Menu

Não existe você!

Atualizado dia 10/15/2023 10:11:43 AM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Fale-me de você, diga-me quem é você, mas antes, devo dizer que existem algumas condições para essa resposta. Por exemplo: não quero saber o seu nome, nem a sua profissão; não estou nem um pouco interessado nos seus sonhos, muito menos nos seus desejos; não mostre-me nenhum documento ou foto, nada de registros ou diplomas; não quero saber quem são os seus pais ou parentes; não quero ouvir testemunho de amigos, nem me interesso por aquilo que você produziu até agora no mundo ou quais são as suas habilidades.

Pense bem, reserve alguns instantes para isso. O que sobrou? Muito pouco, não é mesmo? Aquilo que sobrou é o que você verdadeiramente é, simples assim. Não existe um você que possa ser representado; simplesmente porque você não é uma representação. Você é aquele que assiste a todas as representações, você é o espectador e não um personagem qualquer. O mundo acontece para você, pois você é o Sujeito, todo o resto é apenas o objeto.

O grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer talvez tenha sido o mais lúcido de todos os pensadores modernos, justamente por ter percebido que só existem duas instâncias no Universo. Uma é o Sujeito e a outra o objeto. Ele deu a ambos o nome de Vontade e representação. Não é segredo que esse grande pensador bebeu na fonte do budismo, do advaita e de antigas tradições do pensamento oriental, no entanto, merece reverências pela coragem de enfrentar o paradigma judaico-cristão e apresentar uma nova perspectiva para a realidade.

Você não pode ser representado, uma vez que você não é um personagem participando de uma trama, vivendo dentro de uma pretensa realidade. Você é uma testemunha, você é aquele que está sentado na poltrona, assistindo ao espetáculo. Você só veio a este mundo, parafraseando Jesus, para dar um testemunho da verdade; ou seja, você não veio participar, você veio assistir.

Todo o problema começa quando você tenta participar, mudar, lutar, opinar e reagir ao espetáculo. Recolha-se à condição de mero espectador e deixe o espetáculo acontecer. O roteiro já foi escrito, e um grande diretor observa cada cena. Não pense em interferir, fique calado e assista.

Você jamais conseguirá definir-se usando elementos temporais e impermanentes, pois tudo com o que você se identifica é ilusório. Esse eu mental é insignificante, barulhento, pretensioso e presunçoso. Esse falso eu, também conhecido por ego, ahankara, não atman, eu inferior, etc., não é você, pois ele pode ser definido, você não.

Nada daquilo que possa defini-lo é verdadeiro, simplesmente, porque não se pode definir o infinito; o infinito que você é. Se você está em busca de definições, primeiro descubra quem é aquele que busca. Esteja certo de que a decepção será enorme ao perceber que não existe um buscador, apenas uma busca. Procure o ego e ele, naturalmente, irá desaparecer. Não há o que você possa fazer, pois o segredo é, justamente, parar de fazer o que quer que você esteja fazendo. Como ensina o Mestre Nisargadatta: não é o que você faz, mas o que você pára de fazer que importa.

Fique em silêncio e observe, as respostas virão.

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa