Menu
Home > Autoconhecimento
Autoconhecimento: você está preparado?

Autoconhecimento: você está preparado?

por Suellen Barone
Facebook   E-mail   Whatsapp


Autoconhecimento é um tema recorrente nas minhas falas, seja nas conversas entre amigos, nas transmissões ao vivo pelo Periscope, ou, ainda, nos meus textos.

E sempre que me refiro a essa palavrinha mágica surgem algumas interrogações na minha mente: para aqueles que estão familiarizados com essa lógica, autoconhecimento é algo autoexplicativo, não carece de definições ou mais esclarecimentos sobre o que se trata. Mas e quanto àquelas pessoas que, definitivamente, nunca pararam para pensar sobre o assunto? O que será que vem à cabeça quando pensam sobre o quanto se conhecem? E o que seria não se conhecer?

Não que eu me conheça completamente, longe disso. Mas a minha busca já dura tantos anos, desde quando eu me entendo por gente, que não sei quando foi que deu um estalo, do tipo: opa! Ta na hora de eu me conhecer!


E creia, esse estalo vem. Com relativa constância ouço relatos de pessoas que estão vivendo a vida sem se aprofundarem muito nessas questões interiores quando, por algum acaso do destino (geralmente alguma coisa ruim que acontece e foge do controle), elas se tocam de que não sabem muito a seu respeito e que talvez essa seja a hora de começarem a olhar melhor para essas questões.

Assim, dão início à incrível jornada sem volta. Porque, na minha avaliação, depois que você começa, não dá mais para voltar atrás. Como diria Einstein, “uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
Obviamente, neste caminho, nem tudo são flores, ou não seria a vida sendo vida. Tem uma parte complicada, logo no início, especialmente, que é inversamente proporcional à sua capacidade de fuçar as suas questões interiores. Ou seja, quanto menos você se conhece e mais se pesquisa, pior parece ficar. SÓ PARECE. Geralmente, acontece assim: quanto mais você futuca, mais descobre pontos fracos e calos doloridos que, em alguns momentos, preferiria não ter mexido! MAS CALMA AÍ. Não desiste, não!

Aprender qualquer coisa é difícil no começo. Foi assim quando você começou a andar! Quantos tombos tomou! E para aprender a andar de bicicleta sem rodinhas? E o tanto de água que engoliu para aprender a nadar? E aprender outra língua? Que desespero que dá no início! Você não achou que aprender sobre você mesmo seria tão diferente assim, né? O processo é o mesmo, e depois vai só melhorando!

Existem aqueles adeptos da filosofia de que feliz mesmo é quem vive na ignorância, mas eu tenho dificuldades de aceitar que seja mesmo assim (e isso aí é um problema todo meu. Se você vive feliz na ignorância, parabéns!). Pra mim, isso é só o seu ego tentando lhe enganar.

Eu acredito mesmo que para você conseguir ser feliz, pleno e realizado é preciso olhar para dentro e encarar os seus monstrinhos interiores, descobrir o que está lhe consumindo, lhe incomodando, limitando-o e então lidar com eles.

Como falei, logo no início, quando a gente começa a se olhar direito, conseguimos descobrir as nossas sombras, muitas vezes assustadoras. Depois, muitas vezes, esse processo de autoconhecimento começa a ficar complicado e é quando dá vontade de desistir (de novo, o ego boicotando).

Isso acontece porque quando você segue em frente, começa a descobrir que não é tão lindo e perfeito como gostaria de ser. Descobre que sente raiva, angústia, insegurança e começa a se julgar o pior ser humano da face da Terra. Esquece que todos os outros têm as mesmas emoções.

Só que nós não temos que nos culpar pelas nossas emoções e por quem nós somos. Nós devemos nos enxergar, nos aceitar e lidar com isso da melhor maneira.

Quando você descobrir uma sombra, ao invés de ficar triste, agradeça! Porque antes você não teria a oportunidade de mudar isso, afinal, como mudar algo que você nem sabe que existe? Como lidar com algo que você nem sequer sabia que estava ali?

E é aí que começa a sua liberdade. Depois que você começa a expandir a sua consciência não tem mais como voltar atrás. Viver na ignorância é para quem está vivendo nela, mas não tem consciência disso. Você já abriu seus olhos. Aproveite a viagem.


Gostou do que leu? Então, curta e compartilhe. Faça essa mensagem chegar a mais pessoas!
Você pode acompanhar mais sobre este assunto no Periscope ou no meu canal do youtube.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .

Suellen Barone
Coach de Inteligência Emocional e Relacionamentos, especialista em Neurociências e Jornalista
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas
YouTube: Suellen Barone
Instagram: @Neurodicas

Linkedin: Suellen Barone
Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


Atualizado em 10/22/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa