Os Excluídos

Os Excluídos
Autor Jay Reiss - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Antes de qualquer explicação sistêmica, vamos a um exemplo atual: um grupo de radicais que acredita na supremacia branca se reúne para protestar e durante a manifestação se confronta com outro grupo que luta pelo direito social de pertencer. O segundo grupo é diferente do primeiro na cor da pele, na orientação sexual e nas ideologias. O confronto é tenso, violento e termina com feridos e mortos. Charlottesville, EUA final da semana passada.

Isso é novo no mundo? Não. Invés de ir pelo viés moral, as Constelações Familiares vão pelo viés Existencial. Isso é uma das coisas que eu amo nas Constelações: elas trabalham com fatos, não com as interpretações e julgamentos deles, e isso apura a nossa percepção.

Inclusão e exclusão são dinâmicas que acontecem na nossa vida comunitária desde que o mundo é mundo. Nós somos mamíferos, seres gregários e enquanto mamíferos, nós precisamos estar em grupo: isso é chamado de ordem do pertencimento. No mesmo passo, cada grupo tem as suas regras e normas, quando a pessoa não se encaixa nas regras e normas do grupo, ela é retirada. Esses são os excluídos.

Num sistema, tudo faz parte e todos pertencem. A definição de um sistema é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. E cada sistema possui uma inteligência própria. Quanto mais sintonizado com as leis naturais, mais funcional e harmônico um sistema é.

Vida acontece como um sistema universal: Nós vivemos num sistema solar e recebemos as influências do Sol. A vida nesse Planeta só é possível pela combinação da luz solar, caso contrário isso seria um bloco gelado impossível a nossa vida aqui. E as águas que formam a base da nossa vida aqui são afetadas pelas fases da Lua, influenciando várias coisas, dentre elas o plantio dos alimentos que nutrem os nossos corpos.

São sistemas dentro de sistemas, dentro de outros sistemas. É um milagre, se você parar para pensar bem no assunto.

O primeiro sistema ao qual pertencemos é o nosso sistema familiar. Primeiro porque sem ele, nós não estaríamos aqui. Recebemos o nosso corpo através dos nossos pais. É a vida que veio através deles para nós. E isso é um fato.

O pai e a mãe tem a sua trajetória pessoal e a sua história que aconteceu antes do(a) filho(a) chegar. Isso é chamado de ordem da hierarquia. E isso também é um fato.

E então, nós temos o primeiro sistema: o pai, a mãe e você, com o corpo que você recebeu deles. Pode ter muitos irmãos e irmãs ou nenhum irmão, e é ali que você foi apresentado a vida nesse planeta.

Muito bem, o tema aqui é exclusão. E estamos vivendo no século XXI com uma série de mudanças acontecendo em todos os setores da vida. E mudança é uma grande lei universal. Goste ou não das mudanças, elas estão acontecendo, continuamente.

As definições de família, casais, tipos e formatos de relacionamentos estão sendo revistos, e isso é parte de como nós aprendemos e nos desenvolvemos. Então, quando adentramos esses assuntos é essencial percebermos como as nossas definições pessoais de certo e errado ou “é assim que deve ser” interrompem o fluxo da percepção e da presença.

Uma das temáticas atuais a respeito de pais e filhos é: “Família é quem cuida.” Existe uma exclusão aqui? Sim, há. Quem são os excluídos aqui? Os pais da criança.

“Mas os pais abandonaram a criança. Deram ela para adoção.” Existe um julgamento aí? Sim. Claramente.

E isso tem consequências? Sim. Para todos, especialmente para as crianças.

Existe uma conexão entre exclusão e julgamentos, e esse tema possui muitas nuances, algumas grosseiras e muito evidentes como no exemplo do ocorrido em Charlottesville, e outras muito sutis, criando níveis variados de dificuldades e sofrimento na vida das pessoas.

Sobre esse tema tão atual que farei uma live na próxima Quarta-feira, dia 23/08 às 20h. No meu perfil pessoal do facebook

https://www.facebook.com/jay.reiss.9



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jay Reiss   
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.