Menu
Home > Corpo e Mente
O Complexo de Vira-Lata - Como se manifesta na sua vida

O Complexo de Vira-Lata - Como se manifesta na sua vida

por Andre Lima
Facebook   E-mail   Whatsapp


Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o termo "complexo de vira-lata" veio à tona com muita frequência. Mas o que seria exatamente esse complexo, por que ele acontece e o que isso revela de um povo de um determinado país? E como esse complexo se manifesta em nossa vida pessoal e nos relacionamentos? O que isso tem a ver com a autoestima? E como podemos aprender com isso para melhorar a nossa vida? Vou responder essas perguntas.

O complexo de vira-lata é um reflexo da sensação de que os outros são melhores. Vem de sentimentos de inferioridade e problemas de autoestima. Quem se sente inferior busca razões de forma inconsciente que confirmam a sua inferioridade e acabam reforçando esse sentimento.

Existem três mecanismos comuns que ajudam a reforçar o sentimento de inferioridade. O primeiro deles é a tendência de enxergar muitos defeitos em si mesmo, além de exagerar e distorcer esses defeitos. O segundo mecanismo é a grande dificuldade de reconhecer e apreciar as próprias qualidades. Elas são minimizadas ou ignoradas. O terceiro mecanismo é achar que os outros são melhores. E nesse caso se exagera na percepção dessas qualidades e os defeitos são ignorados ou minimizados. A partir daí, a pessoa constrói uma imagem muito ruim de si mesma e se compara com a imagem que ela construiu das outras pessoas e, assim, confirma que ela é realmente pior.

Esse fenômeno tanto pode acontecer de uma forma individual, familiar ou ainda de modo mais abrangente com uma população de um determinado lugar. Vemos isso acontecer bastante no Brasil: "o brasileiro é muito isso… O brasileiro é muito aquilo…" Ouvimos comentários pejorativos que vêm do povo comentando sobre si próprio e o seu país, como se os defeitos e problemas que existem nas pessoas e no país fossem uma exclusividade, ou fossem sempre piores do que em outros lugares. Cria-se uma idealização de outros países que servem como referência para se comparar negativamente.

É a mesma coisa que acontece quando um indivíduo se sente pior do que os outros e manifesta isso falando mal de si mesmo e se comparando negativamente a outras pessoas. Seu diálogo mental interior é sempre muito crítico consigo e dificilmente reconhece suas qualidades. Os supostos defeitos são sempre motivos de críticas e auto cobrança que geram desânimo e minam a autoconfiança. Enquanto que as qualidades são ignoradas e não servem para gerar motivação e alegria.

E o mais interessante é observar como esse processo passa do individual ao coletivo. Nós tendemos a ver as pessoas ao nosso redor como se fossem uma extensão nossa. Quanto mais estreita a ligação com essa pessoa, maior é essa tendência. Isso é o que nos faz ter vergonha das atitudes de uma pessoa próxima, ou nos faz ter orgulho de algo que um filho ou um irmão fez. É como se nós tivéssemos feito aquilo. Por isso, quem carrega sentimentos de inferioridade e uma baixa autoestima predispõe-se a ver não somente muitos defeitos em si mesmo, mas também nas pessoas mais próximas, que são como a sua extensão.

É fácil observar isso nos relacionamentos familiares. Existem pais que sempre veem muitas qualidades nos filhos dos outros, mas não conseguem ver nos próprios filhos. Comparam-nos sempre negativamente e encontram muitos motivos para criticar. É fácil elogiar os outros, é difícil elogiar os mais próximos.

Esse sentimento de extensão acontece na família e se amplia para uma cidade inteira, pra um país inteiro, gerando o fenômeno do complexo de vira-lata de um povo. Vemos pessoas de uma cidade que se depreciam em relação a outras cidades vistas como melhores, assim como vemos pessoas de um país que se comparam negativamente a povos de outros países. Existe aquela sensação de que a grama do vizinho é sempre mais verde.

Reconhecer os próprios defeitos e fraquezas é importante. Pessoas que têm uma boa autoestima conseguem fazer isso com tranquilidade. A diferença é que essas pessoas não utilizam esse reconhecimento como um motivo para se colocar para baixo, ou como uma fonte de auto cobrança que gera tensão e estresse. É algo que serve apenas como um aprendizado para se evoluir.

Por falar em autoestima, criei um teste que você pode acessar no meu site para avaliar a sua autoestima. O mais importante nesse teste não é a nota final que você vai obter e, sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer: Acesse aqui o Teste da Autoestima.

Vou citar aqui alguns sinais que fazem parte do complexo de vira-lata, que são reflexos de problemas de autoestima:

- Dificuldade de reconhecer qualidades em si mesmo e em pessoas mais próximas;
- Dificuldade de elogiar pessoas próximas;
- Auto cobrança e autocrítica excessiva; facilidade para encontrar defeitos;
- Hábito de se comparar negativamente a outras pessoas;
- Dificuldade de perdoar os próprios erros e falhas;
- Foco e exagero nos próprios defeitos;
- Falta de valorização da própria cultura e do lugar onde mora;
- Falta de valorização de si mesmo e das pessoas próximas;
- Tendência de valorizar somente o que vem de fora.

Para trabalhar a autoestima, eu utilizo a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui). Ela é muito eficaz porque é possível através dessa técnica dissolver os sentimentos negativos do passado que minaram a nossa autoestima: sentimento de culpa, rejeição, abandono, mágoas etc..

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link

Texto revisado
 


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 73


Atualizado em 7/15/2014

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa