PÓS-VERDADE!

PÓS-VERDADE!
Autor Cássia Marina Moreira - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Mas quando história é esta agora, na ordem dia?

Então... acontece que este é o mais novo termo eleito pelo dicionário Oxford da nada mais – nada menos famosa faculdade, que todo ano escolhe uma palavra como sendo a “mais – mais do ano.

Ano passado foi “emoji” a carinha emocionada chorando de tanto rir. Que é usada em larga escala pelos “zap-zap” da vida.

Em outro ano foi a palavra “selfie”, assim como a palavrinha “brextiteer” de quem foi a favor ou fez aquela famosa campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Este ano acaba de sair a que marcou está ano, principalmente nesta época de eleições americanas, foi na quarta-feira 16/11/2016 que surgiu termo o que será doravante o termo do ano de 2016 -“post-thrut”, e ouvi discussões até que acalorado as sobre o tema em vários órgãos de comunicação, numa tentativa de clarear as ideias e todos os 'porquês' que isto aconteceu.

O que afinal é uma pós-verdade?

O próprio dicionário Oxford define como um adjetivo que referência a “circunstâncias em que os fatos objetivos têm menos influência na formação de opinião pública do que os apelos e emocionais e as opiniões das pessoais”.

Só foi percebido como a “palavra” do ano por ter tido seu uso aumentado – acredite - em 2000% no período das eleições americanas! Onde a “notícia dada nem sempre era de uma representatividade e veracidade compatível”.

Programas políticos recheados de falsas notícias e nas mídias sociais e mentiras deslavadas de candidatos ou mesmo de figuras de grande importância dentro do mesmo partido.

O certo é que pós-verdade não significa – mentira – é importante salientar isto! Tão pouco, não se pode deixar de dizer que é uma pretensa verdade!

Que esta em conformidade com o real, isto é o que diz o dicionário diz sobre a verdade. Já “pós-verdade” só passou a existe agora, quando a grande sacada é ganhar pontos sobre o que o “disque-me-disque” que este “fala-fala” todo acaba causando, ou pode acabar causando. Se isso é verdade ou não isso pouco importa.

O frenesi que a mídia providência por achar que realmente tudo que esta sendo falado às escuras tem um fundo de verdade faz o show andar. Então os  boatos fazem qualquer ibope subir  ou descer dependendo do caso. O certo é que estar na boca do povo é que faz a grande diferença.

Fez até o final como acompanhamos pela TV sobre os EUA, e afinal o resultado das eleições americanas é a prova que a pós-verdade teve certos e inegáveis encantos...

Só que para ver no que isso tudo vai dar, teremos que esperar pelo menos um pouco mais...             

Por enquanto só mesmo interrogações...



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.