Menu
Home > Espiritualidade
SUGESTÕES PARA BUSCA DO AUTO-AMOR

SUGESTÕES PARA BUSCA DO AUTO-AMOR

por PAULO LEONARDO
Facebook   E-mail   Whatsapp


Cada ser é único em sua essencial, razão pela qual não podemos jamais padronizar comportamentos, iniciativas, estipular condutas etc... Nesta medida, não há sobre a face da terra uma única pessoa que possa ser dimensionada pelo próximo, sem incorrer em erro de julgamento. Assim, registrou o nosso Amigo e Mestre JESUS em seu evangelho, lembrando a todos os cristão, independentes de crenças professadas, que não devemos julgar o próximo, mas tão somente cuidar de nosso universo pessoal com muito afeto e perdão, no sentido de aceitar as nossas sombras, única condição capaz de nos conduzir a uma unificação interna, que é indispensável na busca pelo Auto-Amor.

Mesmo diante deste fato irrevogável, seguem sugestões do Mundo Espiritual, em especial de nossa dileta amiga e Mentora Ermance Dufaux, tendentes a auxiliar o ser em ascensão a buscar-se pela via do Auto-Amor, cerne básico da compreensão de quem se é, sendo caminho de resgate da auto-estima perdida no passado, ao fugirmos do nosso Pai Maior.

Entendam com carinho, que a singularidade de cada um deve ser respeitada, dando azo a criatividade na busca de seu caminho. Todavia, não haverá prejuízo algum se forem observadas as condutas e posições éticas a seguir alinhadas:

Responsabilidade – Somos nós os únicos responsáveis pelos nossos sentimentos. Não devemos colocar nas mãos de nosso irmão as razões de nossa vida, bem como, não podemos traçar limites para aceitação destas responsabilidades.

Consciência – O nosso mundo oculto, ou seja aquilo que realmente somos se expressa através de nossos sentimentos. Por esta razão o Sr. Kardec em seu pentateuco colocou a consciência como nosso Guardião Interior.

Ética para Conosco – Sempre seremos tratados pelos outros, tal como nos tratamos. Se damos amor a nós a corrente fluídica conduzirá a nós o amor dos outros. Na mesma vertente, se nos damos Incompreensão receberemos do próximo uma medida assaz semelhante.

Juízo de Valor – Não existe o certo ou o errado. Necessário cuidado nesta assertiva, pois tais palavras trazem em seu bojo um peso cultural herdado que conduz a culpa. Tudo no reino de NOSSO PAI é complementar e tendente a perfeição, também assim deve ser o nosso entendimento do universo.

Automatismos e Complexos – O sentimento embora seja aquilo que impulsione o ser pode ser conduzido por fatores estranhos a nossa vontade, verdadeiros automátismos e complexos emocionais que não guardam relação com a nossa intenção mais sincera.

Auto Amor e aprendizado – Dentro do processo reeducacional do ser devemos ter bons olhos para nós, sem imediatismo, já que tal olhar será construído com pequenas vitórias que somadas contribuirão para uma melhora ao final de todo o processo.

Domínio de Sí – Necessário reeducar nossos sentimentos a partir de novos parâmetros, cujo guia pode ser o doce Evangelho do Mestre Jesus. Assim fazendo, vamos readiquirir ao longo deste processo de auto encontro um maior domínio de nós.

Aceitação – Somente podemos modificar o que reconhecemos e posteriormente aceitamos. Não há reforma ou modificação do que rechaçamos em nós. Não querer ver não significará “não existir”. Assim, aceitar as nossas imperfeições e erros é fundamental nesta reconstrução na procura da nossa essência.

Renovação do Sistema de Crenças – Renovar valores e pensamentos antiquados é uma necessidade para aquele que deseja basear sua nova vida em novas bases. Para tanto indispensável uma investigação clara, consistente e determinada, com o fito de apurar as verdades filosóficas das verdades ilusórias. Neste quadro igualmente se encaixam preconceitos e educações formais, baseadas na facilitação da vida desde a infância.

Ação no Bem - Importante o sentimento de gratidão a fim de que se solidifiquem as mudanças necessárias à reforma interior. Assim, defrontar-se com a dor alheia é uma necessidade, a fim de que possamos valorizar a nossa própria vida. Cuidando bem de nós, valorizamos por conseqüência a vida do próximo. Quando existe uma valorização efetiva na prática do bem aos outros, sentiremos prazer e alegria em amar.

Assertividade – Esta expressão poderia ser traduzida como um diálogo interno, verdadeira negociação com o nosso ser, no sentido de separar os interesses pessoais humanos, dos interesses do ser universal que somos em síntese.

Florescer a Singularidade – Atingir este situação especial é sinal de maturidade, reconhecendo-nos como seres únicos, portanto detentores do direito a se externar e buscar caminhos relacionados aos nossos sentimentos mais íntimos e sinceros. Deflui da honestidade emocional que aceita e acolhe.

Ter as rédeas de sí Mesmo – Para termos a nossa vida como conseqüência de nossas escolhas interiores, devemos basea-lás na independência, isto é abdicar clara e sinceramente do controle externo que nos impõe as pessoas, sociedade e normas sociais. Importante, que tenhamos claro que o Personalismo não representa em nenhum momento liberdade, mas sim apego ao egoísmo e ao orgullho, que são nossos detratores na vida.

Construção da Autonomia – Sermos autônomos é sustentar sentimentos nobres em relação a nós, independentes da visões que outros tenham de nós. Havendo honestidade com o nosso Self, em nenhum momento recairemos no egoísmo, ao contrário, a afetividade que deflui do nosso encontro íntimo nos conduzirá ao longo de nossas escolhas.

Identificação das Intenções - Somos treinados a culturamente saber o que não queremos, quando deveríamos buscar os nossos desejo mais íntimos e sinceros. Assim, apreender a reconhecer o que queremos e que este querer adote por base o respeito e o amor evangelho é fundamental para o nosso reconhecimento e freqüência no universo.

Ser Feliz e Ter Paz, nos dão livre acesso a liberdade de Ser, permitindo que a centelha dívida de Deus possa a cada dia mais fazer parte de nossa vida, impedindo assim, que os obstáculos da ilusão, possam entravar a nossa reforma interior.

Em função de tudo isto, a prática da Meditação Diária, da Oração edificante e dos Estudos das Matérias apresentadas pela Espiritualidade, quando assumidos pelos nossos sentimentos e intenções mais sinceras certamente facilitarão este caminho.

O Evangelho do nosso Irmão Maior, representará o curso reto do nosso ser ao retorno da Felicidade. Não teremos mais a dúvida do caminho, pois agora ele não ´e mais projetado somente pela nossa cabeça, mas vai ao coração e por nós é sentido, concretizando as palavras do nosso Mestre: “amai- vos com o eu vós amei”.

Seguro que nosso PAI é amor, poderemos dar início a nossa caminhada de amor por nós, o que nos levará a aceitação, ao respeito, ao perdão .............a felicidade.

Paz e Luz. Somos Todos Irmãos em Cristo Jesus!!!

(Mensagem Recebida de um Amigo Espiritual que se denominou Alberto)

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


Atualizado em 1/20/2009

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa