TPM O inimigo está dentro de nós e não do lado de fora.

TPM  O inimigo está dentro de nós e não do lado de fora.
Autor Suzy Reigado Ferreira - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. De uma semana antes até um dia antes. A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina, que interfere no sistema nervoso central. Hormônio, em latim, significa humor, onde estes hormônios serão alterados. Alterando os níveis de serotonina que um neurotransmissor cerebral que trabalha com estados de Prazer, Humor e Bem estar. Há outros fatores como baixos níveis de vitaminas e minerais, como as vitaminas E e B6. Diminuição do cálcio e do magnésio no organismo. Excesso de sal nos alimentos, ingestão de bebidas alcóolicas ou cafeína. Sintomas Emocionais:

• Depressão;

• Vontade de chorar;

• Irritabilidade;

• Ansiedade;

• Insônia;

• Fome em excesso ou falta de apetite;

• Sonolência;

• Dificuldade de concentração;

• Cansaço. Sintomas Físicos:

• Dor de cabeça;

• Acne;

• Aumento de peso de 2 a 3 quilos;

• Inchaço nas mamas;

• Dores osteomusculares (lombar);

• Distensão gasosa.

 Na medicina Chinesa numa das terapias que atuo consideramos que há um impedimento do Qi no organismo. Se o Qi (energia) flui, o sangue e os fluídos orgânicos circulam corretamente, não haverá o aparecimento de dores ou disfunções. Se o Qi por algum motivo deixar de circular normalmente, o sangue não fluirá adequadamente provocando dores, no caso da dismenorréia irá desencadear a manifestação da cólica menstrual e os sintomas associados da T.P.M. O fígado é o órgão responsável pela drenagem e dispersão de sangue em nosso organismo. Esse órgão também tem uma importante correspondência com o nosso psiquismo. É representado simbolicamente através do elemento madeira, um símbolo de crescimento e expansão em todas as direções. O fígado pode ser afetado quando a nossa expansão não é permitida ou reprimida, como na depressão, em sentimentos de frustração e inconformidade. Exposição ao frio e umidade também pode gerar cólica menstrual. A dor nesse caso é fixa, não tão intensa, porém de longa duração.

A mulher que sofre esse tipo de cólica prefere deitar-se encolhida e procura aquecer o baixo ventre. Decocção de casca de canela e pílulas de gengibre seco aliviam instantaneamente esses sintomas. Fatores como esgotamento ou doença crônica enfraquecem o organismo e principalmente os rins e o baço/pâncreas gerando deficiência de fluídos orgânicos e sangue. Nesse caso a estagnação deve-se à insuficiência. É preferível revigorar através da dietoterapia, fitoterapia e exercícios bioenergéticos como signo, taijiquan, yoga. Atividade sexual excessiva também prejudica o fígado e os rins, bem como um número grande de partos (com pouco intervalo de tempo entre uma gestação e outra). Outras causas possíveis que devem ser investigadas são a possibilidade de miomas uterinos e endometriose. O tratamento através da acupuntura e fitoterapia chinesa proporcionam resultados excelentes nos quadros de dismenorréia e a grande maioria dos casos pode ser completamente curada. Porém quando a dor menstrual for acompanhada de outras alterações orgânicas como miomas, cistos e endometriose o tratamento será mais longo do que o tratamento da dismenorreia funcional.

O inimigo está dentro de nós e não do lado de fora. Os movimentos ou bloqueios na mente irão repercutir em nosso corpo físico, pois não somos compostos meramente de sistemas interligado (corpo/mente/espírito). Metafisicamente falando: O inconsciente recebe cargas emocionais que se alternam Entre as mais sutis, às mais marcantes, e reage exatamente como um espelho: reflete em nosso corpo, tanto interna quanto externamente, tudo que foi guardado em termos de emoções. Cedo ou tarde ele acaba nos devolvendo, através de atitudes, palavras e pensamentos, aqueles sentimentos reprimidos no passado ou no presente. O ciclo menstrual deve ser visto como uma rara oportunidade de conhecermos o lixo que guardamos no subconsciente e assim podermos trabalhá-lo dentro de nossas mentes, produzindo o perdão, o desapego, e sentirmos o poder da criatividade que possuímos.

Todas as vezes que você sentir raiva ou tristeza durante o ciclo, reflita e pergunte para si mesma –. O que preciso compreender ou soltar? Seu coração lhe dirá e você se acalmará, pois estará solucionando algo interno, mal resolvido, com seu parceiro ou alguém e terá a oportunidade de perceber-se de perdoar acontecimentos antigos, soltar pessoas, deixando-as viver como querem. Deixando as coisas e pessoas fluírem libertando da alma menstruações difíceis, assim como a futura menopausa. A TPM sempre ocorrerá com mulheres de temperamento difícil, rebeldes e teimosas, porque são essas que possuem maior resistência em soltar algo ou alguém. TPM é sinônimo de temperamento difícil e que os hormônios apenas indicam a dureza de seu caráter, tanto mais ela sentirá que não precisa sofrer ou provocar perturbações em pessoas à sua volta se passar a ser mais flexível e amorosa para com os outros e para consigo mesma fora do período menstrual. Muitas mulheres sofrem dores durante o período menstrual porque pensam que é doloroso ser uma mulher. Por trás destes sintomas existem muitas questões ligadas à feminilidade e o papel da mulher bem como a sua evolução. Elas se tornaram mais competitivas, promoveram mudanças biopsicocomportamentais em um curto período de tempo.

Características de suavidade, receptividade, paciência, doçura e não resistência parece estar cada dia mais distantes. A busca pela “igualdade” tem anulado gradualmente as características da dualidade que se expressa em toda a natureza. A rigidez em não querer atravessar um processo “natural”, o uso de artifícios para deter, controlar e se puder “paralisar” a menstruação, revela a dificuldade em conciliar-se com a sua própria natureza, de entregar-se às “regras”, à sua sexualidade, ao homem. As propagandas bombardeiam informações sobre produtos que promovem a “independência”, permitindo-lhes fazer tudo o que desejarem, independente do dia do mês.

Existem diferenças físicas, energéticas, psicológicas e estruturais que diferenciam os homens das mulheres. O sofrimento reside em não aceitar as disposições inatas e lutar pela transformação contrária à natureza se transformando num Ser andrógeno.

Sugestões de tratamentos:

1-Acupuntura desbloqueando e equilibrando os meridianos necessários como fígado, baço pâncreas ou conforme necessidade.

2- Terapia Floral. A técnica de Bach auxilia no alívio de vários sintomas da TPM. Aposte nos florais Rescue Remedy (com cinco flores), Olive (para cansaço e desânimo) ou Crab Apple (elimina líquidos e alivia o inchaço). Saint Germain: Laurus Nobilis (alivia as cólicas e tiranas do passado)

3- Exercícios físicos revigorar através de exercícios bioenergéticos como qigong, taijiquan, yoga e ti chi.

4- Comer linhaça - Rica em fibras e vitaminas, a semente melhora o problema da retenção de líquidos. “A alta concentração de ômega 3 e 6 é um precioso preventivo dos incômodos causados. Consuma duas colheres (sopa) por dia na forma de farinha ou de semente”.

5- Comidas erradas “Diga não à cafeína, presente no café, nos chás e refrigerantes do tipo cola- cola”. A substância aumenta a irritabilidade e a dificuldade de pegar no sono. Evite enlatados, condimentados, açúcar refinado, bolos e gorduras em geral.

6-Diminuir o sal da comida para impedir o inchaço.

7-Faça sessões de drenagem linfática além de diminuir muito o edema melhoram a circulação e o sistema imune. O ideal é fazer as sessões uma semana antes da menstruação.

8- Beba muita água. A melhor forma de eliminar líquidos é ingerindo água pura. “A bebida estimula os rins a trabalhar mais e a jogar fora o sal”

9- Complemente com suplementos. As vitaminas B6 e E, o cálcio e o magnésio trazem efeitos benéficos. “São uma opção razoável para mulheres com sintomas leves os moderados da TPM”.

10- Mexa os quadris. ”A dança do ventre auxilia nos sintomas, uma vez que, enquanto dançam, os exercícios massageiam os órgãos internos e a região uterina, contribuindo para aliviar as cólicas”.

11- Não caia na tentação do chocolate. “Ele proporciona um prazer momentâneo e, após o término dessa sensação, ocorre o desencadeamento da depressão”.

12- Fitoterapia através do chá de ervas. ”Estão disponíveis na forma de estratos para aviamento em farmácia de manipulação”. Vitex agnus castus, uma árvore que atenua os picos hormonais. “Há ainda outras como hipérico, angélica e óleo de linhaça”. Óleo de prímula tem o ácido gama linoleico, que é um ácido graxo essencial, auxiliando na dor abdominal e mamaria. Chá de alcachofra para promover o Qi do fígado O Despertar da Deusa Interior

O sangramento é uma fonte de Poder e sagrado, contendo o Código Genético no sangue menstrual pode ser empregado para nutrir a Vida vegetal e acelerar o processo de crescimento. Compreender os mistérios do sangue traz um profundo conhecimento de Seu Interior. Este Planeta já passou por diferentes ciclos, houve um grande reinado da energia matriarcal na Terra participante e receptora, depois a energia patriarcal passou a reinar. O Feminino representa a Fonte e o masculino como a fonte é usada. É a Fonte que mantem todas as coisas reunidas.

É dela que deriva a Criação e a única que pode criar! Aprendam a honrar a Deusa Mãe. Aprendam a ter um senso de UNIDADE entre homens e mulheres. É necessário que aja um reequilíbrio. Quando valorizarem a Deusa, valorizam a Vida não desvalorizam a Terra e não matam. A Deusa Mãe representa o princípio do AMOR. A religião Cristã temia que o Poder feminino tirasse a autoridade da Igreja e dos homens. Olhem para além do que foram lhe ensinados e despertem do seu sono profundo de suas consciências.

Até nosso próximo encontro.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suzy Reigado Ferreira   
I- Chácara Sementes de Luz- Itaici- Indaiatuba-(019) 9.8102-6510 Canal You Tube- suzy reigado ferreira instagram- Suzy Reigado Terapias Facebook- Suzy Reigado Terapias
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.