Menu

Coma Aveia para reduzir o Colesterol

Publicado por Conceição Trucom em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Os cientistas dinamarqueses descobriram o poder anticolesterol da aveia há três décadas, e esse poder está sendo confirmado hoje por 23 entre 25 estudos, afirma o Dr.Michael C. Davidson, professor assistente de cardiologia do Centro Médico do Rush-Presbyterian-St Luke, em Chicago.
Nem é necessário comer grandes quantidades. "Um pote médio de farelo de aveia cozido ou um prato grande de mingau de aveia bastam", relatou o Dr. Davidson em um estudo recente.

Na verdade, ele concluiu que a maior dose que você precisa comer é 60 gramas (2/3 de xícara) de farelo de aveia por dia. Essa quantidade pode reduzir em até 16% o colesterol ruim (LDL) nos indivíduos submetidos a uma dieta pobre em gorduras. Metade disso - 30 gramas (1/3 de xícara), reduz em 10% os níveis de colesterol.
A farinha de aveia também funcionou, mas é preciso ingerir o dobro para obter o mesmo resultado que o farelo cru de aveia.

Uma das principais observações, segundo o Dr. Davidson, foi o fato de a aveia reduzir suficientemente os níveis de colesterol a ponto de salvar 1/3 do grupo dos usuários de drogas potentes para redução do colesterol.
Segundo outro estudo, após dois meses de consumo diário (até algumas gramas) do farelo de aveia, obteve-se uma redução em 6% do colesterol. Pode-se esperar também que o consumo diário do farelo de aveia possa aumentar em até 15% o bom colesterol (HDL), depois de 2 ou 3 meses.
A principal substância de combate ao colesterol presente na aveia é o beta-glutano, uma fibra viscosa solúvel que se consolida no trato intestinal. Isso interfere na absorção e produção do colesterol, ou seja, uma quantidade maior de colesterol é eliminada da corrente sangüínea.

Conclusão: Se seu colesterol estiver alto - acima de 230 - o consumo diário de farelo de aveia provavelmente o diminuirá.
Se já estiver baixo, a aveia provavelmente não terá efeito algum. Além disso, não espere benefícios adicionais, no caso da ingestão de mais de 2/3 de uma xícara por dia de farelo cru ou uma xícara e 1/3 de farinha de aveia por dia.
Mas fique atento, existem outros alimentos e hábitos alimentares que também ajudam a reduzir o colesterol.

Fonte: Alimentos - O melhor remédio para a boa saúde - Jean Carper.


FAÇA O SEU CEREAL MATINAL EM CASA

Ingredientes básicos: 1 1/2 copos de farelo de aveia / 1 1/2 copos de água / 2 copos de maçãs cortadas em cubos com casca / 1 1/2 copos de ameixas sem caroço picadas / 2 colheres de sopa de mel (ou melado) / Suco de 1 limão / 1 colher de chá de canela em pó / Frutas frescas (banana fatiada, maçã, abacaxi, laranja em pedaços) / Frutas secas (amêndoas, nozes, castanhas).

Preparo: Misturar a aveia, água, maçãs picadas, ameixas, mel, suco de limão e a canela. Cobrir a mistura e deixar por uma noite na geladeira. Usar pequenas porções do cereal obtido durante as refeições matinais, adicionando as frutas que desejar, iogurte natural desnatado ou leite desnatado.

O cereal deve ser mantido em embalagem fechada na geladeira, podendo ter vários dias de validade.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa