Como deixar o passado para trás?

Como deixar o passado para trás?
Autor Cristina Longhi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Passado é memória somente! Tudo aquilo que já passou não tem que ter mais nenhum poder no  momento presente. Porque então que as pessoas ficam presas ao passado?

Muito porque estas pessoas tentam consertar em suas mentes o seu passado revivendo-o. Existem vários motivos para isso acontecer. Muitas vezes algo escapou do  controle e então a pessoa  fica sentindo tudo novamente (ressentindo) em sua mente na tentativa de encontrar algum tipo de salvação.

Outras vezes a pessoa revive algo porque sente saudades mas não percebe que sentir saudades é bom desde que a pessoa faça isso de forma saudável, sem apego ou desejo de que aquilo volte. Outras vezes ainda a pessoa fica na nostalgia do passado tentando criar algo que nunca aconteceu. Todas estas formas de sentir deixam a pessoa presa a algo que não voltará mais. E excesso de passado pode causar depressão.

O que então deve-se fazer com o passado? Como o próprio nome diz devemos deixar o que se foi passar. Isso significa que o passado deve ficar para trás. O útil do passado está nas grandes lições que podemos aprender através da observação do que se passou. Quando olhamos para algo que aconteceu tentando entender quais os motivos pelo qual aconteceu, e principalmente com a mente aberta para entendermos qual foi o nosso papel no acontecido podemos então compreender de verdade.

O mais importante é darmos crédito a nós mesmos pela grande lição aprendida. 

O grande problema está quando a pessoa não se perdoa pelo que aconteceu ou quando não perdoa alguém. A culpa não adianta nada, serve somente como um grande atraso. O ideal é entender. E a forma correta para se entender o passado é compreender que no momento em que tudo aconteceu cada pessoa envolvida, inclusive você conseguiu fazer o que pode dentro do seu próprio limite. Este limite significa que só podemos ou conseguimos dar aquilo que temos.

E muitas vezes olhando para trás podemos então compreender que naquele momento ainda não tínhamos entendido ou não tínhamos condições emocionais, financeiras, físicas etc de fazer diferente. Quando alguém olha para o passado da perspectiva do momento presente vai julgar porque já entendeu que algo não saiu bom, ou seja, entende hoje que poderia ser diferente. Mas se olhar com a perspectiva de você mesmo lá no passado sem o conhecimento ou recurso necessário vai entender que foi somente até onde conseguiu. Pois se tivesse o conhecimento ou o recurso necessário faria com certeza diferente.

Quando entendemos isso é possível então nos perdoarmos e darmos crédito a nós mesmos e então nos livrarmos da culpa.

Deixando o passado para trás sem culpa podemos nos sentir merecedores para recomeçar. Podemos nos propor a fazer melhor, a fazer diferente. O ideal é fazer isso com a consciência de que estamos sempre evoluindo e assim nossa caminhada ficará com certeza muito mais fácil!


Texto parte do livro " A melhor versão de você".


https://www.cristinalonghi.com.br/




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.