Menu

Por que vítimas de narcisistas perversos podem entrar em colapso?

Publicado por Silvia Malamud em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dos sintomas mais comuns que costumam ocorrer quando alguém está imerso em um relacionamento abusivo é uma gradual falência das forças físicas e psíquicas em todas as áreas da vida. De início, o desgaste é quase que imperceptível, mas com o tempo e por conta da desistência massiva de si mesmo em nome de um outro, esse tipo de falência, como se fosse uma chaga, vai se instalando por todo organismo de modo devastador.

Como máxima de alertamento, é importante que as vítimas saibam que não há negociação possível quando se convive com o incansável e inacessível Narcisista Perverso/ Psicopata. O objetivo deste literalmente é controlar e comandar absolutamente todos os desejos e identidade de quem estiver próximo deles. O drama ocorre principalmente nas parcerias afetivas, mas também em locais de trabalho e dentro de algumas famílias.
Por intermédio da inserção do medo, pela coerção, pelas manipulações em geral e pelas ameaças de abandono, abusadores vão moldando os cárceres por onde mantém os seus reféns. O resultado, enquanto as vítimas não estiverem totalmente despertas, é um cansaço gradativo, incontrolável e triste que com o tempo costuma avançar para situações de total colapso. Uma exaustão perigosa, resultado das infinitas tentativas e esforços desmedidos exercidos no intuito de promover a negação das situações de violência velada que passam. Na maioria das vezes, a perplexidade sobre a incoerência dos fatos vivenciados, faz com que os envolvidos custem a acreditar no que está acontecendo, nas evidências e na amplitude da trama onde estão. Outra linha tênue, igualmente perigosa provocadora do mesmo tipo de colapso, acontece quando se permanece por tempo demasiado extenso nesse tipo de relação.

Negar os ruídos emocionais e mesmo as evidências assustadoras, que determinadas relações abusivas provocam, pode gerar uma importante inversão de energias que deveriam ir para fora como uma espécie de grito de sobrevivência, mas que ao invés disso drasticamente são jogadas para dentro de modo absurdamente danoso, a ponto de instalar o silenciamento total de todas as capacidades de defesa.
O colapso, portanto, vem como uma resposta e um pedido de socorro de um organismo que está adoecido devido ao recolhimento excessivo das indignações sofridas, das raivas mal resolvidas, dos medos e de toda perplexidade paralisante vivenciada. Os resultados além dos sentimentos de tristeza e desolação, avançam para o esquecimento total de si mesmo e como consequência, para a falta de cuidados necessários que vão sendo transformados em hábitos nocivos, como dormir menos do que se precisa, ter má alimentação, procrastinar... e outros que vão surgindo na mesma frequência.

No final, tudo o que um dia foi importante de se fazer em nome de si mesmo, perde o sentido. Falta vitalidade para a vida em geral e para se fazer as coisas corriqueiras que sempre eram feitas. Lembrando que uma baixa qualidade de vida costuma ser um fator determinante dessas sensações de falência. Excesso de ansiedade, tristeza e traumas emocionais em geral fazem com que o corpo gaste mais energia do que pode suportar, seria como se ela fosse drenada mesmo antes de ser utilizada. O resultado do cansaço, portanto, é infinitamente diferente daquele que sentimos quando se faz muito esporte ou se trabalha demais.

Um dos principais ícones reveladores dessa trama entra em evidência quando, de modo aparentemente súbito, a pessoa se percebe sem forças para fazer mais nada. Vítimas dessa trama, sem que possam dar conta do que de verdade está acontecendo em suas vidas, acabam entregando para o dominador tudo o que possuem de melhor.

Sobre os Narcisistas Perversos/ Psicopatas:

Grande parte dos pesquisadores os entende como se eles fossem portadores de uma falha neurológica de nascimento formadora deste tipo de caráter, outra parte enuncia que as condições psicossociais de início de vida contribuem sobremaneira para que tais características psicológicas sejam desenvolvidas. O que importa, porem, é saber que absolutamente todos os que estão configurados dentro de um espectro de funcionamento adoecido e similar invariavelmente e de diversas formas e graus, em algum momento, irão evidenciar atitudes geradoras de perigo para outras pessoas. Não possuem nenhuma capacidade empática e nunca conseguem se colocar no lugar do outro, enfim, não compreendem o que são sentimentos, embora saibam que eles existem. Estrategicamente, dependendo do que irão precisar para alcançar o que desejam, inventam uma teatralização bastante convincente. Todos têm habilidades de sedução altamente desenvolvidas para que possam alcançar os seus intentos, São gananciosos, sem sentido moral e literalmente vivem em busca do que lhes dá prazer. Nos subtipos, existem aqueles que obtém prazer apenas com algo sórdido e cruel, para outros, o prazer está em a ganhar dinheiro, quer seja tirando vantagens, trapaceando, ludibriando, dando golpes e por aí vai. Eles sabem que as leis existem, mas fazem tudo ao seu modo, escondido e em meio às suas próprias leis. Agem na maioria das vezes nos bastidores, onde ninguém vê e dificilmente consegue denunciá-los. Quando estão envolvidos em situações de assédio moral ou de abuso emocional com as suas parcerias afetivas, ainda devido às suas habilidades manipulativas e ao prazer distorcido que possuem, deleitam-se ao confundirem-nas, muitas vezes fazendo-as sentirem-se culpadas.

Importante saber que os psicopatas sociais, também conhecidos como narcisistas perversos, estão entre nós e agora mais do que nunca com o conhecimento que se tem sobre eles são, os seus dias estão contados.
As ações destes vêm desde algo de conduta indevida que literalmente retira o chão das pessoas, até os Serial Killers. Todos são da mesma família de adoecimento mental em graus diferentes, mas todos perigosos. Não possuem a consciência emocional que as pessoas normais têm e dificilmente algum dia terão, portanto, um colapso dentro de um relacionamento dessa ordem funciona como um alerta da urgência para que se saia dessa situação-limite. O abusador não procura terapia, ele não acha que não tem questões a serem tratadas e diz que a vítima tem. Ele está com a razão, só que ele não precisa porque não dá conta, não fica em terapia nenhuma porque não tem capacidade de fazer um mergulho dentro de si mesmo. Para ele, quando acontece algo, a culpa sempre é do outro. Para a vítima, uma boa terapia pode abrir infinitas portas e salvar a vida.
Quanto mais despertos, melhor!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 238


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa