O problema do Brasil é espiritual?

O problema do Brasil é espiritual?
Autor Flávio Bastos - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


No dia 10 de Março de 2015, em reunião mediúnica na Casa Espírita Obreiros a Caminho da Luz, no Rio de Janeiro, importante mensagem enviada pelo plano espiritual foi recebida por médiuns trabalhadores da sessão. É o que veremos a seguir, na íntegra.

"Preocupados com a situação de desconsolo e tristeza que vive o povo brasileiro, os maiores do plano espiritual enviaram instruções para que todos os irmãos participem do movimento espírita cristão, no sentido de formar uma corrente composta por centros de luz em todo o nosso país para alterar o padrão mental e vibratório do povo desta nação, pátria do evangelho e coração do mundo.

Alertam-nos estes irmãos sobre a onda negativa que paira sobre a nossa pátria, propiciando a formação de clima deletério similar ao ocorrido na Segunda Guerra Mundial, onde a luta espiritual foi maior do que ocorrida no plano físico e que levou a humanidade ao sofrimento supremo que todos nós conhecemos.

Dizem-nos os orientadores do bem, que se prosseguir o clima ora instaurado entre as pessoas, com o sentimento de ódio, vingança, desesperança e pessimismo, há que se contar a possibilidade de ser iniciada uma guerra civil, levando às últimas consequências as mazelas oriundas do fraticídio que ela impõe.

Porém, tendo em conta que somos filhos de Deus, Pai infinitamente bom e justo, esta falange de amor nos indica o medicamento perfeito para revertermos as consequências da terrível doença que assola o coração do nosso povo: a prece verdadeira e direta em favor de nossos desorientados governantes, e a mudança imediata de nosso padrão mental, trocando o pessimismo pelo otimismo, a tristeza pela alegria, o medo pela coragem e, principalmente, a desesperança pela certeza de que tudo que possa nos acontecer tem a permissão do Pai Maior".

A crise institucional que vive o Brasil passa inevitavelmente pela política, à medida que a jovem democracia padece de uma doença chamada "ambição", onde dois grupos ideologicamente distintos polarizam a disputa pelo poder.

No seu histórico, a democracia deriva do grego demos, "povo", e kratos, "autoridade". Surgiu na Grécia, onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a democracia direta. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer. Surgiu, então, um novo tipo de democracia, a democracia representativa, onde o povo reune e escolhe -por meio do voto- os representantes que vão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político.

Portanto, se relacionado ao seu histórico significado, a democracia é uma referência saudável no âmbito do convívio humano, pois delega ao povo, na sua maioria, a oportunidade de escolher os seus representantes políticos.

Nesta linha de raciocínio, reportamo-nos à nota do Conselho Federal de Psicologia (CFP), elaborada pelo XVI plenário, em 19 de Março de 2016, que informa o seguinte: "O Conselho Federal de Psicologia vem manifestar-se sobre os últimos acontecimentos nacionais, de modo a deixar claro para a sociedade e a categoria profissional, o seu posicionamento em relação às violações e ao desrespeito às instituições democráticas consolidadas historicamente pelo esforço de luta da população brasileira.

Neste momento, viemos a público nos manifestar sobre a importância da defesa do estado democrático de direito, considerando que, sem a participação de todas as pessoas, de modo igualitário e equânime em seus âmbitos de inserção social, não é possível promover dignidade de vida e justiça social. Deixamos claro que o Conselho Federal de Psicologia defende uma sociedade humanizada, fundada em valores éticos que preservam a justiça, a democracia e os direitos essenciais de uma vida digna para todas as pessoas". (site.cfp.org.br)

Por outro lado, considerando-se as minhas experiências enquanto psicoterapeuta interdimensional e coordenador de sessão mediúnica espírita, posso reafirmar -pois já havia afirmado outras vezes- que trazemos em nossa bagagem existencial, tendências comportamentais que revelam um conjunto de crenças e valores. Conjunto que cedo ou tarde poderá identificar-se com uma ideologia, que é um grupo de ideias conscientes e inconscientes que constituem os objetivos primordiais do indivíduo, orientado para as suas ações sociais e, principalmente, políticas.

Pois bem, se associarmos o padrão comportamental que herdamos de outras vidas, tendo como pano de fundo a democracia como parâmetro para uma lúcida avaliação sobre a situação política do Brasil, chegaremos à conclusão que o nosso problema passa pelo âmbito espiritual, mas passa também pela abordagem sociológica, psicológica, política, ética, cultural e histórica da questão, ou seja, é um problema que nos remete à esfera da consciência, que necessariamente percorre o caminho do autoconhecimento e do amadurecimento espiritual.

Neste sentido, talvez o sexto elemento para uma análise consciente da situação brasileira, que consta no final da nota elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia, sintetize do que necessitamos enquanto ideal de sociedade fundamentada no estado democrático de direito: "Por fim, e não menos importante, queremos nos posicionar de modo solidário e defensor dos direitos das mulheres, negros, indígenas, jovens, população de rua e comunidade LGBT, que sofrem violência, entendendo que uma sociedade construída em bases humanitária, igualitária e justa é uma sociedade que assume, incondicionalmente, a consolidação dos direitos humanos em todas as instâncias e contextos sociais".

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.