Libertando-se do vício de julgar

Libertando-se do vício de julgar
Autor Espaço Astrolábio Centro Terapêutico - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A nossa sociedade tem como característica o hábito de julgar. É muito comum percebermos as pessoas à nossa volta e muitas vezes nós mesmos, gastando o precioso tempo criticando alguém. A crítica construtiva é altamente benéfica, quando colocada em um momento certo, mas na maioria das vezes a fala é usada apenas para acusar, sem o devido cuidado de se tornar agente de transformação efetiva. Como podemos manifestar a nossa opinião de forma construtiva, perante o outro, em relação ao que percebemos que precisa ser transformado?

Segue abaixo, algumas sugestões:

- Observe porque determinada condição o incomoda tanto.
- Perceba quais são os sentimentos, sensações e ações que esta situação lhe provoca.
- Tome uma distância e verifique se a crítica que você vai fazer trará de fato uma mudança na situação.
- Use a sua criatividade, para trazer novas formas de apontar para o outro aquilo que precisa ser mudado, evitando ser redundante.
- Verifique aquilo que você pode mudar, para favorecer a mudança do outro.
- Perceba quando a sua fala está baseada na necessidade de mostrar para o outro que você tem razão, ao invés buscar uma solução para a mudança.
- Evite fomentar fofocas e intrigas.
- Lembre-se de elogiar o outro, ao invés de apenas criticar. Muitas vezes a pessoa que está em um padrão negativo está tão condicionada a repeti-lo e não consegue sair deste ciclo. Lembre-se que muitas vezes você também age assim. Pense como gostaria de ser tratado, quando isto acontece com os seus padrões doentios. Procure se colocar no lugar do outro e agir com mais tranquilidade. Quanto mais agimos a partir do nosso eixo de equilíbrio, melhores resultados obtemos. Experimente!

Namastê

Mônica Pantarotto

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Espaço Astrolábio Centro Terapêutico   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.