A fórmula poderosa do transitar - Rapport

A fórmula poderosa do transitar - Rapport
Autor Cristina Longhi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Transitar entre os diversos mundos pessoais é uma ferramenta altamente eficaz e que ajudará você imensamente na sua vida. O objetivo desta ferramenta é fazer qualquer pessoa neste mundo se dar bem com você e vice versa. Vivemos num mundo rodeamos por pessoas e a arte de se relacionar é importantíssima. Se relacionar com quem é parecido e compactua das mesmas coisas que gostamos é muito fácil, mas como fazer naquelas situações em que parece que a outra pessoa faz parte de outro mundo? Sabe aquele tipo de situação em que você precisa trabalhar com alguém que é muito diferente de você mais que você precisa de qualquer jeito se dar bem com a pessoa? Pois é. Trata-se de estratégia e não de sorte. Vou te ensinar como e isso nunca mais será um problema em sua vida. Você vai aprender a arte de ser político. Mas antes existe um ponto importante a ser observado.

No consultório quando ensino essa arte de se relacionar algumas pessoas questionam sobre isso soar falso e muitas dessas pessoas dizem que não acham certo fazer a técnica porque elas dizem que não conseguem não serem super sinceras o tempo todo. A verdade é que ser sincero o tempo todo nem sempre é uma boa, é preciso compreender até quando você pode ir em cada situação que estiver se apresentando na sua frente. Ser sincero não significa necessariamente ser compreendido mas somente esboçar o que você quer dizer. Na verdade quando você é super sincero está se defendendo sem se importar se isso vai atingir alguém emocionalmente ou não.  Quando você usa uma estratégia para quebrar o gelo entre você e alguém bem diferente com o intuito de fazer a relação entre vocês ficar boa para os dois lados não se trata de falsidade e sim de esperteza. Depois que quebrar o gelo a relação entre você e a outra pessoa estará dia a dia sendo cultivada e com o tempo tudo ficará muito bom de verdade, você vai perceber isso quando começar a usar esta ferramenta. Tenha em mente que mesmo em um relacionamento que parece não ter nada a ver é possível cultivar respeito, ajuda mútua e um sentimento de paz com a pessoa.

A primeira coisa que precisa ter em mente é que a pessoa que estiver a sua frente tem um passado diferente do seu. Isso significa que tudo que esta pessoa aprendeu sobre a vida é diferente do que você aprendeu. Essa pessoa não terá os mesmos conceitos sobre o certo e o errado, o bom ou o ruim, o que é considerado ideal ou não etc.  Isso significa que se você não entender o ponto de vista da pessoa a sua frente jamais vai conseguir se comunicar bem com ela. Não estou falando que você precisa aceitar o ponto de vista da outra pessoa, mas que precisa pelo menos saber qual é para saber até que ponto pode ir com a pessoa. Se você por exemplo percebeu que a pessoa tem uma opinião radical  sobre um determinado assunto como religião ou política por exemplo não adianta você vir com a sua opinião diferente que isso criará imediatamente um obstáculo entre vocês dois. Neste caso o ideal é você ficar neutro em relação a opinião do outro e não falar da sua. Isso criará entre vocês um tipo de harmonia ou pelo menos a pessoa não irá ter de cara você como um inimigo. Infelizmente as pessoas não tem facilidade em aceitar opiniões contrárias.

A nossa mente repele naturalmente aquilo que para nós é muito diferente. Pessoas que gostam de rock por exemplo costumam repelir quem gosta de funk ou axé. Patricinhas repelem de forma automática aquelas pessoas que não gostam das mesmas coisas eu elas. Para nossa mente é mais simples aceitar pessoas que são de alguma forma parecidas com a gente.  Mas a grande questão é que no mundo existem muitas pessoas diferentes de nós e que precisamos conviver diariamente. Colegas de trabalho, funcionários, amigos de amigos, familiares etc.

Então você se depara com alguém que não é nem um pouco parecido com você e que   precisa conviver diariamente e você não aguenta mais a pessoa, soa familiar? Tenha em mente que essa pessoa precisa virar seu alvo, você precisa ganhar essa pessoa. Se conseguir fazer desta pessoa seu amigo isso facilitará muito a sua vida. Entenda que você não deve lutar contra ninguém. Ser flexível e tolerante é uma questão de sabedoria e não é simples aprender realmente a ser assim, mas é o ideal. Ajuda muito você simplesmente aceitar sem tentar mudar a pessoa, ir contra ou ficar indignado pelo fato de a pessoa não fazer ou pensar como você. Existe um truque para quando se sentir indignado: Lembre-se que a pessoa pensa diferente de você porque aprendeu diferente ou não teve ainda a oportunidade de aprender como você. Só isso! Você não deve se sentir superior que a pessoa, deve somente compreender essa verdade de que o outro ainda não teve a oportunidade de aprender ou não quis porque ainda não despertou para aquilo. É só isso.

Não existem pessoas superiores e pessoas inferiores, existem somente aquelas que já aprenderam e outra que ainda não aprenderam. Se você não tivesse tido certas oportunidades na sua vida talvez estaria igual ou pior em termos de atitudes e pensamentos em relação à alguém que não tolera muito.

E quando é ao contrário? Quando é você que não é aceito? Se este for o seu caso você vai ter que encontrar um jeito se ser aceito por essas pessoas e a forma mais simples de fazer isso é primeiro observando o que poderia fazer uma ponte de ligação entre você e o outro. Lembre que a mente repele o que e diferente e se sente atraída por algo semelhando, então algo em você vai precisar ficar semelhante ou aceito pelo outro. Isso pode ser várias coisas, pode ser algum tipo de afinidade que você descubra ao observar o outro e faça disso um elo de ligação. Pode ser algo fisicamente parecido ou mesmo algo criado. Neste caso vale observar se você é muito diferente em termos de comportamento ou em sua forma de se vestir por exemplo. Se você frequenta um lugar em que todo mundo se veste de uma determinada forma e você aparece por lá totalmente diferente com certeza será deixado de lado. Mas quando começar a ficar mais semelhando começará a ficar mais encaixado na situação com certeza. Essa inclusive é uma experiência interessante, se você for a algum lugar onde quase todo mundo faz algo, é algo ou se veste de uma determinada forma você se sentirá meio um patinho feio. Ir a uma academia onde só existem pessoas musculosas, saradas e que falam o tempo todo de treinos deixará uma pessoa fora de forma se sentido estranho no meio daquelas pessoas. Ou participar de uma reunião onde a maioria das pessoas tem um determinado nível diferente do seu também deixará você se sentindo estranho, mas isso muda a medida em que você através da observação começara a ficar de alguma forma semelhante. E para isso basta observar e começar a copiar. Como eu disse antes, essa atitude não precisa ser visto como algo falso, mas como uma forma de ficar semelhante.

Pessoas com grandes dificuldades de se relacionarem geralmente mantém sua própria opinião e não estão nem aí para a opinião dos outros. E neste caso isso não significa auto estima mas sim proteção. Essas pessoas geralmente não são flexíveis e também não vão muito longe.

Pessoas bem sucedidas de verdade são sempre flexíveis, circulam entre muitos mundos diferentes com respeito e sabem como subir ou descer entre os níveis emocionais e de conhecimento da pessoa que estiver à frente deles. Isso eu chamo de transitar. Se a pessoa tem na frente uma pessoa mais humilde ela transita para baixo e fazendo isso deixará a outra pessoa à vontade e isso será visto pelo outro como uma forma de conexão, a pessoa não será vista como metida por exemplo, o que acontece com muitas pessoas no poder ou em níveis ditos como superiores onde estas pessoas não se rebaixam a acreditam que não precisam se misturar com quem está abaixo. Essa pessoa não está sabendo ser política.

Da mesma forma, com pessoas eu percebemos que estão num nível maior que o nosso temos que observar onde de alguma forma para aquela pessoas podemos ser vista como iguais. Quando alguém de qualquer nível percebe que o outro tem algo em comum ficará automaticamente mais fácil.

Existem muitas coisas no qual podemos nos assemelhar às pessoas como por exemplo um gosto musical, um time de futebol, um tipo determinado de visão sobre certas coisas, religião, filhos, práticas esportivas, hobbys. Ao observar você descobrir algo em comum e isso pode ser usado como uma grande porta de entrada para um conversa que fará a pessoa saber dessa semelhando assim como quem não quer nada.

E nos casos que ao observar o outro você não encontra nada que possa servir como conexão? Nestes casos vale o bom e velho elogio.  Todos gostamos de ser elogiados em algo, sermos vistos e ao seu elogiado a pessoa se abrirá para você. Procure um elogio sincero e leve, cuidado com exageros que podem sim serem vistos como super falsos. Você pode por exemplo observar sua chefe e elogiar a forma com que ela faz sua combinação de bolsa com sapato. Pode dizer algo simples como “ adoro a forma como você combina seus sapatos com as bolsas”, ou “estive te observando e você tem um gosto muito bonito para suas bolsas e sapatos”.

Cuidado ao usar o elogio para fazer de forma apropriada e quando de preferência estiver com a pessoa sozinha. Não elogie o filho do seu chefe dizendo que lindo seu filho sendo que o filho dele não é bonito, neste caso use algo como “seu filho tem cara de sapeca” que soará muito mais gentil e sincero. Elogiar também é uma arte.

Se todos ao seu redor sentirem-se bem ao seu lado porque você os aceita, e ao mesmo tempo participa daquilo que tem que participar sua vida vai mudar para melhor com certeza.

Família é algo que costuma gerar muitos estragos emocionais quando as pessoas não se dão bem. Pense bem, é muito mais simples e fácil você se juntar à sua sogra do que lutar contra ela, não é?

Pessoas que eu ensino constantemente a usar esta ferramenta do transitar voltam e me contam que tudo ficou mais simples e fácil. Que tudo ficou surpreendentemente melhor e que aquele problemão que a pessoa achou que tinha à sua frente virou algo insignificante.

Lembre-se: É sempre melhor não se debater. Se você acabou de entrar para a família do seu amado e percebe que algumas pessoas lá são muito diferentes de você conforme-se com a diferença e junte-se a elas. A pior coisa a ser feita neste caso é tornar eles inimigos mortais ou desejar que seu amado faça um escolha entre você e eles.

A vida é feita de experiências e estas experiências nem sempre são algo que sonhamos mais sim algo que se apresenta à sua vida e pronto, portanto seja prático e todas as vezes em que qualquer situação não desejável acontecer na sua vida aceite a situação de decida dentro de você que aquilo não será um problema.

Só temos problemas quando não fazemos a mínima ideia de como resolvê-los, quando temos esta sacado do que fazer fica tudo mais fácil e contornável. Decida que tudo que acontecer na sua vida nunca mais será um problema e um grande progresso emocional acontecerá com você.

Texto parte do livro " A melhor versão de você".


https://www.cristinalonghi.com.br/




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.