SER AUTORRESPONSÁVEL III - PARTE FINAL

Autor Willes S. Geaquinto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Baseando no livro Autoestima, de Nathaniel Branden (Editora Saraiva, 1997), finalizando esta série seguem abaixo, com determinadas adaptações, algumas atitudes demonstrativas da autorresponsabilidade que merecem atenção. É uma forma de contribuir para que você, leitor ou leitora, consiga extrair daí algo de bom para ajudá-lo a melhorar a qualidade de sua vida emocional, física e, até mesmo, espiritual, pois, acredito que somos um todo que precisa estar em harmonia constante para podermos usufruir melhor do dom de viver.

Responsabilidade por suas escolhas e atitudes – Mesmo que no passado alguém tenha contribuído para algumas situações desconfortáveis que você enfrenta no presente, se deseja realizar mudanças que lhes sejam benéficas é importante assumir o comando da sua vida, pois, a coragem de assumir esta responsabilidade é que o levará a redefinir conscientemente suas atitudes e escolhas.

Responsabilidade por mudar sua postura – Quando você muda o modo de ser em relação a si mesmo, tudo fica mais claro. Por exemplo, ao substituir a pergunta: “por que sou tão acomodado?”, pela questão: “porque e como me tornei acomodado?”, você sentirá a diferença. Enquanto que a primeira pergunta mais parece um lamento, a segunda soa positivamente como uma investigação, um desejo de saber o porquê e de mudar. Do mesmo modo acontecerá, se você, em vez de reclamar que os outros sempre lhe tratam mal ou lhe desrespeitam, perguntar-se: “Por que contribuo para que as pessoas me desqualifiquem ou se aproveitem de mim?”; “Porque as estimulo a fazer isso comigo?”.

Responsabilidade pela adequada utilização do seu tempo – Partindo do princípio de que tempo é vida, o valor que você dá à sua existência está intimamente ligado ao uso que você faz do seu tempo. Você utiliza mal o seu tempo, quando, por exemplo: Ao estar com a família passa a maior parte do tempo reclamando dos filhos ou do cônjuge, desqualificando-os ao invés de proporcionar-lhes bons momentos; Quando vai a uma festa e passa o tempo a falar mal dos outros, a criticar e apontar defeitos em tudo; Quando vai a uma cerimônia religiosa e fica a entreter-se com tudo que ocorre ao seu redor, ao invés de participar positivamente dela; Quando no trabalho age com displicência ou negligência e só sabe reclamar de tudo e de todos; Quando se submete a companhias indesejáveis ou frequenta lugares desagradáveis, etc. Tempo, ou você gasta ou você perde!

Pense bem, enquanto você responsabilizar os outros pelos acontecimentos da sua vida tudo permanecerá estagnado, parado. Porém, quando você assumir que ela é um bem lhe pertence, multiplicar-se-ão as possibilidades de você torná-la cada vez mais produtiva e próspera.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.