é educar o relógio biológico em relação aos horários alimentares para a pessoa perceber que é capaz de controlar os episódios de compulsão e de atingir um nível satisfatório de saciedade.
Muitos comedores compulsivos passam o dia fazendo restrição dietética. Dizem que não dispõem de tempo para alimentar-se por causa do excesso de trabalho ou da vida agitada que levam. Por isso, os episódios de compulsão ocorrem preferencialmente nos finais de tarde ou à noite. Ora, qualquer pessoa que passe o dia restringindo a alimentação, quando chegar em casa, vai ter que “tirar a barriga da miséria” no ditado popular.


Então, vamos tentar repensar a nossa maneira de comer, para acima de tudo não ficarmos doentes depois.

Até o nosso próximo encontro!

Namastê


 

     





 

     





 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suzy Reigado Ferreira   
I- Chácara Sementes de Luz- Itaici- Indaiatuba-(019) 9.8102-6510 Canal You Tube- suzy reigado ferreira instagram- Suzy Reigado Terapias Facebook- Suzy Reigado Terapias
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.