Antes e você depois de que algo ruim aconteceu na sua vida.

Antes e você depois de que algo ruim aconteceu na sua vida.
Autor Cristina Longhi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Os acontecimentos na vida podem ser um grande divisor de águas. Vejo muitas pessoas que perderam a capacidade de serem elas mesmas depois de que algo aconteceu na vida delas. Pessoas que depois de um divorcio, uma perda, um acidente ou qualquer outro acontecimento como por exemplo algo que foi dito por alguém de forma errada à elas  fez com que  passassem a ter um comportamento fechado, encolhido.  Essas pessoas criaram uma trava dentro de si, ou o acontecimento deixou uma trava que fez com que  estas pessoas nunca mais fossem as mesmas. A boa notícia é que é possível recuperar aquela velha maneira de ser para que a pessoa consiga finalmente ser quem  realmente é.

 Você tem a impressão de que algo te segura? Você sente que não tem permissão para ser quem você gostaria de ser? Sente que não pode ou não deve ser você? Tem medo de tentar algo e ser tremendamente criticado? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas anteriores significa que você tem uma trava que impede você de progredir na sua vida.  Pode ser considerado como uma trava um acontecimento ruim na sua vida. Ou vários. Eu defino como trava algo que atravessou seu caminho e paralisou você, te impedindo de seguir, te impedindo de poder ser quem você é. Existem diversas maneiras pelas quais as pessoas travam na vida mais a principal e mais comum é quando depois do acontecido cria-se uma ideia equivocada na pessoa a respeito do que ela pode ou não ser ou fazer. Acontece principalmente quando essa pessoa acaba entendendo que não tem o direito de “ser” e passa então o resto da vida presa à sensação de que será sempre julgado e condenado, e de que alguém precisa permitir que ela faça ou não determinadas coisas.  Ou  quando aconteceu algo ruim e essa pessoa ficou com medo de que aquilo se repita e então passou a evitar a todo custo que aquilo possa acontecer de novo. Depois daquilo a pessoa não se expressa mais como deveria, literalmente trava, fica com medo. Tem pessoas que travam ficando vermelhas, tremendo ou contraindo o corpo de alguma forma. O perigo é  de que essas pessoas fiquem  travadas para o resto da vida. Mais isso tem solução, vamos começar a destrava agora.

As pessoas carregam muitas travas e muitas delas são criadas na infância principalmente. É comum as pessoas criticarem umas as outras, mais quando esta crítica vem acompanhada de uma emoção negativa da parte da pessoa que está criticando, também vem junto a ideia de que a  pessoa é culpada, e na maioria das vezes a pessoa não tem culpa nenhuma mais aceita aquilo como verdade absoluta. Dependendo da situação fica tudo pior. Imagine uma criança pequena sendo criticada por um adulto que não sabe  muito bem o que está fazendo ou dizendo. O que acontece é que aquela crítica chega inteira e fica guardada dentro da criança como uma memória de algo errado que ela fez.  Essa memória fica armazenada como se fosse um botão de perigo que  é acionando sempre que algo semelhante volta a acontecer. Por medo de que aquilo aconteça novamente a criança passa a evitar aquilo a todo custo porque foi uma experiência ruim. Está então criada uma trava que pode ficar por muitos anos na vida da pessoa atrapalhando. O tempo vai passando e a pessoa nem lembra mais do que aconteceu, ou lembra mais não acha que aquilo foi tão pesado assim a ponto de virar uma trava. A grande questão é que essa pessoa continuará reagindo a situação de “perigo” pelo resto da vida  até o momento em que esta pessoa se livra desse trava. Então toda vez que a pessoa for exposta à uma situação parecida reagirá com aquele medo na mesma intensidade.  Isso só mudará depois que a pessoa conseguir ressignificar o que aconteceu por exemplo através do alinhamento emocional.

Ninguém precisa ficar preso para sempre em um sentimento ou situação. Pense nisso!

Texto parte do livro " A melhor versão de você".



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.