Menu

Espiritualidade e Sistemas

Atualizado dia 10/24/2016 3:04:48 PM em Espiritualidade
por Jay Reiss


Facebook   E-mail   Whatsapp

Espiritualidade não é exclusividade de nenhum sistema. Como é possível alegar a posse da vida se é a vida que nos contém? Espiritualidade é quem nós somos em essência. Vida é um processo espiritual. Matéria e espírito andando de mãos dadas. A separação só existe nas nossas mentes.
Alguns sistemas criam a condição para poder vivenciar a espiritualidade e isso é de grande valor. Outros alegam que fora do seu sistema “não há salvação” e isso é manipulação e coação. Quando eu me refiro a sistemas nesse contexto, eu estou me referindo a religiões, seitas e caminhos de transformação pessoal.

Eu naveguei por vários desses e sempre me deparei com questões parecidas no que diz respeito às estruturas de poder e a estrutura das personalidades envolvidas na condução do processo. Algumas têm uma estrutura rígida demais enquanto outras são frouxas demais a ponto de perder a forma. Ter a oportunidade de ser guiado com clareza, firmeza e amorosidade é uma experiência transformadora por si só. Me faz lembrar a melhor definição de humildade que eu já ouvi: “A humildade, num sentido mais amplo, é o conhecimento da posição legítima do ser humano na escala cósmica”. Ichazo

Pois bem, saber da nossa posição em relação ao Cosmos é Sabedoria. Saber e atualizar esse saber de que nós estamos aqui de passagem e que nossa condição humana está sujeita às mesmas Leis universais e, mesmo assim, somos um universo inteiro a ser explorado, coloca-nos numa perspectiva mais equilibrada.
É por isso que em alguns círculos é utilizada a palavra “facilitador”: é para facilitar o processo, sabendo que cada um tem as suas escolhas e o seu tempo.
Um bom terapeuta é a pessoa que torna o processo da autodescoberta mais suave, que acorda a outra para o poder das suas escolhas e decisões e ajuda a outra pessoa a descobrir e viver os seus potenciais. Deve ser franco o suficiente e saber respeitar o movimento de cada pessoa. Esse é o ponto de vista a partir do qual eu procuro me orientar enquanto terapeuta.

“Eu curo”, “eu elevo o nível da energia” (sim, eu já ouvi isso!) são delírios de poder que acontecem com colegas de profissão assim como em seitas e religiões. Só muda a proporção do processo. Isso é roubar o poder do outro. Um crime, na minha opinião. Qualquer alegação no sentido da propriedade e exclusividade da espiritualidade é pura inversão da ordem de importância.
Nós estamos aqui a serviço da vida. E a vida quer se descobrir através da autodescoberta em cada um de nós. Responsabilidade pessoal é poder e é liberdade!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jay Reiss   
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa