Menu

Ação através da não-ação

Publicado por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma das mais difíceis lições existenciais a serem compreendidas é o conceito taoista do wei-wu-wei, que podemos traduzir como a ação que resulta da não-ação.

Para muitos, esta é uma definição obscura, de difícil entendimento. Mas, podemos defini-la de um modo mais simples como a atitude de entrega, ou seja, desistir de tentar controlar a realidade, fazê-la acontecer do modo como queremos.

Ao invés disso, entregar-se plenamente aos desígnios da existência, na confiança absoluta de que tudo o que necessitamos nos será provido por ela.

O aspecto desafiador desta prática é que, ao longo da vida, foi-nos ensinado justamente o contrário disto. Se não agíssemos, não lutássemos, nada conquistaríamos.

Ocorre que, em muitas ocasiões, por mais que atuemos, nenhum resultado é obtido através de nosso esforço, e a realidade insiste em contrariar nossos desejos. Quem já viveu esta experiência sabe exatamente do que se trata.

No momento em que desistimos, e nos damos por vencidos, milagrosamente as coisas começam a acontecer. E, muitas vezes, aquilo que tanto desejávamos vem repentinamente, ao nosso encontro.

A não-ação consiste no mais profundo ato de confiança na existência, pois somente quando conseguimos alcançar este estágio, é que o relaxamento total é possível. Desejamos algo, empreendemos alguma ação para obtê-lo, ou simplesmente focamos firmemente na intenção, e aguardamos de modo otimista e confiante que ele venha para nós.

Nas questões espirituais, isto é ainda mais claro. Quanto mais buscamos a experiência do divino, mais ele se distancia de nós. Quando finalmente nos entregamos e relaxamos, sem nada fazer, ele vem ao nosso encontro.

A iluminação de Buda ocorreu exatamente assim, depois de anos de prática meditativa, e de ansiar pela compreensão do mistério da existência, quando ele decidiu encerrar sua busca e sentou-se pacificamente sob uma árvore, finalmente, a iluminação o alcançou.

"Relaxar não é uma questão simples; é um dos mais complexos fenômenos, porque tudo aquilo que nos ensinaram foi tensão, ansiedade, angústia.

Uma testemunha não é uma espectadora.
Então o que é uma testemunha?

Uma testemunha é aquele que mesmo participando permanece alerta. Uma testemunha está em um estado de WU-WEI. Uma testemunha não é aquele que escapou da vida. Experimente caminhando na rua: lembre-se que você é uma consciência. O caminhar continua, mas uma coisa nova é adicionada, uma riqueza nova.
Você terá que aprender - é uma ação negativa. É uma das coisas mais significantes a serem aprendidas. Sabemos fazer coisas; este é o modo positivo, agressivo, masculino.

Há outro enfoque, mais sutil, mais gracioso, mais feminino: estar em um estado de deixar-se levar, estar em um estado de rendição e permitir a existência fluir por você. Isto é o fazer através do não-fazer. De certo modo é negativo, porque você não está fazendo nada.

Significa permitir que as coisa aconteçam.
Não faça nada, permita acontecer.
E este é o caminho do coração.
O caminho do coração significa o caminho do amor".

Osho


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa