Ciúme insuportável e destruidor

Ciúme insuportável e destruidor
Autor Cristina Longhi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Um relacionamento ideal é aquele onde ambos conseguem se sentir bem, seguros, e com força para seguir em frente juntos. Quando em um relacionamento um dos parceiros começa a ter crises de ciúmes é sinal de perigo porque fará com que o outro parceiro comece a querer se livrar da situação o que causará brigas, mágoas e muitas cobranças desnecessárias.

Ciúme é algo que realmente destrói porque faz a pessoa que sente o ciúme ficar cega. Essa pessoa não percebe o exagero das cobranças ou dos comentários e, principalmente, não percebe o que está por trás do que sente. Ciúme não é frescura, ciúme é algo sério e que deve ser tratado. Claro, que um pouco de ciúme daqueles inofensivos é até gostoso, desde que não seja impedidor de nada.

Geralmente, a pessoa que tem muito ciúme, no passado se sentiu abandonada de alguma forma, pode até ter sido na infância onde, por exemplo, ao ganhar um novo irmãozinho a criança se sentiu excluída. Pode ter sido também uma situação onde a mãe ou pai não puderam dar a atenção necessária para a criança e algo ficou faltando. Esse sentimento de abandono deixou a pessoa com uma sensação gravada de forma errada dentro dela, a sensação de que ela precisa “segurar” seu lugar. Isso na vida amorosa é transferido para o parceiro e, então, a pessoa interpreta qualquer “perigo” como a possibilidade de outro abandono e então passa a cuidar de forma extremamente exagerada e errada, fazendo tudo ao contrário.  

A falta de estima e confiança em si mesmo é outro fator que faz a pessoa sentir medo de perder. A pessoa que acredita que não tem valor também não acreditará que o parceiro gosta dela e tentará fazer de tudo para que o parceiro não seja enxergado por outras pessoas e nem enxergue nada além dela. Nesta tentativa, a pessoa tenta tirar da frente qualquer obstáculo porque acredita que assim não corre tanto perigo.

Outro motivo comum que leva ao ciúme doente é a pessoa que lá no fundo não gostaria de estar mais naquele relacionamento mais não tem coragem de “fazer o serviço” e então provoca o ciúme para que o parceiro não aguente mais e termine o relacionamento.

O ideal de um casal que se relaciona de forma competente é estarem juntos e separados ao mesmo tempo. Cada um mantendo a sua própria individualidade e, em paralelo, compartilhando momentos e planos comuns com o fim de sentirem que juntos ganham cada vez mais força e alcançam mais metas.

Quando você se relaciona de maneira ideal com alguém, seu parceiro lhe ajuda, apoia, a elogia e dá força constante para você ser quem você realmente é.

Quando o ciúme começa a destruir o relacionamento, é preciso interferir para que a segurança interior da pessoa ciumenta seja resgatada e validada. Assim, o ciúme realmente acaba e o relacionamento pode se transformar para melhor. É mais possível do que você imagina!

https://www.cristinalonghi.com.br/
Texto Revisado
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.