Da série Terapias Holísticas: Florais de Bach – parte 1

Da série Terapias Holísticas: Florais de Bach – parte 1
Autor Rayra Kalidan - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


I)  A história de Edward Bach e dos seus florais.

Histórico:

Há relatos sobre o uso de florais pelos povos antigos, como é o caso dos egípcios, mas as suas essências teriam ficado esquecidas, tendo se perdido no tempo.

Sua “descoberta”, ou sua difusão no mundo moderno foi creditada ao médico e homeopata inglês, Dr. Edward Bach (1886 - 1936), na década de 1930, tendo se popularizado nos anos 80 (fato histórico).

Hoje contamos com pelo menos XXX grupos de essências florais, sendo as mais populares as de Bach, do Deserto, de Minas, da Austrália, do Arizona, do Himalaia, da Califórnia.

Definição de floral: É um tipo de terapia alternativa, ou seja, não reconhecida pela ciência, que se utiliza da essência energética das flores, objetivando o equilíbrio das emoções humanas.

II)  História dos florais de Bach:

O Dr. Bach encontrou os remédios buscando nos campos, as plantas que ele instintivamente sabia serem adequadas para ajudar em certos estados psicológicos específicos.

Com exceção de 3 plantas (Vine, Olive e Cerato), todas as outras usadas na confecção das essências florais crescem de maneira livre e silvestre, sem a interferência humana.

No início das pesquisas do Dr. Bach, ele descartou qualquer planta que fosse venenosa, que fosse cultivada artificialmente ou estivesse intimamente associada ao ser humano.

A sua preocupação com a pureza, a simplicidade e a beleza dos seus remédios pode ser identificada no resultado final do floral, indo de encontro aos métodos da medicina convencional, que faz uso de drogas químicas na confecção de seus medicamentos. Contudo, os florais não substituem o outro tipo de medicina, que tem a sua importância, dependendo da situação.

A classificação dos estados psicológicos foi feita através de uma cuidadosa observação da natureza humana e, mais especialmente, pela observação de como as pessoas reagiam de modo diferente quando sofriam de uma doença ou quando vítimas do estresse.

Há 2 tipos de remédio:

Algumas definições:

-     Personalidade – é o elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira de ser, aquilo que a distingue de outra pessoa.

 O que é personalidade? É o que nós somos, como nos vemos e nos relacionamos no mundo.

III)  A filosofia do Dr. Bach.

É essencial compreender que o homem tem dois aspectos: um espiritual e um físico, e que dos dois, o físico é infinitamente menos importante.

1) O homem tem uma FONTE que é seu verdadeiro Eu: um Ser Divino e, conforme permitamos, sempre nos guia, protege e encoraja.

2) Nós somos personalidades colocadas neste mundo, com o propósito de manifestar o conhecimento já adquirido no INVISÍVEL.

4) Enquanto ESTIVERMOS EM RESSONÂNCIA E CONEXÃO COM NOSSA FONTE, tudo será alegria e paz, felicidade e saúde. O conflito INTERNO é a base da doença e da infelicidade.

5) A unidade de todas as coisas, o Criador de tudo é Amor.  Tudo que conhecemos é uma manifestação do Amor, seja um planeta ou um seixo, uma estrela ou uma gota de orvalho, o homem ou a mais elementar forma de vida.  Deste modo, qualquer ação contra nós mesmos ou contra alguma outra pessoa afeta o todo.

São identificados 2 equívocos fundamentais na conduta humana: a dissociação entre alma e  personalidade e, a crueldade ou o erro para com os outros, pois constituem desvios  da Unidade.

O corpo sozinho, sem comunhão com sua FONTE é uma concha vazia, uma rolha sobre as ondas, mas, quando há união, a vida é uma alegria, uma aventura de interesse absorvente, uma jornada cheia de felicidade, saúde e conhecimento.

Quando os três - alma, mente e corpo - trabalham unidos, o resultado é a perfeita saúde e a perfeita felicidade.

Como Filhos do Criador, temos dentro de nós toda a perfeição e viemos a este mundo simplesmente para podermos MANIFESTAR nossa Divindade. Deste modo, todas as provas e experiências porque passamos não nos derrubam, pois, através desse Poder Divino, tudo nos é possível.

Não estamos todos aprendendo a mesma lição ao mesmo tempo. Um está transmutando o orgulho; outro, o medo; outro o ódio e assim por diante, mas o fator essencial para a saúde é que nos conscientizemos da mensagem que a doença e seus sintomas estão procurando nos mostrar.

Qualidades e virtudes são relativas; o que é virtude em uma pessoa, pode ser uma falha em outra. Uma qualidade em si mesma não pode ser julgada certa ou errada sem se considerar o estágio vibratório do indivíduo.

Nossas Almas são perfeitas, pois somos filhos do Criador e tudo é para nosso próprio bem.

Todo verdadeiro conhecimento vem apenas de dentro de nós mesmos, através da comunicação silenciosa com a Alma.

