Menu
Home > Psicologia
Conflito na relação e covardia!

Conflito na relação e covardia!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Estavam todos a conversar quando de repente o telefone tocou. A pessoa a quem se destinava a ligação mostrou-se muito incomodada em ter que atender. Ninguém fez qualquer comentário sobre seu comportamento. Ao ficar a sós com o casal que a recebia, abriu seu coração. Estava atravessando momentos cruciais e definitivos em sua relação afetiva. Há mais de trinta anos juntos, seu marido começou a se mostrar distante e também áspero, para não dizer hostil. O hábito de se sentarem ao final do dia na varanda e conversarem deixou repentinamente de acontecer. Se ela tentasse o diálogo, imediatamente ele a interrompia agressivamente e não permitia que a conversa caminhasse. Mas seus comportamentos todos eram hostis.
A conclusão que ela havia chegado é que ele estava criando uma situação que ao ficar insuportável a forçaria a pedir a separação. Ele sabia que ela faria isso e estava “forçando a barra”.
Um outro caso, um funcionário habilidoso e competente começou a se destacar dentro da organização. Seu superior imediato sentiu-se incomodado quando o diretor da divisão fez menções elogiosas ao seu subordinado. Passou a acreditar que essa pessoa era uma ameaça, pois em uma das conversas com o diretor, esse fez menção à possibilidade de promovê-lo. Tal promoção só poderia ser para a sua função, era isso que acreditava. Passou a tratá-lo muito mal. Passava atividades que depois dizia não ser o que pediu. Criava embaraços para seu funcionário sempre que podia. O mesmo estava se sentindo cada vez mais angustiado e não suportando mais tal situação apresentou sua carta de demissão. Seu chefe teve dificuldade em esconder dos demais seu contentamento, pois conseguiu o que queria: que ele deixasse a empresa sem ser ele fosse visto como o responsável pelo fato.
Muitos outros exemplos podem ser dados; com certeza, vocês leitores conhecem ou até já passaram por isso: a manipulação que gera resultados desejados, porém, não assumidos. A isso se dá o nome de covardia. Qualquer outra explicação não passa de meras tentativas de se isentar do feito.

A covardia revela fraqueza de espírito, falta de coragem e medo de responder pelos seus feitos, seus desejos. Também é considerado covardia quando alguém possui muita força física e/ou poder e a usa contra pessoas mais frágeis. É um grave desvio de caráter. O covarde é capaz de atribuir a inocentes a culpa de seus atos, visando se safar de suas responsabilidades. Se livrar do enfrentamento de suas decisões e opções. As marcas que deixam nas pessoas vitimadas por esses comportamentos são profundas.

A falta de honestidade e transparência fere e muito àqueles que passam por isso. Quando em uma relação isso ocorre, seja em relações afetivas ou profissionais, leva certo tempo até que a pessoa visada identifique o que está a ocorrer. Inicialmente, não entende o que está acontecendo, se percebe tratada como se tivesse feito algo muito errado e grave, tendo ofendido em muito a outra pessoa, que se manifesta ofendida e indignada. Ocorre como um torpor que a deixa imobilizada, mais lenta em suas reações, pois o não entendimento a deixa “sem chão”.
A essa senhora faltou-lhe perguntar a seu companheiro “o que é que você está pretendendo com essa sua atitude?”, e não permitindo a ele fugir da resposta. Saber que quem assim age vai tentar “explodir”. É importante o saber para não se amedrontar e recuar, pois é exatamente isso que ele quer.
O funcionário que apresentou seu pedido de demissão foi entrevistado pelo RH da empresa e explicou que não era mais possível conviver com ordens e contraordens de seu chefe. Meses após seu desligamento foi chamado pela empresa. Seu antigo chefe fora desmascarado e demitido. O convite era para ocupar o lugar dele. Não aceitou, pois estava em uma empresa onde, embora ganhasse menos do que lhe foi oferecido, tinha sido bem recebido e acolhido desde seu primeiro dia. Seu gestor o admirava e o incentivava em suas iniciativas que muito estavam contribuindo com os resultados da empresa.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Atualizado em 4/16/2017

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa