TERAPIA: PNL-Programação Neuro Linguística

Autor: Geraldo de Souza - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA (PNL)
Compilação: Carlos Aníbal R. Moreira – Pedagogo e Practitioner em PNL

O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA OU PNL?
É um conjunto de técnicas e procedimentos rápidos capazes de iniciar processos de mudanças profundas nos comportamentos. Estuda o funcionamento do cérebro e as formas como as pessoas pensam, sentem e se comunicam com os outros e consigo.

Na década de 70, Richard Bandler, estudante de matemática da Universidade da Califórnia, EUA, começou a questionar e pesquisar como acontece o processo da comunicação humana. Ele convidou John Grinder, professor de lingüística da mesma universidade, para endossar seu trabalho. O interesse de John pela psicologia alinhava-se com o objetivo básico da lingüística - revelar a gramática oculta de pensamento e ação.

Utilizaram sua observação sobre a estrutura da linguagem, associando a ciência da informação e da computação à lingüística, dando origem a PNL. Estudaram o comportamento de pessoas que demonstravam eficiência de desempenho e que alcançaram excelência em suas vidas. Essas observações, baseadas na modelagem de estratégias, resultaram na criação de técnicas que tornaram possíveis a qualquer pessoa alcançar esses objetivos.

Suas pesquisas prosseguiram, com a participação de outros estudiosos, como Robert Dilts, Todd Epstein, entre outros. No início de suas investigações, eles mostraram que o ser humano não opera diretamente no mundo em que vive, mas cria modelos e "mapas do mundo" que são usados para guiar seus comportamentos. Um dos modos específicos pelo qual as experiências individuais são representadas corresponde aos sistemas lingüísticos.

A PNL estuda o funcionamento da mente humana, permitindo a descoberta de suas programações e o efeito que isso tem em sua vida. Descreve sua forma de aprender, comunicar-se consigo mesmo e com os outros, adquirir novas habilidades e obter os resultados que deseja, levando o ser humano a uma profunda reestruturação e ampliação da percepção do mundo.

Quando Richard Bandler começou a pesquisar o funcionamento do cérebro humano estava mais interessado em compreender o comportamento humano, como os seres humanos mudam, se motivam, tomam decisões, conseguem alcançar sucesso em vários aspectos de suas vidas: profissional, pessoal, afetivo, social, familiar, etc. Os resultados destas pesquisas são fascinantes, pois trazem a compreensão de como as pessoas funcionam e, com isso, podem alterar programações (gravações feitas pelo cérebro de todos os estímulos e experiências que passam a cada momento) que as limitem.

O que diferenciava Bandler e Grinder de muitas escolas de pensamento psicológico alternativo, cada vez mais numerosas na Califórnia naquela época, era à busca da essência da mudança.

Ao buscar a essência da mudança nos melhores mestres que puderam encontrar, eles questionaram o que mudar primeiro, o que era mais importante mudar, e por onde seria mais importante começar. Por sua habilidade e crescente reputação, rapidamente conseguiram ser apresentados a alguns dos maiores exemplos de excelência humana no mundo, incluindo o Dr. Milton H. Erickson, fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, reconhecido como o mais notável hipnotizador do mundo.
A combinação das legendárias técnicas de hipnotização do Dr. Erickson e as técnicas de modelagem de Bandler e Grinder forneceram a base para uma explosão de novas técnicas terapêuticas. O trabalho deles junto com o Dr. Erickson confirmou que haviam encontrado uma forma de compreender e reproduzir a excelência humana.

A PNL utiliza a linguagem hipnótica de Milton Erickson para induzir a estados de concentração profunda, que facilita o acesso a lembranças de experiências que precisam ser trabalhadas. Sabe-se que não é possível mudar o que aconteceu de fato, porém é possível mudar o significado atribuído aos acontecimentos. Ressignificá-los produz grandes mudanças pessoais.

Hoje, a PNL é a essência de muitas abordagens para a comunicação e para a mudança. Popularizada por Anthony Robbins, John Bradshaw e outros, é amplamente usada nos treinamentos de vendas, seminários sobre comunicação, salas de aula e conversas.

Desde que os modelos que constituem a PNL descrevem como o cérebro humano funciona, têm sido usados para ensinar a fazê-lo funcionar melhor.

A PNL nos ensina a pensar sobre soluções. Com a PNL, você pode aprender a influenciar a si próprio e a seus relacionamentos com os outros. Funciona na construção de soluções nos negócios, no ensino, na terapia e nas relações pessoais.
A PNL baseia-se na descoberta de exemplos de excelência e na compreensão da maneira como essas pessoas fazem o que fazem, de modo que nós outros possamos adotar esses modelos de excelência e usá-los em nossas próprias vidas. Com a PNL, você pode mudar seu pensamento, sentimentos, comportamento e, até mesmo, crenças, para criar mudança pessoal profunda, e para ajudar os outros a obterem mais recursos e se tornarem mais eficazes. O sucesso pessoal e profissional de cada um depende da capacidade de se comunicar eficazmente. Pais, terapeutas, consultores, médicos, educadores, gerentes, advogados, profissionais de vendas, treinadores, e outros que dependem da qualidade de sua comunicação, continuam a beneficiar-se do aprendizado da PNL.

Uma definição simplificada: "PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos os resultados desejados” (Getúlio Barnasque).
A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar - Richard Bandler.

Os praticantes de PNL, conhecendo a definição, devem saber, cada vez mais, como o
nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isto
através da linguagem (LINGÜÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as
pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO).

OS CANAIS DE PERCEPÇÃO E AS PALAVRAS PROCESSUAIS
Ao longo do tempo, só temos consciência de uma pequena parte de nossa experiência.
Enquanto lê esta frase, você pode estar atento aos sons à sua volta, à temperatura ambiente, às letras do texto, ao gosto em sua boca, ou à qualidade do ar que respira. É provável que você tenha prestado atenção a cada aspecto que foi sendo sugerido aqui e que antes disto não estivesse atento a todos eles. Isto acontece porque nós não prestamos atenção a tudo e durante o tempo todo.

A consciência humana é um fenômeno limitado. Nós selecionamos parte da experiência e omitimos o que resta. E esta seleção é determinada por nossas capacidades sensoriais, motivações atuais e por aprendizagens ocorridas na infância.

Valor: Consulte
CONSULTAS AGENDADAS: REGIOES DE SANTO AMARO E INTERLAGOS... (SAO PAULO-SP). *TERAPIA DE PSICANÁLISE, ABORDAGEM JUNGUIANA, COM HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA... *TERAPIA DE REIKI USUI ENERGIA NATURAL DE CURA. *COACHING COM PNL/APOIO PESSOAL/EMPRESARIAL... Contato inicial por email. Seja bém-vindo! Aguardando seu contato.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor

Visitas: 1533
Facebook   E-mail   Whatsapp

© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.