As doutrinas e a civilização roubaram-nos o Silêncio, roubaram-nos o conhecimento de que sabemos tudo dentro de nós mesmos.

Busque com seus sentidos e sua mente, mas a resposta virá de sua alma interior. É assim que as andorinhas aprendem a voar cruzando o oceano.

Precisamos aprender a desenvolver a individualidade segundo a orientação de nossa própria FONTE, a não temer ninguém .Nosso único dever é obedecer o que diz a nossa própria consciência, que, em momento nenhum, deve tolerar o domínio de outra personalidade. É preciso que cada um se lembre que sua Alma estabeleceu para si um trabalho particular e que, a menos que realize este trabalho, mesmo não conscientemente, haverá inevitavelmente um conflito entre a Alma e a personalidade, que necessariamente irá se expressar sob a forma de doença física.

Ao permitimos interferência de outras pessoas, deixamos de ouvir o que diz a nossa alma e isso traz desarmonia e doença. No momento em que o pensamento de outra pessoa penetra em nossas mentes nos desviamos de nosso verdadeiro caminho.

Amor, Compaixão, Paz, Firmeza, Prestatividade, Força, Compreensão, Tolerância, Sabedoria, Perdão, Coragem e Alegria.

Nossa alma (aquela voz interior tão calma, a própria voz de Deus) fala conosco através de nossa intuição, de nossos instintos, nossos desejos, ideais, gostos e desgostos comuns. Qualquer que seja a maneira é mais fácil para nós ouvi-la individualmente.

Não devemos dar atenção à interpretação que o mundo faz de nossos atos. Somente nossa alma é responsável pelo nosso bem.

Se uma pessoa está enferma ou está tentando evitar uma doença, o princípio é sempre o mesmo: TRATE O PACIENTE de acordo com seu estado interior, de acordo com seu caráter, sua individualidade e você não errará.

IV)  A doença.

A doença é o resultado do conflito que surge quando a personalidade se recusa a reconhecer as orientações da.

A doença é única e puramente uma correção; não há nela nada vingativo nem cruel. É simplesmente o meio para nos informar desvios de rota, impedir que cometamos erros maiores, para evitar que causemos danos maiores, para nos trazer de volta ao caminho da Plenitude Integral ... Sempre que cometemos um erro há uma reação sobre nós, trazendo-nos infelicidade, desconforto ou sofrimento, de acordo com o erro cometido.

A doença é o resultado do mau pensamento e da vibração mal dirigida e cessa quando a  e o pensamento e sentimentos são corrigidos, retornando ao estado original, à Norma do Criador.

A doença nunca será curada ou erradicada pelos atuais métodos materialistas, pela simples razão de, em sua origem, a doença não ser material.

O que conhecemos como doença é o resultado final produzido na corpo, o produto final de vibrações contínuas e de LONGA duração. E mesmo que o tratamento material seja aparentemente bem-sucedido, isso não é nada mais do que um alívio temporário, a menos que a verdadeira causa seja eliminada. ... Em muitos casos, a recuperação aparente é prejudicial, uma vez que oculta do paciente a verdadeira causa de seu problema e, na satisfação da saúde aparentemente renovada, o fator real, ao passar despercebido, pode ganhar força.

As doenças fundamentais do homem

As verdadeiras doenças fundamentais do homem são defeitos tais como o orgulho, a crueldade, o ódio, o amor-próprio, a ignorância, a instabilidade e a ambição. E se considerarmos cada um deles, veremos que são contrários à Unidade. Defeitos esses são as verdadeiras doenças ... e a constância e persistência em tais defeitos, após termos atingido aquele estágio de desenvolvimento em que sabemos que são errados, precipitam no corpo os resultados prejudiciais que conhecemos como doença.

As causas reais de doenças são: controlar os outros, medo, inquietude, indecisão, indiferença, fraqueza de caráter, dúvida, excesso de entusiasmo, ignorância, impaciência, terror, tristeza.

V) Método

O método se baseia na simplicidade.  Não é a doença que importa, é o paciente. Não é o que o paciente tem, não é a doença que é importante tratar, porque uma única causa do desequilíbrio pode apresentar sintomas diferentes em pessoas diferentes.

No próximo artigo, conversaremos sobre: A ALMA E OS SEUS ESTADOS DE ÂNIMO e também sobre COMO FUNCIONAM OS FLORAIS.

Até já!

Rayra Kalidan

https://rayrakalidan.wixsite.com/leidaatracaoepratica/livros



   





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rayra Kalidan   
Rayra Kalidan é Fundadora da ACADEMIA DE TREINAMENTO DE CRIADORES INTENCIONAIS, autora do livro: “Lei da Atração – GUIA PRÁTICO” (Ed. Novo Século), dançarina de Dança do Ventre (DRT: 21445/99), jornalista pós graduada em GESTÃO de Negócios, Reiki Master, Colunista em: Revista Digital Mistika, Portal Dona Digital, Penso Positivo, O Segredo e STUM.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.