Menu

O simbolismo arquetípico do Tarô

Publicado por Elisabeth Cavalcante em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O nome Tarô tem sua origem nas palavras egípcias Tar (Caminho) e Ro (Real). Juntas, podemos traduzi-las como O Caminho Real, ou A Estrada Real. As 78 cartas deste baralho constituem um valioso instrumento de acesso ao inconsciente humano, e podem ser de grande ajuda em nosso processo de autoconhecimento.

Durante séculos, as descobertas arqueológicas da humanidade trouxeram à tona representações simbólicas comuns aos seres humanos, independentemente de sua época ou cultura.

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (criador do conceito de psicologia analítica), foi o primeiro a aprofundar-se no estudo destes símbolos, denominando-os manifestações do "inconsciente coletivo" da espécie humana.

Para embasar seus conceitos, Jung apresentou provas extraídas de seu trabalho entre os chamados "loucos" e as centenas de pessoas "neuróticas" que lhe pediam uma resposta para os seus problemas. As provas apontavam que a maior parte das formas de insanidade e desorientação mental, eram causadas por um estreitamento da consciência.
Ou seja, quanto mais racionalmente focalizada fosse a consciência do homem, tanto maior seria o grau de repressão das forças universais do inconsciente coletivo dentro dele e, consequentemente, o surgimento de doenças e desequilíbrios psicológicos.

Jung reconheceu de pronto, no tarô, a potencialidade em antecipar os padrões profundos do inconsciente coletivo, visto que os conceitos trazidos "à luz da consciência" pelas cartas, são comuns a todo ser humano.

O tarô constitui uma das mais importantes ferramentas que temos à disposição para que possamos utilizar em nosso próprio beneficio, ou para ajudar outras pessoas em seu caminho evolutivo.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 237


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa