Menu

O papel da Ajuda

Atualizado dia 7/22/2017 3:48:01 PM em Autoconhecimento
por Jay Reiss


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Você é psiquiatra?” Me perguntou uma senhora ao telefone. “Não, eu sou terapeuta”. Respondi. E a conversa foi se desenrolando, ao passo em que eu ia ouvindo o que ela buscava e do que ela estava disposta. A conversa durou uns dez minutos e no final ela me falou do filho de 30 anos que não sai da frente do computador e se eu poderia fazer alguma coisa por ele. “Se ele tiver a iniciativa de buscar alguma coisa, sim, aí eu posso”. “Mas ele é muito resistente à terapia”. Ela disse. E ela insistiu se eu não poderia ajudar.
Cada coisa no seu lugar. Em primeiro lugar: o que significa ajudar? Veja: vivemos num mundo de interpretações e subjetividades que dão forma às nossas vidas. Para algumas pessoas, a palavra ajuda pode ser interpretada como: “faz pra mim?”.
Quando a ideia de ajuda significa isso, a resposta é: isso não vai funcionar. Porque não tem a energia necessária. E porque aceitar isso não seria ajuda. O nome que eu dou pra isso é outro: roubo! Trata-se de se estabelecer um jogo debilitante na relação entre terapeuta e cliente. E nessa relação, o poder pessoal de fazer escolhas e decisões é roubado.

Eu trabalho com várias abordagens e uma delas é a Constelação Familiar, que trata de olhar para o sistema que a pessoa pertence e as ordens desse sistema. Ao violar essas ordens, sofremos. É simples assim. E em qualquer sistema, quando uma pessoa busca ajuda, aquele que ajuda é o último a chegar. E como o último a chegar, ele(a) tem menos influência no sistema. As pessoas tem escolhas e tomam decisões. É essencial ter isso em mente, porque isso é parte do poder delas. O “faz pra mim”, conserta pra mim”, “resolve pra mim”, “me salve” é a criança que vive dentro do corpo de um adulto que busca isso.

O papel que eu me disponho a viver com os meus clientes é o papel de um guia. Digamos assim: eu conheço o território e ofereço o apoio necessário para a caminhada. O apoio vem através de vários recursos: percepção, sinceridade com o que eu vejo, a minha experiência e o conhecimento das técnicas de apoio para que o processo seja mais fácil. Subverter a ordem da ajuda e me enfiar onde não me pertence seria uma confusão perigosa e desgastante.
Alguém aqui já viu aquela lenga lenga da pessoa que vai na terapia há anos e já nem sabe mais por que que está indo lá e o terapeuta vira aquela figura que passa a mão na cabeça, numa dinâmica que afunda a energia criativa de ambos?! Não, obrigado.

Vida é feita de encontros. Alguns são significativos e agregam valor à vida. Chamo a isso de apoio mútuo. Outros são encontros que sugerem que a pessoa procura alguém para não se sentir só e para evitar lidar com o que incomoda. Um dos componentes da vida são os acordos. Quando eles são claros, a gente pode aceitá-los ou rejeitá-los. Outros estão implícitos e vem com juros extorsivos – exemplo: “me dê a sua vida”. E há quem chame isso de amor.

A clareza do lugar de cada um dá a força e a dignidade para todas as partes envolvidas. Da forma como eu vejo, terapia é uma forma corajosa de escolher olhar as próprias sombras inconscientes e escolher se fortalecer fazendo o melhor pela própria vida. É vitalizante. É inspirador. É arte e é ciência também.
Ter a clareza dos papéis é o primeiro passo, e quando eu me refiro ao meu lugar como um guia, a posição da hierarquia é horizontal, e isso quer dizer que isso é uma responsabilidade compartilhada. É um caminhar lado a lado. O que é diferente da posição de um cuidador, que pode se confundir facilmente com uma posição de superioridade. É como eu frequentemente falo com os meus clientes: eu atendo adultos: traga o adulto aí para o banco do motorista e deixe a criança no banco de trás. Desse lugar, em que se compartilha da posição humana perante o assombro da grandiosidade da vida, surgem novas compreensões e novas dimensões de compreensão perante a vida: mais expansivas e benéficas para ambos.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jay Reiss   
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa