Menu
Home > Psicologia
Contos de Nasrudin

Contos de Nasrudin

por Eliana Gomes da Silva
Facebook   E-mail   Whatsapp


Mulla Nasrudin (Khawajah Nasr Al-Din) viveu no século XIV. Contou e escreveu histórias onde ele próprio era personagem. São histórias que atravessaram fronteiras desde sua época, enraizando-se em várias culturas. Elas compõem um imenso conjunto que integra a chamada Tradição Sufi, ou o Sufismo, seita religiosa de antiga tradição persa e que se espalha pelo mundo até hoje.

Alguns contos famosos de Nasrudin:

Onde está Deus?

Nasrudin pregava sobre Deus, quando um engraçadinho, aproximando-se do púlpito, o interrompeu dizendo:

– Ó, Nasrudin, você fica aí falando de Deus, mas porque ele não vem falar diretamente a seu respeito?
Se ele existe mesmo, onde, está? Mostre-me ele e eu acreditarei.
Nasrudin mais que depressa pegou um bastão e desfechou um golpe tremendo na cabeça do outro, que gemeu.

– Ai, ai, ai, Nasrudin. Falávamos de Deus e você me dá uma paulada destas na cabeça?
Ai, que dor!
E Nasrudin respondeu:
– Dor?
Se a dor existe mesmo, onde está? Mostre-me a dor e eu acreditarei.

O Tolo que era Sábio

Todos os dias o Mullah Nasrudin ia esmolar na feira, e as pessoas adoravam vê-lo fazendo o papel de tolo, com o seguinte truque: mostravam duas moedas, uma valendo dez vezes mais que a outra. Nasrudin sempre escolhia a menor. A história correu pelo condado. Dia após dia, grupos de homens e mulheres mostravam as duas moedas, e Nasrudin sempre ficava com a menor. Até que apareceu um senhor generoso, cansado de ver Nasrudin sendo ridicularizado daquela maneira.

Chamando-o a um canto da praça, disse:
– Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a maior. Assim terá mais dinheiro e não será considerado idiota pelos outros.
– O senhor parece ter razão, mas se eu escolher a moeda maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro, para provar que sou mais idiota que elas. O senhor não sabe quanto dinheiro já ganhei, usando este truque. Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente. Às vezes, é de muita sabedoria se passar por tolo e é muito melhor passar por tolo e ser inteligente do que ter inteligência e usar fazendo tolices.

“Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem!”

O contrabandista

Volta e meia, Nasrudin atravessava a fronteira entre a Pérsia e a Grécia montado no lombo de um burro. Toda vez passava com dois cestos cheios de palha e voltava sem eles, arrastando-se a pé. Toda vez o guarda procurava por contrabando. Nunca o encontrou.

– O que é que você transporta, Nasrudin?
– Sou contrabandista.

”Anos mais tarde, com uma aparência cada vez mais próspera, Nasrudin mudou-se para o Egito. Lá encontrou um daqueles guardas de fronteira.
– Diga-me, Mullá, agora que você está fora da jurisdição grega e persa, instalado por aqui nesta vida boa – o que é que você contrabandeava, que nunca conseguimos pegar?
– Burros.

A tarefa mais difícil

Um dos rapazes que estudava com Nasrudin, quis saber:

– Qual é o maior de todos os homens: aquele que conquistou um império? Aquele que teve todas as possibilidades de fazer isso e renunciou ao desejo? Ou aquele que impediu que outro o fizesse?
– Não tenho a menor ideia – respondeu o sábio sufi. Mas conheço uma tarefa muito mais difícil do que as que acaba de citar.
– E qual é?
– Impedir você de ficar analisando o que os outros fizeram e tentar ensiná-lo a se preocupar com aquilo que pode fazer.

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 6


Atualizado em 4/29/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa