Menu
Home > Psicologia
Colocar a casa em ordem!

Colocar a casa em ordem!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Você acaba de chegar à sua casa. Dia cansativo, a exaustão está presente. Mas ao entrar em casa, a irritação se não existia, aparece. Se já existia, aumenta. O que está acontecendo? Mesmo a casa estando “bagunçada”, é seu momento de descanso, ou mesmo, de fazer por você.
Roupas jogadas, louças esparramadas pela sala, mesa de jantar, pia. Banheiro com roupas sujas pelo chão, a pia toda suja de pasta dental, toalhas caídas, cesto de lixo transbordando. Quarto com a cama por arrumar, sapatos esparramados, dificultando o caminhar, pois se está pisando neles e torcendo os pés. O ambiente está escuro. A casa tem pouca luminosidade natural, além do que as paredes estão escuras, manchadas, descascando. e há algum pedaço não cimentado, o mato tomou conta. E assim, vai a vida. Dia após dia e se houver mais pessoas, se for uma família, as expressões de insatisfações serão ainda mais presentes, aumentado o mal-estar de todos, pois sem exceção, todos se sentem injustiçados e incompreendidos. Até a alimentação é engolida sem sabor.

Sua casa não necessita ser esse exagero de situação, mas tem pinceladas do que foi descrito? Então, tome uma decisão e faça algo.
Hora de mudar tudo isso. Primeiro, é importante saber que não será a substituição dos móveis que irá mudar o astral da casa, mas sim a arrumação. Faça uma grande faxina, tire tudo do lugar, limpe e comece a arrumar novamente, separando o que não é usado e que se insiste em guardar. Faça um grande sacolão e doe. Casa limpa e com as coisas nos devidos lugares. Não deixe nada esparramado para depois. Leve para o lugar assim que terminou o uso. As pessoas da casa não cooperam? Natural, todos já se acostumaram com a desordem. Serão necessárias várias conversas, muitos pedidos até que todos abracem essa ideia.

Troque as lâmpadas por mais fortes, a diferença de consumo não fará o orçamento ficar mais difícil do que já está. Quando puder, troque-as por brancas. E as paredes? Desbotadas, sujas, deprimentes. Então, faça um plano de investimento. Vá até uma casa de tintas e identifique o preço da tinta e a quantidade que irá precisar. As tintas de hoje são de facílima aplicação e poderá ser feita a pintura por você mesmo. Escolha cores bonitas e claras, cores que ampliem o espaço, fazendo-o parecer maior do que é. Organize-se com sua família e faça um cômodo por vez. Pode ser à noite, pode ser de fim de semana. Faça dessa arrumação um evento, evento esse que deve ser comemorado a cada realização, cada cômodo concluído. Faça um jantar gostoso. Acenda a churrasqueira para assar aquela linguiça que faz tanto sucesso. Comemore cada passo dado.
Se estiverem pensando que eu deveria mudar o nome da coluna, já adianto que não, pois essa arrumação externa será o início também de uma reorganização interior. O que a casa tem a ver com os aspectos emocionais de cada um? A casa expressa o como cada um se encontra internamente.

Os esotéricos dizem que, quando vamos habitar uma casa nova, devemos pintá-la para renovar as energias. Deixar circular o ar e dar condições de ventilação, pois assim as energias estarão sempre em movimento e sendo constantemente renovadas. Você acha isso uma crendice, uma bobagem? Então, entre em ambiente atulhado, escuro e empoeirado, veja como se sente, depois promova a limpeza do local, arrumando-o e retirando tudo que não é necessário. Aí, sim, diga como se sente. Observe como na sua descrição há palavras como, mais leve, mais gostoso, mais acolhedor, aconchegante etc. Para a realização dessa transformação, não é necessário muito dinheiro, apenas dedicação, bom gosto e muita, muita disciplina para manter o local sempre em ordem. Onde havia mato, semeie algumas flores e quando os matinhos começarem a aparecer, arranque-os, impedindo que sufoquem as plantas que você quer cultivar.

Assim, você estará também cultivando seus sonhos, sentindo que é merecedor do que há de bom na vida e eliminando a cada momento tudo que poderá vir a sufocar seus desejos e realizações. Colocar a casa em ordem não é só uma questão de arquitetura, casa e jardim. É principalmente uma questão de autoestima e cuidado consigo mesmo.

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 161


Atualizado em 7/21/2014

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa