Na contramão da história - Blog Autoconhecimento
 


Na contramão da história

Autor: Nelson Sganzerla
Na contramão da história
  Na contramão da história

Tenho certeza de que como eu deve existir milhares de brasileiros na contramão da história, pessoas com um espírito de observação bastante apurado em relação ao comportamento humano e a toda essa euforia que nos acomete.

Faltam pouco mais de quarenta dias para inicio da Copa do Mundo, torna-se absolutamente normal, ter uma bandeira na varanda do apartamento ou na fachada de casa, bandeiras na janela do automóvel tudo somado a um esportivo daquele do tipo:

JÁ GANHAMOS! SOMOS OS MELHORES! É NÓIS!

Confesso a vocês; não estou nem um pouco animado a colocar essa bandeira na minha varanda, e ando meio que arredio de sair por aí com bandeirinhas no carro e discutindo futebol às 24 horas do dia escalando a minha melhor seleção.

Amo o meu país e provavelmente, irei torcer feito um louco na estréia da nossa seleção, afinal nada mais contagiante que ver o nosso país disputar uma copa do mundo com toda perspectiva de sermos campeões mais uma vez, afinal aqui é o país do futebol.

Mas é esse o ponto, que quero chamar a atenção; notaram como uma euforia estonteante toma conta de todos nós brasileiros?

Notaram como ficamos amenos, simpáticos, agradáveis e sociáveis?Tudo parece lindo, tudo parece maravilhoso, nesses 30 dias desaparecem, todos os nossos problemas em um passe de mágica que nos transforma durante noventa minutos.  

Nos postos de gasolina, o frentista atende sorridente ostentando uma camisa da seleção, na padaria o balconista mal educado, só tem palavras gentis enquanto serve o café da manhã, o motorista do taxi transforma-se em mais um técnico da seleção alardeando que fulano ou sicrano deveria ser convocado, vizinhos que nunca se falam encontram-se no elevador e se perguntam:

- E aí ta gostando dos jogos?

Que maravilha por um momento sinto-me em outro país, onde as pessoas se falam no supermercados, nos cafés e nos bares e botequins, onde todos estão bem informados com o que ocorre com o seu país, levando muito a serio toda notícia que trata de futebol é obvio.    

Outro dia li um artigo na Folha de São Paulo, que; enfatizava o evento da Copa do Mundo como o evento mais assistido do mundo e a abrangência nos paises era maior do que a abrangência da ONU.

Então aqui quero fazer uma reflexão:

Como seria ótimo, se todo esse contagio de euforia permanecesse em nós seres humanos.

Já pensaram que maravilha, se todos nós empunhássemos a bandeira da PAZ, ou tivéssemos a bandeira da AMIZADE, da EDUCAÇÃO do RESPEITO pelo semelhante na janela dos automóveis, nas sacadas dos apartamentos, nas varandas das casas, seria sensacional se em cada fachada estivessem à mostra bandeiras com essas palavras que todos conhecem e poucos praticam.

Todos nós, sem nenhuma exceção promoveríamos o bem sem olhar a quem, sem nenhum interesse pessoal, como seria maravilhoso se todos confiassem em todos, afinal não existiria pessoas do mal, não existiria desemprego, pobreza absoluta, trabalho escravo, preconceito, homofobia, violência com crianças e com mulheres e idosos.

Imaginem, a cada esquina ao invés de guardas truculentos, senhores, senhoras, meninos, meninas, mulheres bonitas e elegantes com um sorriso no rosto se cumprimentando olho no olho, e desejando um bom dia. Daí vocês irão me dizer que isso não existe e nunca irá existir que é uma utopia absurda.

Por isso ando na contramão da história, porque sei que passados esses trinta dias voltaremos cada um a cuidar de nossas próprias vidas, problemáticas e entediantes, carregadas de arrogância, orgulho e prepotência, cada um olhando para o seu umbigo.

Cada um irá se esquecer do grito de GOOL! Do abraço APERTADO e do sorriso GRATUITO.

Cada um, irá se fechar novamente e esquecer-se das barbáries da nossa cidade.

Dos desmandos que estão acontecendo com o nosso país, da inversão de valores éticos e morais desses nossos políticos que irão voltar à baila logo após a Copa do Mundo.

Como todos vocês estarei torcendo pelo País, talvez em um bar ou boteco todo enfeitado ou em casa com alguns amigos, mas junto com o meu grito de GOOL!  Vai à esperança de que sejamos um dia um país melhor em todos os sentidos, sem que seja preciso uma Copa do Mundo.

Pense nisso.

Nelson Sganzerla

[email protected]










Publicado em 29/04/2010


Comentário(s)


© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.