E no final O INIMIGO MORA AO LADO!

E no final O INIMIGO MORA AO LADO!
Autor Cássia Marina Moreira - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Veja só, a gente toma tanto cuidado com todas as nossas coisas, no que diz respeito às latas, caixas d’águas, tampinhas, sacos plásticos, e tudo que possa ser um minúsculo criadouro do famigerado e altamente destrutivo mosquitinho aedes aegypti.

Limpamos tudo, cuidamos de tudo, corremos atrás de tudo que possa vir a ser um pequeno criadouro que seja deste monstrinho para que nós e nossos escapem da dolorosa febre e outras sequelas que sua picada é capaz de causar.

Mas então chega a noite e zzzzz e zzzzz e zzzzzz e então zzzzzz e simplesmente não se consegue dormir, porque algum safadinho pernilongo, esta a fim de sugar sangue, e enquanto procura o lugar mais aprazível para saciar sua vontade e fome; ele canta desafinadamente bem até que a caçada noturna começa.

Este minúsculo e barulhento pernilongo é capaz de fazer um grande estrago em articulações se estiver infectado com dengue, zika, e se for a outra doença ... então... a chikungunya aí sim piorou! E para 2017 este mesmo aedis aegypti traz mais uma modalidade que nem sei ainda qual é, pois esta se instalando, médicos e cientistas estão se debatendo para ver se resolvem sanar o problema na fonte e não depois de instalado dentro de nossas casas, ou seja, no criadouro.

Ele pode morar bem ao lado, eu cuido você cuida, porém nem todos; o vizinho aqui ... por exemplo, tem a tampa da caixa d´água amassada onde água da chuva empossa e permanecem dias e dias a fio, até a próxima chuva. Ou seja, não se esgota. Pássaros costumam beber água nesta piscina que forma, outros preferem ir e banharem-se por lá nas manhãs e tardes de calor.

Mas nas noites quentes quando todos querem dormir com as janelas um pouco abertas para deixar que o ar atravesse e refresque a casa e por consequência torne o nosso sono mais gostosinho, junto com a aragem da noite vem turma de pernilongos que se proliferem na mesma água da tampa amassada da caixa d´água da casa ao lado.

Como podem bem notar – o inimigo mora ao lado! – Na verdade nasce, cresce, vive e passeia pelo ao derredor. E é a aí que o perigo mora. Por enquanto não nos deixa dormir com seu canto um tanto desafinado e suas terríveis picadas, mas se a água continuar empossada breve todos vamos estar em sérios apuros por aqui.

Temos feito o que todos fazem, ou precisam fazer quando se tem vizinhos descuidados, ligar para avisá-los, avisar as autoridades dos postos de saúde e da prefeitura, enviei para o WhatsApp de uma programa de rádio logo pela manhã, postei no Facebook uma fotografia desta não sei se o reproduziram, mas pedi ajuda, e todos. Agora estou escrevendo aqui para os amigos e leitores do STUM, afinal é uma situação que aflige a todos e esta caixa d´água é uma alerta a todos.

 Outro exemplo muito bom é a calha entupida da casa do outro lado, que é apenas alugada para as antenas de telefonia celular que nem de longe se preocupa com a casa, esta pode estar aos pedaços; o que importa é a sala lacrada com ar condicionado, e a antena gigante no fundo. Se a calha esta lotada de plantas que quando chove enche de água e torna-se “criadouro”, pouco lhes importa.

 A ideia é colocar todos os olhos da cidade em alerta, todos olhando por todos, até que possamos resolver isto, dure o tempo que durar. É uma questão de mudar a educação e de limpeza urbana e social, mas principalmente uma questão de respeito em relação ao outro.

Entender que não é só a prefeitura que é a responsável pela limpeza das ruas da cidade, cada um é responsável por seu lixo e sua saúde.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.