Consumo de gorduras e inflamação no cérebro: como evitar.

Consumo de gorduras e inflamação no cérebro: como evitar.
Autor Pollyanna Patriota - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Já estão bem conhecidas e debatidas as ações devastadoras do alto consumo de gorduras para a saúde cardiovascular. Entretanto, novos estudos têm indicado para os danos causados por dietas ricas em gorduras saturadas e trans para o nosso cérebro.

Estas gorduras produziriam uma inflamação contínua no hipotálamo e os danos a esta região que se situa na base do cérebro e funciona como um sensor de nutrientes levariam à morte de neurônios responsáveis por controlar as sensações de fome e saciedade, assim como o gasto energético.

Este ciclo vicioso que envolve um alto consumo de gorduras saturadas e trans, danos ao hipotálamo, controle deficiente de fome e saciedade, levaria a um aumento cada vez maior de peso e maior sofrimento psíquico para aquelas pessoas que vivem na batalha para reduzir peso.

O centro de Pesquisa em Obesidade e comorbidades (OCRC, na sigla em inglês), informa que o dano cerebral causado por estas dietas excessivas nestas gorduras, poderia ser parcialmente revertido por meio do consumo de alimentos ou compostos ricos em gorduras saudáveis (as insaturadas). Este estudo foi publicado na Revista científica norte-americana Diabetes em outubro de 2015.

Em síntese, o consumo excessivo de ácidos graxos saturados levaria ao rompimento da barreira hematoencefálica em certas sub-regiões do hipotálamo. Com este sistema de defesa do cérebro desorganizado, ocorreria uma inflamação crônica e a morte de neurônios. Os estudos científicos demonstram que basta um consumo excessivo por 4 semanas (30% da dieta composta de gordura saturada) para que estes danos já sejam identificados.

Na prática, o que pretendemos alertar é que além de manter um estilo de vida saudável (como a prática de atividade física regular, por exemplo) reduzam o consumo de gorduras saturadas e trans se pretendem manter uma boa saúde e regular o peso corporal.

O que são gorduras trans? São gorduras produzidas a partir da modificação de óleos vegetais e usados pelas indústrias em produtos alimentícios ultraprocessados (margarinas, massas crocantes, biscoitos, sobremesas gordurosas, sorvetes, diversos alimentos congelados, batatas fritas industriais, salgadinhos de pacote e Fast-Foods em geral). Estas gorduras são desenvolvidas para deixar os produtos mais crocantes, cremosos e mais viciantes ao paladar das pessoas.

E onde encontramos as Gorduras saturadas: gordura animal, como as gorduras do boi e do frango, leite integral e seus derivados (queijos, requeijão, cremes), carnes gordas em geral. Por isso, o famoso hambúrguer (preparado com carne gorda) com queijo e bacon, seria um bom exemplo de produto excessivo em gorduras saturadas.

As gorduras insaturadas: incluem os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados. Ambos, gorduras mono e poli-insaturadas, quando consumidas com moderação e usadas para substituir as gorduras saturadas ou trans, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e ainda quebrar este ciclo de danos neuronais pelo consumo excessivo de gorduras ruins.

Estas são encontradas em alimentos tais como: azeite de oliva, castanhas, macadâmia,nozes, sementes (linhaça, abóbora, girassol, chia) e azeitonas. O abacate também é rico neste tipo de gordura. Outros alimentos como peixes de água fria, ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, cavala , truta, arenque) devem ser consumidos duas vezes por semana.

De todo modo, gostaria de alertar que o objetivo aqui não é reforçar o terrorismo nutricional que vem sendo pregado há décadas. Compartilhar informações científicas de forma mais simples é uma forma de tornar acessível o que só tem sido discutido somente por uma elite científica.

Trazer estas informações para a população em geral é a minha meta como profissional de saúde. Agora que você sabe que para manter seu cérebro saudável e também controlar o seu peso precisa ter cuidado com as gorduras trans e saturadas, importa ter cuidado na hora de comer fora de casa e também quando estiver no supermercado, evitando a compra destes produtos.

Lembre-se de que se compramos e deixamos estes produtos em casa, aumenta a chance de consumi-los diariamente ou em grandes quantidades. Enfim, no cotidiano você pode empregar estas informações com equilíbrio e sem exageros. Perceba que para uma vida saudável o que basta é a harmonia entre a qualidade e a quantidade, sobretudo quando se fala de Nutrição.
 

okss


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Pollyanna Patriota    
Diététicienne, Master of Science en Santé Maternel-infantile , PhD en Nutrition. Elle a été publié articles scientifiques, livres et chapitres de livres. Elle collabore avec certains sites internet, magazines et journaux.Conférencière avec une expérience nationale et internationale. Evénements et/ou Conférences : evidencenutri@gmail.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.