Podemos nos iluminar ainda nesta vida?

Podemos nos iluminar ainda nesta vida?
Autor Carmem Farage - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Sempre que pensamos em iluminação, remetemo-nos a Buda, Gandhi e outros grandes mestres que já se iluminaram ou são entidades diferenciadas do comum, talvez predestinadas a serem quem são.

Esta visão pode nos colocar numa posição de inferioridade, fazendo-nos pensar que possamos estar distantes ou impossibilitados de trilhar o mesmo caminho que eles.

Muitas vezes, ao entrar em contato com pessoas em meu consultório, diante do sofrimento emocional pelo qual passam, ouço-as dizer, comentando os próprios erros: "Eu não sou santo" ou "Eu sou humano".

Penso no perigo que corremos em nos reduzir a um comportamento de fuga ou de negação.
Contra-argumento com uma reflexão:
- Eu não sou santo, mas posso me tornar um se eu quiser - só depende do meu querer!
- Eu não sou humano - eu estou humano, até que eu saia desta condição e me torne alguém para além do humano.

Como? Eis a questão!
O que realmente me separa daqueles que possuem uma mente tão avançada que superaram os limites da matéria? Por que existem seres que parecem estar acima da nossa condição humana?

Hoje já podemos refletir um pouco mais sobre a natureza dos seres humanos e concluir que estamos ainda submetidos a uma matéria densa, aprisionada em cinco sentidos que nos impedem de enxergar que a realidade física não é o que parece ser. As energias materiais são formadas, antes de tudo, pelas energias do pensamento, que pode nos proporcionar saltos quânticos transformadores, desde que tenhamos a consciência desperta.

A palavra (o verbo) que se torna carne é o início, a origem da vida em nós. Somos seres que em estado virtual podemos tudo. Temos, portanto, em nosso cerne, o potencial da iluminação. Nosso estado virtual se entrelaça com nosso estado real, fervilhando em nós todas as possibilidades de transformação que desejarmos.

Todo o Universo é um sistema quântico e o surgimento da vida na matéria se dá de acordo com regras que não se encaixam ainda na ciência do mundo visível.

Para Teilhard de Chardin, "A primazia concedida ao aspecto psíquico e ao pensamento no estofo do Universo foi um tema central de sua visão. Essa concepção encontra seu fundamento natural na tese de que a emergência da ordem biológica complexa provém da efetivação de estados virtuais, porque estados virtuais são semelhantes à mente, não à matéria". (O Fenômeno Humano, 1959, pag. 153).

Ou seja, é a realidade virtual que traz a possibilidade de concretizar-se e não o contrário. A matéria só se adensou porque a consciência assim o permitiu.
Quem somos nós que temos nos permitido e ao nosso redor a materialização da vida?

Vida é sinônimo de consciência. “A vida é o despertar da consciência. Mesmo no reino vegetal, existe alguma espécie de psiquismo difuso, crescendo à sua própria maneira”.

Em nós, seres humanos, a evolução se tornou consciente de si mesma e o poder da mente passou a ser uma importante força motriz. Um desenvolvimento totalmente novo começou quando a evolução entrou no âmbito do pensamento, quando o pensamento e a reflexão nasceram.

No modo clássico e convencional de se pensar a ciência, não há como enxergar que o pensamento exerce alguma função no mundo físico real. É como se o virtual (psíquico) e o real (físico), fossem entidades separadas. Mas não! O Universo virtual, nossos pensamentos, criam a vida!
Esta é uma verdade com a qual precisamos aprender a lidar.

Para Chardin, numa evolução consciente de si mesma, corre-se o risco de adoecer. Adoecimento que ele chama de “enfermidade tempo-espaço”. Já que, conscientes, deparamo-nos com o porvir que nos causa medo, angústia, tristeza, etc... advindos dos perigos de se estar no mundo.

Para sairmos deste estado de adoecimento, precisamos repensar a vida, aceitar que o mundo que se vê cria sempre as novas possibilidades. Não ficar paralisados diante das dificuldades momentâneas da vida ordinária nos tira da faixa vibratória densa e nos abre para o nunca antes imaginado, fazendo com que nos iluminemos ainda nesta vida.



Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 39



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carmem Farage   
Fundadora do Instituto Lumni, criadora da Terapia Lumni - uma terapia quântica que une ciência e espiritualidade sob a mentoria de Teillhard de Chardin. Psicóloga, Psicanalista, especialista em Regressão de memória, apometria Clínica, Mestra de Reiki Usui Tibetano, especialista em Medicina Chinesa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.