Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



O peso da consciência!  
Home > Autoconhecimento
O peso da consciência!

por Paulo Salvio Antolini


 “Conheça-te a ti mesmo!”. Máxima que nos estimula desde tempos antigos, onde filósofos já a pregavam, inclusive afirmando como uma das coisas mais difíceis de atingir: o autoconhecimento.
Nos dias atuais, estamos vivendo o realce de uma grande lacuna onde de um lado há uma grande população preocupada apenas com as coisas externas, materiais, posses e poderes e, de outro, uma população dedicada aos valores internos ao ser humano. Mais atentas aos sentimentos e emoções que sentem e, também, aos sentimentos e emoções que despertam em seus semelhantes.

Desnecessário seria dizer que este segundo grupo tem uma visão de mundo muito mais ampla e profunda que o primeiro. A lacuna citada é o distanciamento no processo de comunicação entre um grupo e outro. Como se falassem idiomas completamente diferentes um do outro. Linguagens incompreensíveis, símbolos com significados desconhecidos de um para com o outro e, portanto, enorme desencontro e inclusive, desrespeito para com o outro lado.
Nesse intervalo encontram-se aqueles que ainda não se definiram: perambulam de um estado para outro. Formam a grande massa. Ora querem os benefícios materiais, ora se dizem espiritualizados correndo de um local de oração para outro, como se pela quantidade de suas andanças estariam garantindo o “reino dos céus”, desconhecendo que a quantidade de busca não significa a qualidade do encontrado.
Se o ego está de um lado, no outro se encontra a consciência. Pelo ego, busca-se a autoafirmação a todo custo: posses; poder; projeção; influência e tudo que contribua para a altura e fortalecimento da escalada ao topo, pagando o preço de todos os incômodos interiores, angústias, ansiedades, inquietudes, estados constantes de ameaças e tensões permanentes para o enfrentamento do que puder vir a atrapalhar. Tudo isso nunca assumido externamente, portanto, nunca demonstrado, passando aos “menos avisados” uma imagem de fortaleza.

Pela consciência, a vida flui  tal qual ela é, sem nenhuma necessidade de se fazer parecer, o que leva muitos a acharem fraqueza, só percebendo seus erros de avaliação quando se deparam com a “rocha” que estes revelam quando tentam de alguma forma aviltá-los.
Os que se encontram na busca interior da verdadeira paz e realização não se permitem expressar aquilo que pensam e sentem onde sabem que não haverá repercussão. Lembra o “não jogueis pérolas aos porcos”, da Bíblia.

Não é orgulho ou qualquer manifestação de superioridade frente aos demais, mas sim, representa não só o respeito e reconhecimento ao direito de cada um ser como escolhe ser, mas também o cuidado pessoal de não precisar se expor à execração por discordâncias de suas escolhas.

Muitas vezes calar na hora certa é mais corajoso do que bradar sem direções. O ser consciente quando encontra guarida, seu sussurro encontra também eco naqueles que estão a partilhar da busca dos verdadeiros significados e valores de vida.

O peso da consciência? O isolamento, o sentir-se só entre tantas pessoas!
Texto Revisado

           


Compartilhe

Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 1/20/2018

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 52 – KEN – A QUIETUDE
A parada faz parte do caminho. Afaste-se da tensão e acalme-se. Só então será possível retomar a ação.


energia
Runas: Talismã dos Sonhos realizados
Positivismo é o seu milagre! Sonhos também realizam.


25
Numerologia: Espiritualidade
Dedique algum tempo para os assuntos de natureza espiritual, reflita e espere, aperfeiçoe hoje seus planos e idéias para agir amanhã. A energia não é favorável para assinar contratos ou fazer acordos legais.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. O que significa ter sonhos repetidos?
4. Sonhar com a própria morte
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quero ser uma pessoa afrodisíaca!
7. O Limão na Gravidez e Amamentação
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade