Menu

O fortalecimento do caráter!

Atualizado dia 10/22/2016 12:19:05 PM em Espiritualidade
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito se tem reclamado da condição humana atual. Pessoas egoístas, interesseiras, aproveitadoras e oportunistas, agressivas, fracas e muitos outros adjetivos que não se fazem elogiosos à espécie humana.
Os relacionamentos se estabelecem de forma insegura, pois as experiências revelam não se poder confiar no outro. Os exemplos de “puxadas de tapetes” sobram. Traições se tornaram comuns e vistas como algo normal e esperado. Instabilidades de todos os tipos. Não conseguem se manter no emprego. Nos relacionamentos afetivos, evitam envolvimento maior, com medo de sofrerem. Nas amizades, as relações não se consolidam, pelo receio de serem “abusados”.
E por que estamos vivendo isso?
É preciso fortalecer o caráter! Há um movimento que está cada vez mais enfraquecendo o ser humano. As gerações mais novas têm encontrado facilitações indevidas e acolhimento inapropriado para suas fragilidades. O que antigamente era considerado normal e que fazia parte do processo de educação dos filhos, atualmente é visto como algo anormal e doentio. No desenvolvimento do ser humano, é natural que existam inseguranças e incertezas, mas não é normal que se tratem essas pessoas como se elas não precisassem superar esses impasses. Assim como não deveria ser visto como doença uma insegurança causada por exposições naturais e necessárias no desenrolar da vida.

Já não se ensina à criancinha compartilhar seus brinquedos com os irmãos ou amiguinhos. Tal fato desenvolvia o espírito de cooperação e coleguismo, princípio do altruísmo, amor ao próximo. Nos anos que se sucedem, na escola, já não mais se tem que superar desafios, antes representados pelas provas (também conhecidas na época como sabatinas), provas essas que sinalizariam a mudança ou não de ano escolar. Hoje se passa de qualquer jeito, e vocês sabem que não é exagero. Há poucos dias li sobre uma pesquisa entre recém-formados em medicina, onde mais da metade dos pesquisados não conseguiram a pontuação mínima que os mostraria aptos a exercerem suas funções. Atenção: pontuação mínima.

Olhem como é contraditório: cada dia a vida está a exigir mais das pessoas para se viver, mas cada vez mais as pessoas têm se apresentado despreparadas para a vida. Há poucos dias, uma mãe me perguntou se deveria ir ao psiquiatra pedir um remédio para seu filho dormir. Nas férias, ele dormia de dia e ficava até cinco ou seis horas nos jogos de computador ou vídeo games. Agora começaram as aulas e ele não consegue levantar cedo, pois continua a ir dormir nos horários antigos alegando não ter sono. Idade? Ele tem dezessete anos.
O que ocorreu com esse rapaz? Modificou seu relógio biológico. Quem já fez longas viagens para locais onde o fuso horário se modifica em quatro horas ou mais sabe que ao retornar terá um período de nova adaptação. O que aconteceu com esses pais? Não tiveram a firmeza necessária para dias antes do início das aulas começarem o processo de mudanças.

Pílulas e medicamentos cada vez mais são procurados como soluções aos despreparos existenciais. Antigamente havia a expressão “um boteco a cada esquina”, hoje verificamos o número de farmácias e drogarias existentes em cada bairro. Fruto do enfraquecimento do ser humano, a busca de soluções externas está cada vez mais presente. Quando isso acontece, essas mesmas pessoas tornam-se escravizadas, pois não sentem possuir forças para o enfrentamento das situações que se apresentam. Quando isso ocorre, mais fácil se torna o uso da manipulação de alguns, direcionando então os resultados para o atendimento de poucos, em detrimento de muitos.
Fortalecer o caráter é ganhar energia interna e coerente com seus valores pessoais, possibilitando-se viver bem, mesmo que em um mundo hostil e agressivo. Com o fortalecimento do caráter surge a personalidade forte e firme.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa